Publicado por: mvmportugues | fevereiro 9, 2017

A SABEDORIA DE DEUS REVELADA PELO ESPÍRITO – 1 Coríntios 2:6-16

espiritu-santo-p

12 Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente. 13 Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais. 14 Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente. 15 Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido; pois 16 “quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo?” Nós, porém, temos a mente de Cristo. (1 Coríntios 2:12-16)

O objetivo em ensinar e estudar a palavra de Deus é deixar claro o que a Bíblia diz àqueles que estão procurando a verdade. Tudo o que Deus considera conhecimento essencial para Seus filhos é encontrado em Sua Palavra – a Bíblia. Deus, no entanto, revelou Sua verdade a todos os seres humanos das coisas criadas (Romanos 1:20) chamado revelação geral, e em Sua Palavra escrita chamada revelação especial (1 Coríntios 2:6-10). 

Como um fundo histórico, precisamos entender que um dos problemas que existia na igreja de Corinto foi o fracasso dos cristãos em renunciar à filosofia humana. Os coríntios viviam numa sociedade muito intelectual e imoral, um mundo que se baseava na razão e nos desejos dos homens, e, quando se tornaram cristãos, levaram para a igreja esse tipo de imoralidade e racionalismo. 

Paulo escreveu esta carta para incentivar-los a cortar os laços de sua vida mundana anterior, tanto em termos filosóficos quanto em termos de comportamento moral. 

Depois de expor a futilidade do pensamento mundano em 1 Coríntios capítulo 1, Paulo introduz os cristãos ao reino superior da sabedoria divina. Este tipo de conhecimento e compreensão não está disponível através da inteligência e raciocínio humano, ela vem estritamente através da revelação divina. Somente aqueles habitados pelo Espírito de Deus têm “a mente de Cristo” (versículo 16) e acesso às “coisas que lhes são dadas gratuitamente” por Deus (versículo 12). Porque, o que não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente (versículo 14). 

Assim que, sem essa percepção sobrenatural, ninguém pode conhecer com precisão o Senhor ou Seus caminhos. Muitas pessoas dizem que acreditam em Deus, mas podem não ter uma compreensão correta Dele porque suas percepções são baseadas em seus próprios pensamentos e idéias. É mais fácil personalizar um deus para ajustar nossas preferências do que fazer os ajustes necessários que a adoração do único Deus verdadeiro exige. 

Mesmo os crentes precisam se proteger contra tentar encaixar Deus em sua imagem preconcebida Dele. A Bíblia é a única fonte confiável de revelação divina, mas devemos ter cuidado de considerar as Escrituras em sua totalidade. É fundamental que não escolhemos apenas os versículos em que queremos crer. Por exemplo, concentrando-nos apenas em passagens que enfatizam a bondade do Senhor, e excluindo aqueles que falam de Sua santidade e justiça, identifica e mostra, que nós não entendemos Sua verdadeira natureza. 

Há uma diferença entre “a sabedoria terrena” e “a sabedoria que vem do alto” (Tiago 3:14-18). Para receber a sabedoria de Deus, devemos, em primeiro lugar, desejá-la e pedir a Deus por ela. “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida” (Tiago 1:5). E o próximo versículo especifica que devemos “pedir com fé, sem duvidar” (versículo 6). 

Devemos reconhecer que a verdadeira sabedoria vem de Deus e que Jesus Cristo é a encarnação dessa sabedoria (1 Coríntios 1:30). Confiar em Cristo e ceder a Seu Espírito Santo é andar em sabedoria. Então, como cristãos, “temos a mente de Cristo” (1 Coríntios 2:16).

O amor de Deus, o maior mandamento, também é necessário. “Porém, como dizem as Escrituras Sagradas: “O que ninguém nunca viu nem ouviu, e o que jamais alguém pensou que podia acontecer, foi isso o que Deus preparou para aqueles que o amam.” 10 Mas foi a nós que Deus, por meio do Espírito, revelou o seu segredo. O Espírito Santo examina tudo, até mesmo os planos mais profundos e escondidos de Deus.” (1 Coríntios 2:9-10)

Aquele que têm a sabedoria de Deus vai mostrar pelo modo como ele vive: “Existe entre vocês alguém que seja sábio e inteligente? Pois então que prove isso pelo seu bom comportamento e pelas suas ações, praticadas com humildade e sabedoria” (Tiago 3:13). 

Para receber a sabedoria de Deus, devemos estudar diligentemente a Sua Palavra (2 Timóteo 2:15), meditar nela, orar por sabedoria, buscá-la com todo o coração e andar no Espírito. Deus deseja dar Sua sabedoria a Seus filhos, mas precisamos procurar conhecer o Senhor, considerando todo o conselho da Escritura. A sabedoria divina está disponível para todo crente, que a procura na Palavra de Deus e pede a iluminação do Espírito Santo.  

Que nunca tentemos limitá-Lo a nossas preferências, em vez disso, que Ele amplie nossas mentes para nos dar um entendimento claro da Sua Palavra. 

Quando conhecemos e praticamos a verdade, ela nos libertará. (João 8:32)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: