Publicado por: mvmportugues | abril 5, 2018

MARCAS DE UM VERDADEIRO CRISTÃO – 1 Pedro 2:9

Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. (1 Pedro 2:9) 

Quais são as marcas distintivas do povo de Deus que as separam do mundo? 

Os crentes são abençoados, sendo escolhidos para serem sacerdotes reais e representam o fato de que estamos unidos a Cristo. Nós somos Seu corpo, e qualquer glória que Cristo receba, nós também recebemos. Romanos 8:17 nos chama de herdeiros com Cristo. Significa que nós reinaremos com Ele eternamente, e aqui na terra, nossa responsabilidade é de atrair os homens para Si e conduzir as pessoas na adoração a Ele como sacerdotes. 

Pedro quer que realizemos que os cristãos são diferentes do mundo porque conhecem a Cristo. 

Os crentes foram salvos da escuridão do pecado e deste mundo, a fim de ser um povo único que adora a Deus. 

Como Pedro, Paulo exortou os efésios da prisão a viverem uma vida digna do chamado que receberam (Efésios 4:1). 

Somos chamados a ser santos (Romanos 1:7). Portanto, o propósito pelo qual fomos chamados por Deus para nos tornarmos um dos Seus escolhidos é sermos santos! Tudo em nosso estilo de vida deve centrar-se no fato de que “somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras” (Efésios 2:10). 

Devemos ser professores dos mandamentos de Deus para as nações. Nós devemos ser a luz ao mundo, revelando o caminho para Deus. Devemos ser aqueles que atraem pessoas a Deus, e não ser um obstáculo para a aceitação de Jesus. Somos separados como sacerdócio, por isso não estamos agindo como o mundo, mas sim imitando Jesus. Mas essa separação não significa que não estamos interagindo com o mundo. Muitas vezes os cristãos têm a idéia de que precisamos ficar longe do mundo por causa de sua pecaminosidade. Mas somos chamados a acessar o mundo, mantendo nossa santidade. Nós interagimos com o mundo e mostramos a eles o caminho para Deus, ensinando as verdades de Deus. 

Embora seja verdade que os crentes são diferentes, é a posição dos crentes como filhos adotivos de Deus, co-herdeiros com Cristo Jesus e o povo único de Deus que nos torna “propriedade especial de Deus”. 

Já que somos povo exclusivo de Deus, devemos proclamar a bondade de sermos o povo de Deus. Ao ser diferente e separado, precisamos dizer às pessoas que é uma bênção viver desta maneira. Não é cansativo ser povo especial de Deus, pelo contrário, queremos dizer às pessoas e mostrar às pessoas que se trata de uma vida boa. De fato, não agir como o povo de Deus fará com que as pessoas tropeçam e caiam na vida. Mas aqueles que são de Deus não serão envergonhados. 

Os cristãos são a possessão especial de Deus que obteve misericórdia. Eles são um sacerdócio real e pedras vivas. Os crentes são parte da casa espiritual de Deus e uma nação santa; e como tal, devemos nos abster das paixões da carne. 

Nosso chamado é identificado como “o chamado celestial” (Hebreus 3: 1), e nos é dito que os chamados (Romanos 1:6) são chamados segundo o Seu propósito (Romanos 8:28). Mas também nos é dito para “procurar fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição” (2 Pedro 1:10). Há muito nas Escrituras sobre o nosso chamado, e embora o chamado seja o trabalho e prerrogativa de Deus, devemos acrescentar à nossa fé “a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor” (2 Pedro 1: 5-7). 

Aqueles que nascem de novo são diferentes do mundo ao seu redor, porque estão sendo transformados pela presença interior do Espírito Santo. Eles também são diferentes porque, tendo nascido de novo pelo Espírito de Deus e acreditando em Cristo para a salvação, eles receberam “o direito de se tornarem filhos de Deus” (João 1:12).


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: