Publicado por: mvmportugues | junho 29, 2017

A IMPORTÂNCIA DE ENSINAR A PALAVRA DE DEUS – Romanos 10:17

À medida que os estudos bíblicos diminuem, e a trivialidade o substitui, o inevitável acontece e a congregação deixa de vir. 

A verdadeira fé vem do estudo da Palavra de Deus. “Conseqüentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo” (Romanos 10:17). Uma congregação saudável é composta de um crescimento saudável dos cristãos, aqueles que são bem ensinados na Palavra de Deus. 

Você está ouvindo o mundo como sua base para viver? Ou, você está ouvindo a Deus? A fé vem pelo ouvir e se você está apenas ouvindo a negatividade da notícia, então esta é a fé que você terá. Se você está apenas escutando e retendo o mal e o caos da televisão, então você terá desordem na sua vida. A semente e o solo determinam a colheita. Se você não gosta do que está crescendo em seu jardim, então aprenda a plantar algo diferente, porque: “O fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio” (Gálatas 5:22-23). Estes tipos de frutas vêm apenas plantando a palavra de Deus em seu coração e nutrindo-as para crescer em um bom solo. 

Plantar a palavra de Deus em seu coração é tão importante que Pedro disse:  Seu divino poder nos deu tudo de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude. Dessa maneira, ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina e fugissem da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça” (2 Pedro 1:3-4). 

Através de Cristo, temos grandes e preciosas promessas. Se não sabemos o que essas promessas são, então, nunca escaparemos da corrupção no mundo. Paulo disse a Timóteo: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, 17 para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra” (2 Timóteo 3:16-17). 

A Palavra de Deus nos prepare para a vida. É o sopro de Deus e é tudo o que precisamos para viver. Jesus disse, “as palavras que eu lhes disse são espírito e vida” (João 6:63). 

Precisamos que a palavra de Deus seja plantada em nosso coração, de outra forma, não cresceremos na fé, porque a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo (Romanos 10:17). 

É a responsabilidade da família de ensinar a Palavra de Deus. Isto encontramos nos mandamentos de Deus a Israel desde os primeiros dias: “O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa. Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões” (Deuteronômio 6:4-9). 

No entanto, se os pais devem ensinar seus filhos, eles precisam primeiro ser ensinados e, em segundo lugar, eles também precisam ter um desejo de: 

  • Amar a Deus de todo o coração, mente e alma (Mateo 22:27).
  • Guardar a Palavra em seu coração. “Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti” (Salmo 119:11).
  • E pôr-la em prática. “Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos” (Tiago 1:22).

Crianças e adultos podem ver através da hipocrisia. Eles precisam ser ensinados por pais sinceros e professores da Bíblia que amam o Senhor e ensinam apenas as verdades de Deus.

Lembre-se de pedir orientação a Deus e humilhar-se diante Dele porque: “O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda” (Provérbios 16:18). 

Você só pode ensinar depois de ter ouvido, estudado e compreendido a Palavra de Deus. Portanto: “Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade” (2 Timóteo 2:15).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: