Publicado por: mvmportugues | março 10, 2017

VOCÊ SE PREOCUPA EM SABER SE É REALMENTE UM CRISTÃO? – Romanos 8:7-11

As pessoas que têm a mente controlada pela natureza humana se tornam inimigas de Deus, pois não obedecem à lei de Deus e, de fato, não podem obedecer a ela. As pessoas que vivem de acordo com a sua natureza humana não podem agradar a Deus. Vocês, porém, não vivem como manda a natureza humana, mas como o Espírito de Deus quer, se é que o Espírito de Deus vive realmente em vocês. Quem não tem o Espírito de Cristo não pertence a ele. 10 Mas, se Cristo vive em vocês, então, embora o corpo de vocês vá morrer por causa do pecado, o Espírito de Deus é vida para vocês porque vocês foram aceitos por Deus. 11 Se em vocês vive o Espírito daquele que ressuscitou Jesus, então aquele que ressuscitou Jesus Cristo dará também vida ao corpo mortal de vocês, por meio do seu Espírito, que vive em vocês. (Romanos 8:7-11) 

Você se preocupa em saber se você realmente é ou não um cristão? Bem, um cristão é uma pessoa que tem o Espírito de Deus vivendo nela. Se você confiou sinceramente em Cristo para sua salvação e o reconheceu como seu Senhor e Salvador e agora está disposto a obedecer a Ele, então o Espírito Santo entrou em sua vida, e agora você é um Cristão nascido de novo. 

Como você sabe com certeza, vamos dar uma olhada: 

  • Quando o Espírito Santo está vivendo dentro de você, você vai acreditar que Jesus Cristo é o Filho de Deus e que a vida eterna só vem por meio Dele (1 João 5:5).
  • Você começará a agir como Cristo dirige: Porque as pessoas que vivem de acordo com a natureza humana têm a sua mente controlada por essa mesma natureza. Mas as que vivem de acordo com o Espírito de Deus têm a sua mente controlada pelo Espírito. (Romanos 8:5)
  • Você encontrará ajuda para seus problemas diários e em sua oração porque: O Espírito de Deus vem nos ajudar na nossa fraqueza. Pois não sabemos como devemos orar, mas o Espírito de Deus, com gemidos que não podem ser explicados por palavras, pede a Deus em nosso favor. 27 E Deus, que vê o que está dentro do coração, sabe qual é o pensamento do Espírito. Porque o Espírito pede em favor do povo de Deus e pede de acordo com a vontade de Deus. (Romanos 8:26-27)
  • Você será capacitado a servir a Deus e fazer Sua vontade porque Jesus disse que, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra. (Atos 1:8)
  • E você se tornará parte do plano de Deus para edificar Sua igreja (Efésios 4:12-13).

Como vemos no nosso texto (vs. 7-9), Paulo divide as pessoas em duas categorias, aquelas que são dominadas por sua natureza pecaminosa e aquelas que são controladas pelo Espírito Santo. Todos estaríamos na primeira categoria se Jesus não nos tivesse oferecido uma saída. Uma vez que verdadeiramente nascemos de novo, o Espírito vive em nós pela fé e estamos certos de viver com Cristo para sempre. O Espírito Santo é a promessa de Deus e a garantia da vida eterna para aqueles que crêem, confiam e obedecem a Ele.

Os crentes verdadeiros têm um grande zelo para diariamente e conscientemente escolher centrar suas vidas em Deus. Eles usam a Bíblia para descobrir as orientações de Deus, e depois segui-las. Quando surgem situações perplexas, eles perguntam: “O que Jesus quer que eu faça?” E, quando o Espírito Santo aponta o que é certo, eles o fazem ansiosamente e com confiança sabendo que Ele os está guiando. 

A evidência inegável de um verdadeiro cristão é uma vida mudada. Precisamos lembrar que se não mudarmos a maneira como vivemos; nosso destino eterno também nunca mudará. 

Uma vida mudada começa com a obediência a Deus. Quando uma pessoa decide seguir a Deus, uma mudança acontece e há uma tremenda alegria (Gálatas 5:22). Devemos compreender que, embora as dores ocorram na vida de um crente, o Espírito Santo nos dará uma alegria e paz que não podem ser removidas. 

Deus ordenou ao Seu povo para ser santo e viver uma vida santa. Esforcem-se para viver em paz com todos e ter uma vida santa; pois sem a santidade ninguém verá o Senhor. (Hebreus 12:14) 

Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, 16 pois está escrito: “Sejam santos, porque eu sou santo.” (1 Pedro 1:15-16) 

Você está vivendo uma vida santa, ou você está ‘pretendendo’ como os fariseus hipócritas sobre os quais Jesus advertiu os seus discípulos? 

Nunca tome conselhos de quem não está vivendo uma vida humilde, santa, e honrando a Cristo; porque os hipócritas são muito sutis em ensinar-lhe “doutrinas de demônios”; e Deus nos alertou sobre essas pessoas em Sua Santa Palavra. 

O Senhor nos ama e disse aos israelitas por intermédio de Moisés: Vejam que hoje ponho diante de vocês vida e prosperidade, ou morte e destruição. 16 Pois hoje lhes ordeno que amem o Senhor, o seu Deus, andem nos seus caminhos e guardem os seus mandamentos, decretos e ordenanças; então vocês terão vida e aumentarão em número, e o Senhor, o seu Deus, os abençoará na terra em que vocês estão entrando para dela tomar posse. 

17 “Se, todavia, o seu coração se desviar e vocês não forem obedientes, e se deixarem levar, prostrando-se diante de outros deuses para adorá-los, 18 eu hoje lhes declaro que, sem dúvida, vocês serão destruídos. Vocês não viverão muito tempo na terra em que vão entrar e da qual vão tomar posse, depois de atravessarem o Jordão.” 

19 “Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam, 20 e para que vocês amem o Senhor, o seu Deus, ouçam a sua voz e se apeguem firmemente a ele. Pois o Senhor é a sua vida, e ele lhes dará muitos anos na terra que jurou dar aos seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó”. (Deuteronômio 30:15-20)

A escolha entre a vida e a morte também foi enfatizada durante o ministério de Jesus. Leia João 3:14-21, 33-36. 

O que espera aquele que rejeita Jesus? A separação eterna Dele. 

O que espera aquele que recebe Jesus? A vida eterna com Ele. 

O que você escolherá? 

Lembre-se, Deus quer abençoar nossas vidas além de nossa imaginação e Ele o fará se escolhermos obedecer a Ele.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: