Publicado por: mvmportugues | dezembro 21, 2017

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE A VERDADEIRA MÚSICA DE ADORAÇÃO? – Salmo 95:1-6

Que tipo de música é apropriada para o culto na igreja? Aqui estão alguns pensamentos antes de abordar algumas perguntas e respostas abaixo. 

As igrejas podem homenagear Deus na música que eles usam? Para responder corretamente a esta pergunta, devemos começar observando os princípios da Palavra de Deus. Nenhuma preferência pessoal ou tendência cultural pode ser nosso guia. Mesmo na área da música, a Escritura deve ser nossa autoridade. 

Abaixo estão as perguntas que pastores e líderes da igreja, juntamente com toda a congregação, devem perguntar sobre a música de adoração que é usada em sua igreja. Tomados diretamente dos princípios bíblicos, essas questões podem não responder a cada caso específico, mas fornecem uma lista de verificação teológica para examinar a música da igreja. 

  • A música em sua igreja está focada em Deus? Sem dúvida, a verdadeira adoração deve ser centrada em Deus (Êxodo 20:3-6), porque Ele é o único digno de louvor (Salmo 148:13). Ele é o nosso Rei exaltado e Ele deve ser o centro da nossa devoção. 

Como o propósito da música da igreja é fornecer um veículo para a adoração, ela deve estar focada em Deus em vez de se concentrar no homem. 

Porque o culto bíblico exige uma abordagem centrada em Deus, a música da igreja deve começar e acabar com Ele. 

  • A música em sua igreja promove uma alta perspectiva de Deus? A música que é digna deve promover uma perspectiva correta e exaltada de quem Ele é (veja Isaías 40:12-26). Através da Escritura, todos os que conheceram o Deus vivo foram radicalmente mudados. Não há nada comum sobre o Deus que viram ou a resposta tremenda do culto completo que eles deram. Nossa música então deve transmitir claramente a majestade, a glória e a honra de Deus (Romanos 11:33-36, Apocalipse 14: 7). 
  • A música em sua Igreja é feita de maneira ordenada? O Deus que servimos é um Deus de ordem. Isto é visto mais claramente em Sua criação do mundo, quando Ele deu forma e função (Gênesis 1). Portanto, não é surpreendente que o apóstolo Paulo enviasse aos coríntios a diretiva de que, na igreja, “todas as coisas sejam feitas decentemente e em ordem” (1 Coríntios 14:40). 

O emocionalismo sem sentido e acelerado pela repetição torna-se em um ritual pagão, assim como Mateus 6:7 nos adverte a não usar repetições vãs como os pagãos fazem. 

  • O conteúdo da música em sua igreja soa bíblico? Uma música que seja biblicamente imprecisa, fora do contexto só irá dificultar o crescimento espiritual daqueles que a cantam. 

Embora a música instrumental seja certamente apropriada durante o culto (2 Crônicas 5:13), deixe que ela não domine as vozes e se torne o centro das atenções e um show. Precisamos ter em mente que a música de adoração tem o propósito de aprofundar a compreensão bíblica e teológica da congregação. 

  • A música em sua igreja promove a unidade? O objetivo principal da música na igreja é adorar a Deus. Se tivermos unidade com Deus, teremos unidade uns com os outros (Filipenses 2:1-2). 
  • A música de sua igreja é realizada com excelência? A música da igreja, juntamente com tudo o que fazemos, deve ser feita para a glória e honra de Deus (1 Coríntios 10:31). Como nosso perfeito Professor e Pai amoroso, Ele certamente merece o melhor que podemos oferecer a Ele. 

A música que não é sincera e é um desempenho de auto-busca, não é adoração, e Deus a vê como puro ruído (Amós 5:23). 

  • Você prepara a música de sua igreja para a pregação da Palavra de Deus? É somente através da Palavra de Deus que podemos aprender sobre Ele; é somente através da Bíblia que Deus se revela a nós mesmos. A Escritura, então, deve ser a peça central do nosso culto corporal, fornecendo Sua mensagem para nós na letra da música. 
  •  A música de sua igreja inclui o evangelho de Jesus Cristo? A igreja, como uma assembléia de cristãos, deve dar um bom testemunho para ser visto pelo mundo. Pedro nos exorta a “proclamar as excelências” de Deus (1 Pedro 2:9). A música da igreja, portanto, deve ser um testemunho maravilhoso da grandeza de nosso Senhor e Salvador; e não deve prejudicar sua reputação ou confundir os não convertidos como ensina o Evangelho. 
  • A música de sua igreja promove um culto cheio do Espírito Santo? Como já foi mencionado anteriormente, a música da igreja deve ser focada em Deus, apresentando-O reverentemente em toda a Sua majestade. Ao mesmo tempo, nunca deve ser aborrecido, pois, como lemos em Apocalipse 4 e 5, o céu, é o lugar mais excitante de todos, onde a principal ocupação é adorar o Senhor. 

Enquanto mantivermos o devido respeito por Deus, a adoração bíblica está sempre transbordando com o entusiasmo pessoal da adoração de Cristo. No entanto, precisamos ter em mente que o nosso entusiasmo deve sempre ser expressado de forma ordenada e com um Espírito controlado. 

Precisamos estar cientes de que, embora existam numerosas opiniões e preferências nas igrejas de hoje, que a verdadeira igreja de Cristo terá sua música baseada em princípios bíblicos. Os líderes da igreja não devem simplesmente manter certos padrões porque isso sempre foi feito dessa maneira. Eles não devem permitir cegamente que algum tipo de música seja tocada nos serviços da igreja. Eles devem ser como os Bereanos (Atos 17:11) e determinar os princípios bíblicos que aderem à música correta na adoração em sua igreja. 

Vinde, cantemos ao Senhor!

Cantemos com júbilo à rocha da nossa salvação!

Apresentemo-nos ante a sua face com louvores e celebremo-lo com salmos.

Porque o Senhor é Deus grande e Rei grande acima de todos os deuses.

Nas suas mãos estão as profundezas da terra,

E as alturas dos montes são suas.

Seu é o mar, pois ele o fez, e as suas mãos formaram a terra seca.

Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos!

Ajoelhemos diante do Senhor que nos criou.

Salmos 95:1-6

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: