Publicado por: mvmportugues | julho 6, 2017

O ORGULHO VEM ANTES DA QUEDA – Provérbios 16:18

Como parte do processo de santificação que Deus gostaria de começar com cada um de nós – uma das primeiras coisas que Deus fará, através do poder do Espírito Santo, é remover ou impedir certos tipos de qualidades negativas de entrar em nossa personalidade. E sem dúvida, uma das principais qualidades negativas que Deus detesta é o orgulho. 

Essa qualidade cancerígena, letal e destrutiva, provavelmente mais do que qualquer outra qualidade negativa, derrubou mais reinos e mais impérios, causou mais guerras, destruiu mais casamentos, arruinou mais amizades e levou mais criminosos ao nossos sistemas de prisões do que todas as outras qualidades negativas combinadas.

O espírito de orgulho deve ser o rei absoluto de todas as qualidades negativas e destrutivas que podem entrar em nossa personalidade – e ninguém está seguro e imune a isso. Portanto, todos os cristãos, jovens e velhos, precisam manter um olho nítido nesta qualidade negativa e fazer tudo para não permitir que este espírito se apegue e adere à sua personalidade e mentalidade. 

Deus não nos condena de estar alegres por termos realizado algo que O agrade. No entanto, como com qualquer outra coisa que possa começar bem, sempre existe o perigo de um possível excesso. O que começa como uma simples alegria pode começar a crescer em algo muito mais mortal, se uma pessoa não se mantém corretamente. 

Um dos frutos do Espírito Santo é o fruto do auto-controle. Uma pessoa não somente precisa usar o auto-controle para ajudar a manter uma adequada aderência sobre esta qualidade de sair fora de controle na sua personalidade – mas também precisamos da ajuda do próprio Espírito Santo para ajudár-nos a manter o controle adequado desta situação. Isto é especialmente importante para aqueles que são chamados por Deus para trabalhar em qualquer tipo de liderança dentro da igreja. 

Provérbios 16:18 afirma que: “Ao orgulho segue-se a ruína, e a arrogância vem antes da queda”. 

Aqui você vê duas palavras-chave “orgulho” e “ arrogância “. 

Vários dos diferentes dicionários bíblicos descrevem o “orgulho” como: 

  • Uma opinião indevidamente alta de si mesmo
  • Um espírito dominador
  • Um auto-estima exagerada, presunção
  • Um ego inchado e inflado
  • Se alardeando – um sentido presunçoso de superioridade de alguém

O que faz com que alguns cristãos tenham grandes problemas com o Senhor é cair nessas categorias.

Portanto, o que pode começar como um tipo de auto-respeito humilde, justificado e razoável para si mesmo, e os próprios esforços e realizações no Senhor podem deteriorar-se rapidamente e tornar se orgulho, onde se começa a perder todo o senso de quem realmente somos no Senhor. 

A outra palavra-chave que você verá listada é a palavra “arrogância”. Aqui lemos o que vários dicionários têm a dizer sobre essa qualidade negativa: 

  • Uma atitude orgulhosa
  • Falta de respeito por outros
  • Atitude conceituada, e superior
  • Um espírito egoísta
  • Um comportamento pernicioso resultante da arrogância

Como vemos na Escritura, o Senhor usa um idioma muito intenso e forte ao descrever essas qualidades negativas. Deus não só chama o orgulho de um pecado real à sua vista, mas Ele vai um passo adiante e chama isso de abominação! E a abominação é para o Senhor todo altivo de coração (Provérbios 16:5). 

Sempre que o Pai usa a palavra “abominação” – Ele está usando a palavra mais extrema e intensa que Ele possivelmente pode dar para que entendamos, sem qualquer outra interpretação possível, para que não tenhamos nenhuma parte desta atividade que Ele está descrevendo como uma abominação. Assim que devemos evitá-lo como a praga. 

Quando Deus coloca as qualidades de orgulho e altivez nesta categoria de abominação – sabemos que Ele está nos dando um aviso muito sério sobre esta questão. 

Uma vez que o orgulho começa a penetrar na personalidade de alguém – deve ser tratado e neutralizado com a ajuda do Espírito Santo. Se não for, então continuará a crescer e se espalhará através da personalidade e da mentalidade dessa pessoa. A partir daí, começará a se infiltrar em suas emoções, ações e comportamentos. E uma vez que essa qualidade negativa começa a se manifestar em suas ações e comportamentos, seu julgamento começará a se nublar e não poderá mais separar a verdade do erro. 

Eventualmente, eles acabam se tornando seu próprio deus, achando que têm respostas para tudo e que o mundo inteiro gira em torno deles e o que eles estão tentando alcançar e realizar. Eles não estão mais dispostos a prestar contas a ninguém em sua vida, incluindo o próprio Deus. 

Seu senso inflado de orgulho e ego; sua atitude pomposa, arrogante, presunçosa, mandona e sabe-tudo os convencem de que são inteligentes o suficiente para controlar os outros. 

A Palavra diz: Que ninguém se vanglorie dos homens (1 Coríntios 3:21). Isto é o que acontece a alguém, uma vez que o espírito de orgulho começa a entrar em sua personalidade, eles começarão a buscar sua própria glória; e tudo se gira em torno deles e somente deles. 

Os cristãos que caem neste tipo de armadilha de orgulho não só começarão a tentar roubar a glória de qualquer outra pessoa que esteja tentando competir contra eles – mas também tentarão roubar a glória que só é devido ao próprio Deus! 

É por isso que a Bíblia nos diz que temos de ser transformados pela renovação de nossa mente. Temos que aprender a desenvolver o pensamento correto em nosso processo de pensar. 

Quando Deus diz que o orgulho virá antes da “queda” – Ele está nos dando a todos um grande aviso de que algumas dessas quedas podem acabar sendo muito severas. Precisamos nos manter humildes e responsáveis ​​em nossa caminhada com o Senhor; se não o fizermos, teremos que pagar com graves consequências. 

Não devemos nos gloriar em nós mesmos ou em qualquer outro homem ou mulher nesta vida – e não devemos nos gloriar em nossas realizações, em nossa própria força ou em qualquer das riquezas que possamos ter adquirido nesta vida. A única Pessoa em quem devemos gloria nesta vida é no Senhor. 

Lembre-se de que com qualquer tipo de posição de liderança vem o poder e a autoridade, e com poder e autoridade vem a possibilidade de orgulho, arrogância e corrupção. POR FAVOR, TENHA CUIDADO!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: