Publicado por: mvmportugues | março 8, 2018

PORQUE O MUNDO ODEIA OS CRISTÃOS – João 15:18-25

Jesus disse aos discípulos que o mundo os odiaria, mas que tivesse em mente que antes Me odiou. Ele estava os advertindo que após a Sua partida, que eles enfrentariam uma perseguição severa, não apenas do mundo pagão, mas também de grupos e líderes religiosos. O Senhor queria que eles soubessem o que antecipar e como responder à hostilidade que eles experimentariam. 

Aqui estão algumas razões pelas quais os pecadores e os hipócritas odeiam os verdadeiros cristãos, ou seja, os filhos de Deus:

  • O pai do pecador é o diabo – Satanás odeia a Deus e a Jesus – o Pai de um cristão verdadeiro é Deus – portanto; Satanás odeia os filhos de Deus.
  • Os pecadores têm o espírito de Satanás vivendo em seus corpos, controlando suas mentes e espíritos.
  • Os crentes têm a Força mais poderosa do universo que vive nos seus corpos; portanto, o Espírito Santo controla o que um cristão deve dizer, pensar e fazer.
  • Jesus nos advertiu que todo pecador e hipócrita no mundo está nos braços do “maligno” e alguns teólogos interpretaram esta afirmação de que toda pessoa pecadora está cometendo fornicação espiritual, enquanto está nos abraços de Satanás e no mau sistema do mundo como 1 João 5:19 afirma: “Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do maligno.” Neste versículo, o Espírito Santo acaba de definir por que os verdadeiros cristãos são odiados por hipócritas e pecadores. 

Precisamos entender que Jesus Cristo é Aquele que unifica ou divide pessoas. Os cristãos são conhecidos por seu amor, mas o mundo é conhecido pelo seu ódio (vs. 17 e 18). Jesus começa dizendo se o mundo os odeia, ou seja, o sistema organizado sob o domínio de Satanás que se opõe a Deus e ao Seu Filho, para ter em mente que antes Me odiou. O Senhor quer que saibamos que, por trás do ódio do mundo para nós, está o ódio por Ele. E esse ódio não é apenas para Ele, mas para o Pai também: “Aquele que me odeia, também odeia o meu Pai” (João 15:23). 

Há razões pelas quais o mundo odeia os cristãos. Primeiro, não estamos mais identificados com o mundo. Em João 15:19, Jesus diz: “Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia.” Jesus foi odiado pelos fariseus, saduceus e professores da lei e que ao ser identificados com Cristo, eles também seriam odiados. Este cenário não estava ocorrendo apenas durante aquele tempo, mas está acontecendo para os cristãos desde que nosso Senhor partiu deste mundo. 

E Ele continua: “Lembrem-se das palavras que eu lhes disse: Nenhum escravo é maior do que o seu senhor.Se me perseguiram, também perseguirão vocês. Se obedeceram à minha palavra, também obedecerão à de vocês” (João 15:20). Jesus diz a Seus discípulos para “lembrar” de que eles seguirão os Seus passos; portanto, como seguidores de Cristo, não podemos esperar que as coisas sejam mais fácil para nós do que foram para Ele. Quando nossas vidas verdadeiramente reflectem Seu caráter e convocação, experimentaremos rejeição ou aceitação de pessoas que nos rodeiam. A realidade é que, como verdadeiros cristãos, nós temos um Mestre diferente, enquanto o mundo serve a Satanás. 

Em João 15:21, Jesus diz: “Tratarão assim vocês por causa do meu nome, pois não conhecem aquele que me enviou.” Aqui, Ele lhes diz que o mundo perseguirá os cristãos porque eles não conhecem Deus. 

O problema fundamental das pessoas no mundo é que eles não conhecem o Deus vivo e verdadeiro. Em vez disso, eles compõem seus próprios deuses. Mesmo os ateus adoram seu próprio intelecto como supremo, recusando-se a reconhecer que tudo o que eles têm vem de Deus (1 Coríntios 4:7) e que eles darão conta a Ele quando morrerem (Hebreus 9:27). No entanto, precisamos entender que conhecer Deus é a essência da vida eterna que Cristo dá a todos os que crêem Nele. 

Precisamos estar cientes de que muitos incrédulos possivelmente não possuem uma Bíblia ou talvez nunca quiseram ler a Bíblia. É possível também que nunca tenham ouvido uma apresentação clara do evangelho e, portanto, a razão que eles não conhecem Deus é porque eles não sabem quem Ele é. 

Tendo mencionado a ignorância do mundo sobre Deus, Jesus explica nos próximos quatro versículos porque o mundo não conhece Deus. “Se eu não tivesse vindo e lhes falado, não seriam culpados de pecado. Agora, contudo, eles não têm desculpa para o seu pecado. Aquele que me odeia, também odeia o meu Pai” (João 15:22-23). A vinda de Cristo destacou o pecado nos corações humanos; Ele ressaltou o pecado para que as pessoas tivessem menos motivos para reivindicar a ignorância. Paulo explica este ponto em Romanos 6:14, “Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da Lei, mas debaixo da graça.” E ele continua em Romanos 6:15-23, usando a analogia da escravidão para mostrar que não pecaremos sob a graça porque fomos libertados do pecado e nos tornamos escravos da justiça. 

Jesus continua: “Se eu não tivesse realizado no meio deles obras que ninguém mais fez, eles não seriam culpados de pecado. Mas agora eles as viram e odiaram a mim e a meu Pai” (João 15:24). Jesus realizou todos os tipos de milagres. Ele curou os doentes, expulsou demônios, alimentou milhares, acalmou o mar e ressuscitou os mortos. No entanto, o mundo rejeitou Suas obras. Em alguns casos, o mundo atribuiu as obras de Jesus a Satanás (Mateus 12:24). Não importa o que Jesus disse ou fez, o mundo escolheu ignorá-Lo e se rebelou contra Ele. Infelizmente, mesmo a morte e ressurreição de Jesus Cristo não convenceu a maioria das pessoas de que Jesus é Deus. Conseqüentemente, o mundo está condenado por rejeitá-Lo (João 3:18, 36). 

Então, Ele diz: “Mas isto aconteceu para se cumprir o que está escrito na Lei deles: ‘Odiaram-me sem razão’” (João 15:25). A razão final para a rejeição do mundo de Jesus e de Sua revelação do Pai é encontrada nas Escrituras do Antigo Testamento. As mesmas palavras que me odeiam sem razão são citadas em Salmos 35:19, 69:4 e 109:3, onde normalmente é entendido, que a citação que nosso Salvador aqui se refere é onde David diz, falando de si mesmo e do Salvador profeticamente: “Não deixes que os meus inimigos traiçoeiros se divirtam à minha custa; não permitas que aqueles que sem razão me odeiam troquem olhares de desprezo.” Nosso Salvador se refere a isso como sendo aplicável a Si mesmo. Jesus está dizendo: O mundo rejeitou o Antigo Testamento e as minhas próprias palavras e obras e isso resultou na rejeição de Deus. 

Apesar do ódio do mundo, devemos testemunhar ao mundo a verdade sobre Jesus Cristo (João 15:26-27). Jesus nos tem neste mundo para proclamar a Sua glória como 1 Pedro 2:9 afirma: “Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” 

Então, como podemos testemunhar diante de um mundo tão hostil? Jesus mostra que somente podemos fazê-lo através do Espírito da verdade, e o Espírito Santo usa os crentes para testemunhar a outros sobre a verdade de Cristo. 

O apóstolo Paulo, que sabia tudo sobre ser perseguido, disse: “Orem também por mim, para que, quando eu falar, seja-me dada a mensagem a fim de que, destemidamente, torne conhecido o mistério do evangelho, pelo qual sou embaixador preso em correntes. Orem para que, permanecendo nele, eu fale com coragem, como devo falar” (Efésios 6:19-20). Como embaixadores de Cristo, é para isso que todos os cristãos devem orar também.  

Jesus disse aos que acreditaram e acreditariam Nele: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará” (João 8:31-32).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: