Publicado por: mvmportugues | março 1, 2018

O MINISTÉRIO VITAL DO ESPÍRITO SANTO – Gálatas 3:1-5

Ó gálatas insensatos! Quem os enfeitiçou? Não foi diante dos seus olhos que Jesus Cristo foi exposto como crucificado? Gostaria de saber apenas uma coisa: foi pela prática da Lei que vocês receberam o Espírito, ou pela fé naquilo que ouviram? Será que vocês são tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, querem agora se aperfeiçoar pelo esforço próprio? Será que foi inútil sofrerem tantas coisas? Se é que foi inútil! Aquele que lhes dá o seu Espírito e opera milagres entre vocês realiza essas coisas pela prática da Lei ou pela fé com a qual receberam a palavra? (Gálatas 3:1-5) 

Paulo começa a abordar os gálatas como insensatos, por causa da falta de compreensão e da ausência do Espírito Santo neles. Muitos hoje, caem nesta mesma categoria sem ter conceito do ministério do Espírito Santo e, portanto, fazem uma zombaria Dele. Mas os verdadeiros cristãos que têm a liderança do Espírito Santo sabem que: “Deus não é um Deus de desordem, mas de paz” (1 Coríntios 14:33). 

É o Espírito Santo que nos convence do pecado, da justiça e do julgamento. É o Espírito Santo que produz em nós o arrependimento. É o Espírito Santo que nos regenera e nos dá nova vida. Nós nascemos do Espírito, uma vez que temos pleno conhecimento de quem Ele é, e por que Jesus prometeu que enviaria um Conselheiro, uma vez que Ele se foi desta terra para ser o nosso Intercessor no céu perante ao Pai (João 14:16, Hebreus 10:10-14). 

É o Espírito Santo que produz em nós fé e submissão a Cristo. É o Espírito então quem nos dá vida eterna. Em seguida, somos habitados pelo Espírito, batizados pelo Espírito no corpo de Cristo, dotados pelo Espírito para ter dons espirituais que são usados ​​para ministrar para a edificação do corpo dos crentes. Somos segurados para a vida eterna pelo Espírito. Estamos separados do pecado pelo Espírito. Tudo isso ocorre no momento da nossa salvação quando aceitamos Seu presente gratuito de graça. 

No versículo 3, Paulo pergunta aos gálatas: “Será que vocês são tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, querem agora se aperfeiçoar pelo esforço próprio?” Basicamente, ele está perguntando, ‘agora que você é salvo, é hora de colocar o Espírito Santo de lado e confiar em sua própria sabedoria, em sua própria força, em sua própria capacidade de alcançar a perfeição? 

Hoje, este também é um grande problema no cristianismo contemporâneo. Há muito pouca discussão, muita pouca conversa, muito pouco diálogo, muito pouco ênfase no ministério do Espírito Santo em santificação; e muitas religiões ensinam a doutrina errônea de que você só pode chegar ao céu fazendo boas obras quando a Bíblia nos ensina que: “Vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8-9). 

Precisamos entender que o único meio de ser aperfeiçoado na vida cristã é pelo ministério do Espírito Santo. Não é algo que você pode alcançar sozinho, já que é somente o Espírito que nos leva à intimidade com Deus. O Espírito ilumina a Escritura. O Espírito glorifica Cristo em nós e para nós. O Espírito nos orienta pessoalmente para fazer a vontade de Deus. O Espírito ministra através de nós, como vemos em Atos 1:8, que o Espírito Santo veio viver em nós, e seremos testemunhas para Ele. O Espírito intercede conosco constantemente diante de Deus, sempre em Sua vontade perfeita. “Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus” (Romanos 8:26-27). 

Quando andamos no Espírito, Ele produz humildade (Efésios 4:2-3), pureza (Romanos 13:13), contentamento (1 Timóteo 6:6), fé (2 Coríntios 5:7), boas obras (Efésios 2:10), separação (2 Tessalonicenses 3: 6), amor (Efésios 5:2-3), luz (Efésios 5:8-9), sabedoria (Efésios 5:15-16) e verdade (3 João 3:4). 

Deus falou através do Espírito Santo ao Seu povo por centenas de anos, e revelou a Jeremias a maravilhosa profecia da Nova Aliança, indicando que um dia lhes traria salvação, e que todos os crentes da Nova Aliança também seriam beneficiados. “Eis que os dias estão chegando”, declara o Senhor, “quando farei uma nova aliança com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá. Não será como a aliança que fiz com os seus antepassados quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito (esta é a Aliança Mosaica, a Aliança de Lei dada no Monte Sinai) – Minha aliança que eles quebraram, apesar de eu ser o Senhor deles, diz o Senhor. “Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor:“Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações” (Jeremias 31: 31-35). Nesta Nova Aliança, Deus escreve a Sua lei no coração; e, em vez de ser uma pressão externa à qual o homem obedece e se conforma, torna-se uma motivação interna da alma. 

Ezequiel também foi inspirado a escrever sobre a Nova Aliança: “Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis” (Ezequiel 36:26-27). E no capítulo seguinte ele reitera a mensagem: “Porei o meu Espírito em vocês e vocês viverão, e eu os estabelecerei em sua própria terra. Então vocês saberão que eu, o Senhor, falei, e fiz, declara o Senhor” (Ezequiel 37:14). 

A vida da Nova Aliança é, então, a vida no Espírito. O Espírito se torna para nós aquela fonte de água viva divina que fluem sem parar, fornecendo todos os recursos espirituais que poderíamos precisar e muito mais. Então, quão tolo é quando vivemos nossas vidas cristãs para nos afastarmos desta fonte de águas vivas, o Espírito Santo que mora em nós, para cisternas rachadas que não retêm água, como afirmou Jeremias 2:11-15. Se queremos viver no nível espiritual, se quisermos viver no poder de Deus, devemos viver no Espírito. 

Tenha em mente que até que estejamos no céu, o pecado ainda está presente; e ao nosso redor. Somente quando obedecemos ao Espírito Santo, não realizaremos os desejos de nossa natureza pecaminosa, o que significa que os desejos ainda estão lá, embora estejamos em Cristo e fomos justificamos. O pecado nos conquistará se não escutamos o Espírito Santo. 

Para nos ajudar, Gálatas 5:16 resume tudo sobre como viver a vida cristã. “Deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana.” Isso é triunfo, é vitória, é conquistar o pecado, a natureza humana que está em nós. É tão simples; quando nossa vida como um cristão se desenvolve cada passo que tomamos precisa estar sob o poder e controle do Espírito. 

Quando você é tentado, lembre-se de que “se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” (2 Coríntios 5:17). E que “fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim” (Gálatas 2:20). 

Aqui estão as últimas palavras reconfortantes de Jesus para Seus discípulos, e que também deveriam ser para nós: “Mas quando Ele, o Espírito da verdade, vem, Ele o guiará para toda a verdade. Ele não falará por Ele mesmo; Ele falará apenas o que Ele ouve, e Ele lhe dirá o que está por vir. Ele me glorificará, porque é de Mim que Ele receberá o que Ele lhe fará conhecer. Tudo o que pertence ao Pai é Meu. É por isso que eu disse que o Espírito receberá de Mim o que Ele te dará a conhecer” (João 16:13-15).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: