Publicado por: mvmportugues | maio 11, 2017

A BÍBLIA FALA SOBRE DANÇAR NA IGREJA?

Em muitas igrejas cristãs, a dança foi incorporada ao culto de adoração. Para justificar tal ação, eles enfocam sua atenção na dança dos tempos do Antigo Testamento. Surpreendentemente, eles não fazem uma análise séria das passagens onde a dança foi usada pelos israelitas. Eles ignoram que a dança NUNCA foi permitida nos serviços religiosos do santuário, templo, sinagoga e nem sequer fazia parte do culto da igreja primitiva. É somente fazendo uma análise dos versos onde a dança aparece na Bíblia que o papel desempenhado por Israel nos tempos do Velho Testamento pode ser compreendido. 

A primeira ocasião em que a dança é mencionada na Bíblia foi quando os israelitas atravessaram o Mar Vermelho. Êxodo 15:20-21 diz: Então Miriã, a profetisa, irmã de Arão, pegou um tamborim e todas as mulheres a seguiram, tocando tamborins e dançando. 21 E Miriã lhes respondia, cantando: “Cantem ao Senhor, pois triunfou gloriosamente. Lançou ao mar o cavalo e o seu cavaleiro.” É interessante notar que esta atividade ocorreu ao ar livre, como uma celebração para a destruição total do exército egípcio no Mar Vermelho. 

Em todas as passagens do A.T. a dança estava relacionada com uma expressão social e natural dentro da cultura do povo. Na história de Israel a dança aparece como uma expressão aprendida dentro da cultura egípcia, e isso também podemos ver quando Moisés desceu da montanha depois de receber as tabelas dos 10 mandamentos: “Quando Moisés chegou perto do acampamento, viu o bezerro de ouro e o povo, que estava dançando, e ficou furioso. Ali, ao pé do monte, ele jogou no chão as placas de pedra que estava carregando e quebrou-as. 20 Então pegou o bezerro de ouro que eles haviam feito, queimou-o no fogo e o moeu até virar pó e espalhou o pó na água. Em seguida mandou que o povo de Israel bebesse daquela água (Êxodo 32: 19-20). Nesse caso, era uma dança idólatra, o que enfureceu Moisés. 

Quase todos os textos que falam de dança se referem a uma expressão de festa, felicidade e alegria ligada à cultura hebraica, que possivelmente foi aprendida no Egito, já que em Gênesis não há ações ou referências a ela como uma prática pelos patriarcas. 

A Bíblia nos dá muitas referências nos convidando a louvar a Deus. Por exemplo, Salmo 105:1-2 diz: “Louvai ao Senhor e invocai 0o seu nome; fazei conhecidas as suas obras entre os povos. Cantai-lhe, cantai-lhe salmos; falai de todas as suas maravilhas.” É importante notar que há muitas tais referências nos Salmos, o hinário de Israel, sobre cantar ao Senhor e proclamar Seu nome, mas as referências à dança antes Dele ou a Ele nos Salmos são limitadas a apenas dois versos em todos os 150 Salmos, e essas referências no contexto das celebrações especiais de Israel. 

No Novo Testamento somos encorajados a conversar entre nós com salmos, hinos e com canções espirituais, mas nada é dito sobre a dança. Somente Salmos 149:3 e Salmo 150:4 exortam a louvar a Deus com a dança. São os únicos dois versículos encontrados na vasta Palavra de Deus que mencionam o louvor a Deus com a dança e foram dados no contexto de ser uma ordem ou um comando da forma de louvor, mas o ênfase do salmo está em exortar a louvar ao Senhor com alegria. Ele menciona a dança porque era a maneira cultural da comunidade de expressar a alegria em alguns dos feriados judaicos. Em contraste, a dança desempenhou um papel proeminente em muitos cultos pagãos, como o culto orgiástico de Dionísio. 

Então a pergunta para nós é esta: É normal aonde vivemos que nós saímos às ruas para dançar toda vez que celebramos alguma coisa? É esta uma expressão comum da nossa cultura? Certamente em muitos setores e regiões do mundo isto ainda permanece, mas tende a ser associado com celebrações com álcool e imoralidade. É precisamente por isso que, quando as pessoas vêm a Cristo, deixam de assistir às celebrações e festas de que participaram antes, por convicção e motivo de consciência. 

Em 2 Samuel 6, Davi reuniu homens escolhidos de Israel com o propósito de mover a Arca da Aliança da casa de Abinadabe, para Jerusalém. O versículo cinco diz: “E Davi e toda a casa de Israel alegravam-se perante o Senhor, com toda sorte de instrumentos de madeira de faia, com harpas, e com saltérios, e com tamboris, e com pandeiros, e com címbalos.” 

No Salmo 68:24-27 é apresentada a imagem de uma procissão que estava indo para o santuário. “À frente estão os cantores, depois os músicos; com eles vão as jovens tocando tamborins.” No Salmo 42:4, uma imagem semelhante é apresentada: “Quando me lembro destas coisas choro angustiado. Pois eu costumava ir com a multidão, conduzindo a procissão à casa de Deus, com cantos de alegria e de ação de graças entre a multidão que festejava.” Estas duas passagens estão em consonância com o fato de que essas procissões festivas onde as pessoas dançavam e cantavam, aconteciam ao ar livre e não no templo. No templo, apenas os levitas cantavam os elogios e tocavam instrumentos musicais (1 Crônicas 15:16, 19-24, 16:4, 25:6-7, 2 Crônicas 7:6, 29:25, Esdras 3:10-11). 

Em nenhum desses casos a dança era realizada no santuário, ou no templo. A dança foi sempre ao ar livre e foi associada com a vitória de Israel sobre seus inimigos e com as celebrações de festivais culturais e religiosos de Israel. 

Nunca houve qualquer agitação frenética de lenços e fitas ou serpentinas durante a adoração no templo nas igrejas do Novo Testamento. Como o comando irreversível de Deus afirma: “Mas tudo deve ser feito de maneira honrosa e ordenada” (1 Coríntios 14:40). 

O fato de que o Rei Davi não incluiu a dança no culto dentro do santuário implica que ele distinguiu entre a música secular tocada em suas celebrações festivas; tais como cantar e dançar quando Saul e David voltaram depois de derrotar Golias, e a música do Templo. 

Israel era uma teocracia, um governo estabelecido por Deus. Toda a sua vida girava em torno de Deus. Suas canções e suas celebrações culturais foram centradas em Jeová, mas suas danças por ocasião de festivais anuais nunca foram feitas dentro do templo. 

A propósito, os instrumentos de percussão que foram usados ​​nas danças, não foram considerados por David quando a música para adoração foi institucionalizada (2 Crônicas 5:13, Neemias 12:27). É mencionado na Bíblia que os levitas usaram o címbalo (instrumento de percussão) (1 Crônicas 15:19, 25:1, Esdras 3:10, Neemias 12:27). De acordo com a “Enciclopédia Internacional da Bíblia Padrão”, estes foram usados ​​apenas para marcar o tempo (Vol. III, página 2101). 

Instrumentos de percussão, como os tamborins e tambores que eram usados ​​em danças culturais, eram claramente excluídos do culto. Os címbalos eram usados ​​para marcar a transição entre as estrofes dos hinos e não para acompanhar o coro. A lira, ou cítara, que é um tipo de harpa, foi o instrumento que Davi e os levitas consideravam o mais nobre instrumento de todos (O Dicionário do Intérprete da Bíblia (vol. 3, página 474). 

No livro do Apocalipse, quando se menciona o louvor no céu, as harpas são mencionadas (5:8; 14:2; 15:2). Durante a inauguração do Templo de Salomão, a percussão não foi usada em louvor (2 Crônicas 29:25) ou durante a inauguração do templo nos dias de Esdras e Neemias (Esdras 3:10, Neemias 12: 27-36). Definitivamente, uma clara distinção deve ser feita entre a música tocada para ocasião dessas celebrações que aconteceram fora do templo e a música tocada no culto no templo. 

É interessante notar que a dança como forma de louvar a Deus não aparece em todo o Novo Testamento. Nós nunca somos exortados no Novo Testamento a dançar. 

O Antigo Testamento refere-se apenas à dança em ocasiões especiais de celebração; e nunca foi parte da adoração padrão semanal de Deus. Nesta pesquisa descobrimos que a dança não fazia parte da adoração na igreja primitiva. A cultura judaica caracterizava a dança em casamentos e a Festa dos Tabernáculos, e é claro que há inúmeras referências a David dançando no Antigo Testamento, mas tal dança era espontânea e comemorativa, não litúrgica. Como resultado, os primeiros cristãos de origem judaica não tinham uma tradição de dança durante a adoração formal. A dança só aparece no Novo Testamento em dois contextos: o banquete de Herodes (Marcos 6:21-22, com resultados desastrosos para João Batista) e a celebração do retorno do Filho Pródigo (Lucas 15:22-27). 

O programa de culto semanal a Deus na sinagoga judaica (do qual Cristo e os apóstolos faziam parte) não incluiu a dança. 

Conclusão: Por 19 séculos da história da igreja cristã não há referências à dança diante de Deus em um culto cristão. Temos milhares de escritos de pastores e escritores cristãos ao longo de 19 séculos de história cristã e não há nenhuma referência à qualquer dança no culto semanal dos crentes. 

Portanto, é importante entender que a dança cristã nas igrejas é um fenômeno recente. É uma prática que começou desde o nascimento da doutrina Pentecostal em 1906, e o movimento carismático em 1960. 

Se a igreja de Cristo adorou o Senhor sem dança durante 19 séculos e o fato de que a dança como um modo de louvar a Deus não aparece em todo o Novo Testamento ou durante os primeiros 19 séculos, nos mostra que biblicamente, a dança não faz parte da expressão da fé cristã dentro do santuário; então por que tantas igrejas fazem isso? 

Jesus nunca ensinou sobre a dança, mas Ele cantou hinos como afirmado em Mateus 26:30. 

Precisamos prestar muita atenção às palavras da Sagrada Escritura porque é muito perigoso adicionar ou tirar da Palavra de Deus e um dia seremos julgados. 

O desrespeito pela Palavra de Deus e a aceitação ou defesa de falsos ensinamentos, lentamente, mas sem dúvida, obscurece a verdade e destrói a capacidade de discernir. Eventualmente, faz com que aqueles que escolhem aceitar algo que gostam ou querem, independentemente da verdade bíblica, incapazes de reconhecer a depravação de sua situação. 

O fato é que as pessoas que não aderem à Palavra de Deus e fazem alegações não fundadas ou apoiadas pela Bíblia, não compreenderam, e acreditam incorretamente. 

Esta é uma típica prática da igreja emergente. É também o que os líderes de culto fazem quando acrescentam ou subtraem da palavra de Deus e então começam a acreditar em suas próprias idéias falsas como autênticas “revelações”. 

Isso é o que aqueles dados a uma mente reprovada fazem, e é isso que esta acontecendo em nossas igrejas. 

Você serviria a sua família uma refeição se você soubesse que o veneno tinha sido polvilhado nele? Então por que você aceitaria as palavras de uma pessoa que provou consistentemente que não são confiáveis ​​e que seu ensino desafia a Bíblia, só porque alguém afirma que há um pouco de bom nela? 

Quando você se entregar a um professor e seus ensinamentos, ou um autor e seus livros através de seu investimento de tempo, dinheiro e emoções sem permitir que a Palavra de Deus seja sempre o juiz, e você defende a mensagem mesmo que seja contrária à de Deus Palavra, então, você permitiu a Satanás a dominar. Mas, a menos que haja arrependimento, isto não pára por aí, logo se torna numa fortaleza, e em pouco tempo você se torna incapaz de decidir o que é certo e o que está errado. 

Igreja, pare de defender o ensino indefensável e venha a seus sentidos antes que seja tarde demais! “Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.”

Anúncios

Responses

  1. APÓIO O DITO ACIMA,MESMO SE HOUVESSE ESTE COSTUME, FOI EXTINTO POR CRISTO.VIVEMOS UM NOVO TESTAMENTO O QUAL É REAL,POIS FOI INSTITUÍDO POR CRISTO COM SEU PRÓPRIO SACRIFÍCIO.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: