Publicado por: mvmportugues | fevereiro 22, 2018

A IMPORTÂNCIA DE VIGIAR E ORAR – Lucas 21:34-36

“Tenham cuidado, para não sobrecarregar o coração de vocês de libertinagem, bebedeira e ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vocês inesperadamente. Porque ele virá sobre todos os que vivem na face de toda a terra. Estejam sempre atentos e orem para que vocês possam escapar de tudo o que está para acontecer, e estar em pé diante do Filho do homem” (Lucas 21: 34-36). 

Jesus está falando sobre a vigilância, sobre estar alerta, sobre estar pronto. A palavra “atento” fala da necessidade de estar velando contra a calamidade súbita. Portanto, as pessoas que professam ser cristãos precisam viver à luz do fato de que o Senhor pode vir a qualquer momento e, portanto, precisamos estar sempre em guarda, sempre estar atento porque o retorno Dele é iminente, que significa que é provável que ocorra a qualquer momento. 

Jesus lista três coisas que podem pesar nos nossos corações; (1) a libertinagem; (2) a embriaguez; e (3) a ansiedades da vida. A expressão “aquele dia” refere-se ao tempo do fim e ao dia do retorno do Senhor. “Estejam sempre atentos” significa que estou os alertando. 

Em Mateus 24:36-39 Jesus diz: “Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai. Como foi nos dias de Noé, assim também será na vinda do Filho do homem. Pois nos dias anteriores ao Dilúvio, o povo vivia comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca; e eles nada perceberam, até que veio o Dilúvio e os levou a todos. Assim acontecerá na vinda do Filho do homem.” 

Aqui, vemos novamente uma compreensão urgente da necessidade de estar pronto. E nestes versículos, Jesus adverte que será como nos dias de Noé. Assim como Noé pregou por 120 anos e ninguém o ouviu, da mesma forma, as pessoas hoje não estão interessadas em ouvir, preparar ou aguardar Sua segunda vinda. 

É de se esperar que os incrédulos vivam de forma indiferente e irresponsável, e sem consideração pelo Senhor; mas certamente não esperamos que os crentes se aproveitem da Sua ausência e se comportem de forma irresponsável. 

Um verdadeiro crente quer viver com tanta antecipação da vinda de Cristo que seu coração não está sobrecarregado com o pecado. O apóstolo João colocou isso dessa maneira em 1 João 2:28; “Filhinhos, agora permaneçam nele para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e não sejamos envergonhados diante dele na sua vinda.” 

Você está preparado para conhecer Jesus? Você fez a preparação espiritual necessária? A Bíblia nos diz: “Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo” (1 João 2:15-16). 

Jesus nos diz: “Estejam sempre atentos e orem para que vocês possam escapar de tudo o que está para acontecer, e estar em pé diante do Filho do homem” (v.36). 

No Jardim de Getsêmani, Jesus pediu a seus discípulos “Fiquem aqui e vigiem comigo”, mas quando Ele retornou, Ele os encontrou adormecidos e advertiu: “Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mateus 26:41). 

Precisamos velar e orar para que Deus faça com que os fiéis sejam considerados dignos. Nossa fé, nossa vigília e oração, nossa confiança no retorno de Cristo é contada como justiça. Assim como Abraão acreditou em Deus e foi considerado como justiça. 

Vigiar e orar, faz com que o crente escape das coisas que vêm à Terra e se justifica diante do Filho do Homem quando Ele vier, prontos para comparecer perante o Senhor; justificado, pronto para ser formado semelhantes ao seu corpo glorioso (Filipenses 3:21); pronto para ser conforme à imagem de seu Filho (Romanos 8:29); e pronto para “servir a Deus dia e noite no templo dele” (Apocalipse 7:15). 

Então, como podemos fazer isso? A arma que Jesus usou para superar era a oração e a Palavra de Deus. Os discípulos de Jesus hoje também devem velar e orar. Somos facilmente distraídos por este mundo, nossas necessidades e desejos carnais e pelos esquemas do inimigo (2 Coríntios 2:11). Quando nós desviamos os olhos de Jesus e de Seu retorno em breve, nossos valores começam a mudar, nossa atenção vagueia, e logo vivemos como o mundo e produzimos pouca fruta para o Reino de Deus (1 Timóteo 6:18-19). Ele nos advertiu de que devemos estar preparados para em qualquer momento comparecer perante Ele e dar uma conta da nossa vida (Romanos 14:12; 1 Pedro 4:5, Mateus 12:36). 

“Estejam sempre atentos e orem”. Só podemos permanecer fiéis quando nos dedicamos à oração. Para vigiar, devemos orar por resistência e liberdade de distrações (João 14:14). Quando vivemos com a ansiosa expectativa do retorno do Senhor, somos mais propensos a manter nossas vidas puras e nossos corações preparados para encontrá-Lo. 

A vigilância leva à santidade e queremos viver com uma consciência limpa para que, quando o Senhor vier, podemos encontrá-Lo com uma mente clara e pura. Isso significa que precisamos ter uma união constante com Deus e buscá-Lo para ter o poder de superar todo pecado. 

A nossa necessidade como cristãos é obedecer o comando de Jesus aos Seus discípulos: “Estejam sempre atentos e orem…” Esteja alerta de todas e quaisquer tentações que possam causar calamidades e encontre força através da oração para comparecer perante o Filho do Homem. 

Lembre-se de que, quando falharmos, “se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9).

 

Anúncios

Responses

  1. O espírito está pronto, mas a carne é fraca, ajude nos senhor a fortalecermos.

    • Assim é Jorgiel mas Deus sempre está disposto a nos ajudar. Que Deus te continue abençoando.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: