Publicado por: mvmportugues | outubro 12, 2017

COMO SABER QUE NÓS ESTAMOS NELE – 1 João 2:5-6

“Nisto conhecemos que estamos nele. Aquele que diz que está nele também deve andar como ele andou.” (1 João 2:5-6) 

Você sabe, que você realmente conhece Cristo, se você caminha em obediência à Sua Palavra porque é manifestado na sua forma de viver. Em outras palavras, sabemos que conhecemos Deus porque guardamos Seus mandamentos. 

João está ensinando que a salvação é evidenciada pela obediência. E, por sua vez, essa obediência contribui para a nossa garantia de salvação. A obediência é um sinal de que conhecemos a Deus, reconhecendo que Ele espera que Seu povo viva em obediência a Ele. 

No versículo quatro, João reafirma o versículo três com um aviso: “Aquele que diz: Eu conheço-o e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade” (1 João 2:4). O seu argumento é que se você afirma conhecer Deus, mas a sua vida não é alterada, então este é um sinal seguro de que você não conhece Deus. Por quê? Porque a verdade de Deus muda e leva a pessoa a uma vida transformada. Então, quando essa vida transformada não está presente, você pode ter certeza de que a pessoa nunca estudou ou aprendeu a verdade; e portanto nunca conheceu Deus. 

Ter o fortalecimento do Espírito Santo nos permite “caminhar dignament perante Deus, que o chamou para o Seu reino e glória” (1 Tessalonicenses 2:12); e que não há maior alegria que “andar na verdade” (3 João 4) e com honestidade (1 Tessalonicenses 4:12, Romanos 13:13). 

O cristianismo não é apenas conhecer Deus ou conhecer certas doutrinas ou seguir certos preceitos morais. É essencialmente conhecer Deus porque Ele quer que O conheçamos. Jesus disse: “E a vida eterna é esta: Que eles conheçam o Senhor, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele por ele enviado” (João 17:3). O cristianismo significa conhecer Deus pessoalmente através de Jesus Cristo, que nos revelou Deus. 

Há uma grande diferença entre conhecer sobre uma pessoa e conhecer a pessoa. Você pode ter ouvido algumas coisas sobre Deus que pode ou não ser verdade, mas até que você o faça o Senhor da sua vida, você realmente não O conhece ou entende que Ele merece ser o Mestre absoluto da sua vida. 

Em nosso texto, João diz que, se permanecemos em Cristo, caminharemos como Ele caminhou. Isso significa que Ele é o nosso exemplo supremo para viver. Jesus nos mostrou como devemos viver em total dependência do Pai e em completa submissão à Sua vontade, por mais difícil que seja. Jesus declarou: “Digo a verdade a vocês: O Filho nada pode fazer por si próprio; ele só faz o que vê o Pai fazer, porque tudo que o Pai faz o Filho também faz.” (João 5:19). Ele também disse “… eu sempre faço o que lhe agrada” (João 8:29). 

Embora ninguém possa fazer reivindicações semelhantes, todos os que afirmam permanecer em Cristo devem ter o mesmo foco e direção, não para agir independentemente de Deus, mas em total dependência de Ele. Não devemos viver para agradar-nos à parte de Deus, mas para fazer as coisas que Lhe agradam. 

Andar como Jesus andou significa que nossas vidas devem ser caracterizadas pela dependência diária de Deus, submissão a Ele, e obediência à Sua vontade. Nosso objetivo geral na vida será buscar primeiro Seu reino e justiça. Procuraremos agradar-Lo por nossos pensamentos, palavras e atos. Embora nunca possamos caminhar perfeitamente como Jesus andava, deve ser nosso constante objetivo e esforço para fazê-lo. 

Então, pergunte-se, “Conheço Cristo?” Você confiou Nele como a propiciação pelos seus pecados? Se assim for, pergunte-se: “Eu sei que eu O conheço?” Como? “Eu obedeço a Sua Palavra e procuro andar como Jesus andava?” Se essa é a direção e o foco de sua vida, você pode saber que você O conhece. 

Precisamos entender que existem razões porque obedecemos. Obedecemos porque temos que fazê-lo; obedecemos porque precisamos; ou obedecemos porque queremos. E que o crente obedece a palavra de Deus porque ele quer – porque a relação entre ele e Deus é de amor. Jesus disse: “Se vocês me amam, cumprirão os meus mandamentos” (João 14:15). 

Estamos pedindo que você olhe dentro do seu ser e responda esta pergunta: você está guardando os mandamentos de Deus? Ao manter os mandamentos não é uma condição para a salvação, é um sinal, uma evidência, da sua salvação – uma marca de um cristão. Em realidade, a obediência parcial é outro nome para a desobediência. 

Por favor lembre-se que: “Agora, como filhos obedientes de Deus, não se amoldem mais aos desejos maus que vocês tinham antigamente, quando eram ignorantes 15 Pelo contrário, assim como o Deus que os chamou é santo, vocês também devem ser santos em tudo o que fizerem. 16 Pois as Escrituras dizem: “Sejam santos, porque eu sou santo” (1 Pedro 1:14-16)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: