Publicado por: mvmportugues | agosto 17, 2017

HONORANDO A CEIA DO SENHOR EM COMUNHÃO – 1 Coríntios 11:27-29

“Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor. 28 Examine-se cada um a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice. 29 Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para sua própria condenação.” (1 Coríntios 11: 27-29) 

Quando estudamos a profundidade do significado da Ceia do Senhor, começamos a entender a intensidade espiritual do seu significado. 

Durante a sua última celebração da Páscoa nesta terra, na véspera da sua morte, Jesus instituiu uma participação significativa do pão ázimo e o fruto da videira que observamos até hoje. É parte integrante do culto cristão que nos faz refletir sobre a morte e a ressurreição de nosso Senhor. 

A Páscoa foi a festa mais sagrada do ano religioso judaico. Comemorou a praga final no Egito, quando o primogênito dos egípcios morreu e os israelitas foram poupados por causa do sangue de um cordeiro que foi espalhado nos postes da porta. O cordeiro foi então assado e comido com pães ázimos. O comando de Deus era que, durante as gerações vindouras, a festa seria sempre celebrada. A história é registrada em Êxodo 12.

Durante a Última Ceia, ao celebrar a Páscoa, Jesus tomou um pedaço de pão ázimo e deu graças a Deus. Quando Ele o quebrou e deu a Seus discípulos, Ele disse: “Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: “Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”. 20 Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês(Lucas 22: 19-20) . Ele concluiu a festa cantando um hino (Mateus 26:30), e eles saíram a noite para o Monte das Oliveiras. Foi lá que Jesus foi traído por Judas e foi crucificado na manhã seguinte tornando-se “o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (João 1:29)

Os relatos da Ceia do Senhor são encontrados nos Evangelhos (Mateus 26:26-29, Marcos 14:17-25, Lucas 22:7-22 e João 13:21-30). 

O apóstolo Paulo também escreveu sobre a Ceia do Senhor em 1 Coríntios 11:23-29; e incorpora uma declaração não encontrada nos Evangelhos: “Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor. 28 Examine-se cada um a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice. 29 Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para sua própria condenação” (1 Coríntios 11: 27-29). 

Todo cristão deve perguntar o que significa participar do pão e do copo “de maneira indigna”, significando que, se você tratar desta ordenação sagrada de um modo comum, você se torna literalmente responsável ou culpado, pelo corpo e sangue do Senhor .

Em muitas religiões, a comunhão tornou-se um ritual morto e formal onde as pessoas vem à Ceia do Senhor com pecado não confessado. Muitos tratam a Ceia do Senhor indignamente, tornando-a um desempenho em vez de algo significativo, apenas participando da cerimônia em vez de compreendê-la. 

Os pregadores precisam instruir seu rebanho sobre a Santa Comunhão porque aqueles que não são verdadeiramente nascidos de novo e não estão buscando a santidade não têm direito de participar da Ceia do Senhor. 

Pessoas nascidas de novo são aquelas que se arrependeram de seus pecados e se dirigiram a Cristo para sua salvação e, como resultado, tornaram-se para sempre parte da família de Deus. Uma vez que isso acontece, o nascido de novo, o cristão busca a santidade, o que significa que ele reflecte cada dia como ele se comporta em relação ao Senhor por meio de sua atitude, o que ele diz, como ele se veste, em que ele participa, o que ele assiste, escuta e lê. Em resumo, é parar de pecar intencionalmente e de ter um coração perdoador. 

Precisamos estar constantemente sondando o nosso coração enquanto caminhamos todos os dias à vista de nosso Senhor. Precisamos lembrar que o Senhor disse: “Sede santo, porque sou santo” (1 Pedro 1:16), e que “… sem santidade ninguém verá o Senhor”  (Hebreus 12:14). 

Pessoas que não são verdadeiramente nascida de novo e perseguidores de santidade não tem direito de participar da comunhão. Para entender quem não é indigno de participar da Ceia do Senhor, adicionamos alguns exemplos:

  • Você trata da Santa Ceia apenas como uma cerimônia e realmente não entende o significado do que Jesus fez por você na cruz.
  • Você não entende que a Santa Ceia é uma comunhão santa e sagrada e uma experiência de um relacionamento restaurador com seu Criador.
  • Você trata a cerimônia apenas como um ritual, em vez de tratá-la seriamente.
  • Você vem a esta Ceia com amargura em relação a outra pessoa e
  • Você continua vivendo em pecado de que você não vai se arrepender, deixar ou mudar.

Se você vem a Ceia sem ter o mais alto respeito por Deus, Cristo, o Espírito Santo e a Palavra de Deus, se você vier sem amor total pelos irmãos e irmãs no corpo de Cristo, você virá a esta comunhão indignamente e não deve participar até você se arrepender, mudar de atitude e fazer paz com seu Senhor e Salvador.

De acordo com as instruções de Paulo, é imperativo que nos examinemos antes de participar da Santa Ceia. Se você participar com pecado em sua vida, ou nunca foi salvo do pecado, você é culpado de violar o sangue e o sacrifício de Cristo. 

Os coríntios estavam sendo disciplinados por Deus porque não se examinavam e limparam a sua vida. Eles estavam literalmente tratando Jesus Cristo de uma maneira indigna e tornaram-se culpados desse tipo de desrespeito. 

Alguém que pisoteia o sangue de Cristo com indiferença e um estilo de vida pecaminoso nos elementos da comunhão você é culpado de desonrar-Lo, e está zombando de Jesus Cristo. 

Portanto, é extremamente importante que nos examinemos primeiro antes de participar da Santa Ceia do Senhor, conforme indicado nos versículos 28-29; porque aquele que come e bebe indignamente come e bebe condenação. Se você come e bebe indignamente, você comerá e beberá julgamento para si mesmo porque você não está honrando o corpo do Senhor. Em outras palavras, você não está tratando o sacrifício de Cristo com seriedade, dignidade, pureza e santidade. 

Se você não vê a seriedade e a santidade da Ceia do Senhor, e você a trata com pecado, então você literalmente é culpado de desonrá-Lo; você está sob o juízo de Deus e você será castigado porque desonrou o grande sacrifício que Jesus sofreu para te salvar de teus pecados e de uma eternidade no Lago de Fogo. 

Assim que: “Não despreze a disciplina do Senhor,nem se magoe com a sua repreensão, pois o Senhor disciplina   a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho.” (Hebreus 12:5-6)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: