Publicado por: mvmportugues | março 30, 2017

CARACTERÍSTICAS DE UM FALSO CONVERSO – Atos 8:9-24

Primeiro, precisamos entender que a salvação não depende de uma oração, de um batismo ou do histórico religioso da nossa família. Os verdadeiros conversos se examinam como o apóstolo Paulo escreveu aos coríntios: “Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos. Não percebem que Cristo Jesus está em vocês? A não ser que tenham sido reprovados!” (2 Coríntios 13:5). O Verdadeiro converso tem um grande desejo de estudar a Palavra e aprecia estar com outros crentes que têm um espírito semelhante, e onde Jesus é sempre o centro de atenção. 

Vemos no relato de Atos 8, que o Felipe mencionado foi um dos sete diáconos originais selecionados para servir na igreja de Jerusalém (Atos 6:5). Felipe tinha um coração para o evangelismo e, quando a “grande perseguição” surgiu em Atos 8:1, Filipe deixou Jerusalém para se tornar um evangelista em Samaria (Atos 8:5-12). E vemos que o Senhor o usou muito. 

Ora, em Samaria, encontrou um homem chamado Simão, que praticava a feitiçaria na cidade impressionando todo o povo de Samaria. Ele se vangloriava de ser alguém grande, e todo o povo lhe deu a sua atenção e exclamou: “Este homem é o poder divino conhecido como Grande Poder.” Eles o seguiam, pois ele os havia iludido com sua mágica durante muito tempo. 

Mas quando Filipe chegou, eles começaram a ouvi-lo enquanto proclamava as boas novas do Reino de Deus e do nome de Jesus Cristo; e crendo, eles foram batizados. 

Agora o próprio Simão também ‘creu’ e foi batizado. E ele seguiu Filipe por toda parte, maravilhado com os grandes sinais e milagres que eram realizados. 

Quando os apóstolos de Jerusalém ouviram que Samaria havia aceitado a palavra de Deus, enviaram Pedro e João a Samaria. Quando chegaram, oraram para que eles recebessem o Espírito Santo, pois o Espírito ainda não havia descido sobre nenhum deles; eles tinham apenas sido batizados em nome do Senhor Jesus. Então Pedro e João lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo. 

Quando Simão viu que o Espírito foi dado pela imposição das mãos dos apóstolos, ofereceu a Pedro e a João dinheiro e disse: “Dêem-me também este poder, para que a pessoa sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo.” 

Pedro viu suas intenções e respondeu: “Pereça com você o seu dinheiro! Você pensa que pode comprar o dom de Deus com dinheiro? 21 Você não tem parte nem direito algum neste ministério, porque o seu coração não é reto diante de Deus. 22 Arrependa-se dessa maldade e ore ao Senhor. Talvez ele lhe perdoe tal pensamento do seu coração, 23 pois vejo que você está cheio de amargura e preso pelo pecado.” (Atos 8:20-23) 

Os falsos conversos não amam verdadeiramente a Deus e não se importam se Ele recebe a glória; em vez disso, eles estão somente buscando reconhecimento e atenção para si mesmos. Simão não se importava verdadeiramente com Jesus; ele simplesmente queria que Jesus lhe desse os desejos do seu coração carnal. Ele não entendeu a salvação, porque a verdadeira salvação requer uma mudança de coração. Os falsos conversos pensam que é através de suas ações que eles são salvos. Eles podem dizer que a salvação não vem através de obras, mas seus corações declaram algo completamente diferente. 

Simão queria dons espirituais para que ele pudesse ser o centro da atenção e se sentir orgulhoso. Cristo, por outro lado, ensina aos seus discípulos que “Se alguém quiser ser o primeiro, será o último, e servo de todos.” (Marcos 9:35) 

Pedro expôs as intenções de Simão e ele estava preocupado com as conseqüências de suas ações, mas não porque ele decepcionou o Salvador, mas porque ele não queria o que Pedro disse que lhe ocorresse. Então ele respondeu. “Orem vocês ao Senhor por mim, para que não me aconteça nada do que vocês disseram.” (Atos 8:24) 

Ele não somente estava preocupado com as conseqüências, mas ele também mal interpretou como funciona o arrependimento; que é um constante desejo de ser puro diante de Deus. O arrependimento não precisa de outros para interceder por ele, mas, em vez disso, é o ato de uma pessoa que se humilha diante de seu Pai e pede perdão e deseja mudar. E isso não acontece apenas no momento da conversão; isto é contínuo todos os dias durante a vida do crente. 

O falso converso detesta a exposição e o confronto. Ele se defende ou, melhor ainda, ataca de volta, a fim de manter o confronto e a distância. Ele não acredita que poderia ter pecado de alguma forma. O falso converso é orgulhoso e nunca se responsabiliza pelos pecados que comete. Em outras palavras, ele é cego ao seus pecados. 

Simão teve todos os motivos errados para vir a Cristo, e, embora não fosse evidente no início, seu verdadeiro caráter foi descoberto no devido tempo. 

Os verdadeiros conversos confiam em Cristo e procuram tornar-se mais e mais como Ele todo tempo. Aqueles que afirmam ser cristãos devem demonstrar as características dos verdadeiros cristãos: a sã doutrina, a obediência à Palavra de Deus, e o amor. Eles devem trabalhar diligentemente para divulgar as boas novas do evangelho, como somos chamados a fazer (Mateus 28:19-20), sabendo bem que poderiam ser ridicularizados por muitos nesses tempos cada vez mais seculares. E embora os falsos cristãos às vezes possam nos enganar, certamente não podem enganar a Deus, pois nada em toda a criação está escondido de Sua vista. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas (Hebreus 4:13). No final da era, Seus anjos separarão o verdadeiro dos falsos cristãos, assim como a parábola nos diz que Ele separa o trigo do joio. 

Assim sendo, o verdadeiro crente produz o fruto de um novo estilo de vida, um estilo de vida agradável aos olhos do Deus Todo-Poderoso. Se estamos enraizados e fundamentados em Cristo, isto deve ser evidente. Jesus disse: “Eu sou a videira, vós sois os ramos. Aquele que permanece em Mim e eu nele, este dá muito fruto.”  (João 15:5)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: