Publicado por: mvmportugues | abril 13, 2017

A PORTA ESTREITA E A PORTA LARGA – Mateus 7: 13-14

Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. 14 Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram. (Mateus 7:13-14) 

Aqui o Senhor está nos ensinando que há dois caminhos e dois destinos. Um é o céu, e o outro é o inferno. 

No Antigo Testamento, vemos Moisés dizendo ao povo: “Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam” (Deuteronômio 30:19). E Deus disse a Jeremias: “A este povo dirás: Escutem! Eu, o Senhor, deixo que vocês escolham entre o caminho da vida e o caminho da morte.” (Jeremias 21:8) 

Josué, que sucedeu a Moisés, disse: “Escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor” (Josué 24:15). 

Elias, disse ao povo no Monte Carmelo: “Até quando vocês vão oscilar para um lado e para o outro? Se o Senhor é Deus, sigam-no; mas, se Baal é Deus, sigam-no,” (1 Reis 18:21). 

Como vemos, a decisão espiritual mais importante que alguém fará na vida, é a decisão sobre o seu destino eterno, que supera os triviais que a maioria das pessoas se concentram em uma base do dia-a-dia. Como a palavra de Deus nos diz, vamos viver para sempre e temos duas opções, o inferno e a punição eterna, ou o céu e alegria eterna. 

Jesus está nos ensinando que há uma escolha muito séria que precisamos fazer, uma escolha que se tornará em uma finalidade eterna. Enquanto lemos as palavras e o ensino do nosso Criador, ainda temos uma chance, mas um dia será tarde demais; portanto, Seu sermão leva a uma escolha que precisamos fazer enquanto ainda há tempo. 

Só há uma possibilidade para o seu destino e há apenas duas opções, não muitas, apenas duas. Há um caminho estreito com uma porta estreita. E há um caminho largo com uma porta larga. Jesus está falando de dois destinos – a vida ou a destruição; e de dois grupos de pessoas, os muitos e os poucos. 

O versículo 13 começa com um comando, “Entrem pela porta estreita”. O evangelho em si é um mandamento, arrepende-se e crê no Senhor Jesus Cristo. O evangelho sempre vem como um comando para obedecer. Não basta estudar sobre a porta estreita e admirar o que Jesus disse, porque o inferno vai estar literalmente cheio de pessoas que admiravam Jesus e Seu ensinamento, mas não o seguiram. 

Você deve ir além de estar fascinado com a obra de Jesus Cristo e de admirá-Lo, você deve entrar pela porta estreita da salvação através da fé Nele. 

Jesus diz: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim” (João 14:6). E em João 10:1 Jesus se refere à porta: “Eu sou a Porta, se alguém tentar vir de qualquer outra maneira, ele é ladrão e assaltante”. 

Em Atos 4:12 lemos: “Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos”. Há somente uma maneira de ser salvo, há apenas uma Pessoa que é o Salvador, por isso, a fé Nele e a obediência é necessária para a salvação. 

Somente Cristo é a porta. Sem Ele não há salvação nem céu. Não há outro caminho; todas as outras formas, embora promovidas por falsos mestres como o céu, acabam no inferno. Qualquer desvio da pessoa de Jesus Cristo, da obra de Jesus Cristo, ou do evangelho de Jesus Cristo pela fé e pela graça te levará ao inferno. Você deve fazer um compromisso de vir a Cristo porque Ele é o único caminho. 

Quando continuamos lendo o capítulo 7 de Mateus, vemos Jesus fazendo a comparação dos discípulos verdadeiros e falsos. Os falsos são aqueles que estão no caminho mais amplo, e que foram desviados por falsos profetas, doutrinas e crenças. Eles dirão a Jesus um dia: “Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?’ 23 Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam a iniquidade!” (vs. 22-23). 

Como somos advertidos, quando estes, que são enganados, chegam ao final do caminho, a notícia não é boa como Salmos 1:6 diz: “O caminho dos ímpios perecerá”. 

Portanto, “Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos. Não percebem que Cristo Jesus está em vocês? A não ser que tenham sido reprovados!” (2 Coríntios 13:5) 

Lembrem-se: “É terrível cair nas mãos do Deus vivo” (Hebreus 10:31); a menos que você tenha decidido de passar a eternidade no inferno e à parte Dele.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: