Publicado por: mvmportugues | fevereiro 2, 2017

QUEM TEM OUVIDOS PARA OUVIR, OUÇA! – Mateus 11:15

mateo-11-vs-15-p

O Senhor Jesus Cristo deve ter considerado essa maneira persuasiva e poderosa de comunicação como sendo de grande importância, porque aparece oito vezes nos quatro Evangelhos e sete vezes no Apocalipse, todos falados pelo próprio Cristo, e mais uma vez, aparentemente, proclamada pelo apóstolo João em Apocalipse 13:9.  

É urgente, portanto, que as pessoas não apenas “ouçam” a Palavra de Deus como diz o ditado “entra por um ouvido e sai pelo outro”, mas realmente ouçam com mentes compreensivas, corações crentes e vidas obedientes. 

O que significa ouvir? 

  • Implica uma disposição para escutar, prestar atenção.
  • Implica uma sinceridade comprometida de ouvir o que está sendo dito. 

Jesus disse: “Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida” (João 5:24). Ouvir a mensagem de Deus com mentes e corações crentes significa o contraste entre ir para o céu ou para o inferno. 

Jesus também disse: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. 28 Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão” (João 10:27-28). Nosso Senhor não só nos prometeu a vida eterna, mas também nos assegura que a vida do crente é verdadeiramente eterna e nunca pode ser tirada de nós.

Precisamos ler as Escrituras porque, para ouvir a voz de nosso Salvador Jesus Cristo, precisamos estar fundamentados na Palavra. Precisamos entender Seu grande amor e o preço que Ele pagou na cruz por nós, para que um dia possamos unir-nos a Ele no céu e passar a eternidade com Ele. Jesus disse: “Eu lhes afirmo que está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e aqueles que a ouvirem, viverão. 26 Pois, da mesma forma como o Pai tem vida em si mesmo, ele concedeu ao Filho ter vida em si mesmo. 27 E deu-lhe autoridade para julgar, porque é o Filho do homem. 28 “Não fiquem admirados com isto, pois está chegando a hora em que todos os que estiverem nos túmulos ouvirão a sua voz 29 e sairão; os que fizeram o bem ressuscitarão para a vida, e os que fizeram o mal ressuscitarão para serem condenados” (João 5: 25-29). Todo mundo O ouvirá naquele momento, e para a maioria das pessoas, será tarde demais.

Em 1 Tessalonicenses 4:16-17 lemos: “Porque o próprio Senhor descerá do céu com um grito, com a voz de um arcanjo e com a trombeta de Deus. E os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. 17 Então nós que estamos vivos e permanecemos serão arrebatados juntamente com eles nas nuvens para encontrar o Senhor nos ares. E assim estaremos sempre com o Senhor.” Aqui lemos sobre os que eram e os que atualmente são fiéis à Sua Palavra e ouvem e obedecem o que Ele diz. 

“Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!” É uma advertência vital que os ouvintes precisam levar em consideração com muito cuidado, porque, procurar a verdade de Deus requer energia e foco; e é necessário ter a vontade de ser desafiado e de mudar. 

Ouvir as palavras de Deus e não colocá-las em prática é como o homem insensato que construiu a sua casa sobre a areia. 27 Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda (Mateus 7:26-27). E Romanos 10:17 nos diz que “a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Deus.”  

Se não ouvimos, perderemos o que Deus tem para nós. Infelizmente, a maioria das pessoas que se chamam cristãos não escutam o que o Espírito diz a eles ou às igrejas. Eles preferem seguir seus próprios caprichos, a última tendência, ou as tradições dos homens. 

A única maneira de realmente ser um cristão é ouvir o que o Espírito diz e obedecê-Lo. Jesus explicou que a família de Deus consiste naqueles que ouvem o Pai: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a praticam” (Lucas 8:21). Ele também disse: “Aquele que pertence a Deus ouve o que Deus diz” (João 8:47); “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem” (João 10:27); “Todos os que são da verdade me ouvem” (João 18:37). 

Jesus disse: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. 32 E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará” (João 8:31-32). 

Estamos ouvindo nosso Pai? Estamos dispostos a ouvir a palavra de Deus? 

Ouvir e obedecer carrega uma grande responsabilidade, que é seguida por recompensas que estão fora deste mundo. Portanto, quem tem ouvidos para ouvir, ouça!

Deixe um comentário

Categorias

