Publicado por: mvmportugues | janeiro 4, 2017

DEUS PROTEGE SEUS FILHOS – 1 João 4:4

1-joao-4-vs-4

“Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo.” 1 João 4:4 

Este versículo dá conforto aos santos, os verdadeiros filhos de Deus. Portanto, não temos medo de ser persuadidos por falsos profetas e anticristos, já que pertencemos a Deus. O Espírito Santo que habita em nós é maior do que aquele que está no mundo, que é composto por Satanás e todos os seus anjos caídos, demônios e aliados. 

O crente verdadeiro nasce de Deus e tem o poder de Deus para a salvação como seu recurso para a vitória. Ele é iluminado pelo Espírito Santo e, portanto, têm discernimento da verdade e do erro. Eles são como os Bereanos de Atos 17:11 que buscam a Escritura e não se deixam levar por engano. Eles têm vitória sobre o inimigo, pois eles dependem do Espírito Santo que permanece neles em vez de depender do sistema do mundo. 

Como resultado de serem salvos, os crentes têm o Espírito Santo de Deus dentro deles, em vez de Satanás, que está atras dos bastidores trabalhando através de seus demônios e transmitindo falsas mensagens através de falsos profetas. 

Este versículo é uma das promessas mais reconfortante da Bíblia para o crente. Porque “somos de Deus” e porque Ele está em nós através do Espírito Santo: “Vocês não sabem que vocês são o templo de Deus e que o Espírito de Deus vive em vocês?” (1 Coríntios 3:16) 

Portanto, se você está em Cristo Jesus, o Espírito Santo é Aquele que é maior em você. E quando temos o Espírito viviendo em nós, temos vitória, porque Ele é Aquele que nos faz triunfar em todas as circunstâncias da vida, se lhe obedecermos. 

A palavra superar significa conquistar, prevalecer, triunfar, ter vitória. Assim como o Senhor teve vitória final quando Ele assumiu o trono no céu para trazer o fim dos tempos. “Eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, triunfou” – prevaleceu ou superou (Apocalipse 5:5). Então Ele nos deu poder para triunfar e vencer também. 

Paulo escreve aos romanos afirmando: “Pois, se a morte reinou pelo pecado de um homem, muito mais reinarão e viverão aqueles que recebem a graça abundante de Deus e a oferta gratuita de salvação, por meio de Jesus Cristo.” (Romanos 5:17) 

Quando somos de Deus, somos “nascidos de Deus e vencemos o mundo” – e aquele que vence o mundo é “somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus.” (1 João 5:4) 

Assim como o Senhor Jesus venceu o mundo, nós também venceremos e teremos a vitória sobre o mundo. “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo.” (João 16:33) 

Com o poder que habita em nós, somos vitoriosos sobre aqueles que, infelizmente, são levados a abraçar doutrinas falças do anticristo e filosofias mundanas, porque: Quem quer ser amigo do mundo se torna um inimigo de Deus (Tiago 4:4) . Essas são as pessoas que “amam o mundo” (1 João 2: 15-17) e procuram levar o povo de Deus em cativeiro. “Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo.” (Colossenses 2:8). 

Os crentes, por outro lado, “não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem” (Romanos 12:21), mas os resgatamos com as poderosas “armas da nossa guerra”, que são a Palavra de Deus e a oração . “Porque, embora nós vivamos no mundo, não lutamos como o mundo luta. Pois as armas que usamos na nossa luta não são do mundo. Ao contrário, elas têm o poder de Deus para destruir fortalezas. Com elas nós podemos destruir os argumentos falsos e toda arrogância que se levante contra o conhecimento de Deus. Prendemos todo pensamento e o obrigamos a obedecer a Cristo.” (2 Coríntios 10:3-5) 

Devemos também: “vistir toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. 14 Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça 15 e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. 16 Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. 17 Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. 18 Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.” (Efésios 6:13-18) 

Para aqueles caminhando nesta verdade, a vitória é assegurada, eles superam o mal. Isso significa que o cristão não da lugar para o medo. Temos muitos inimigos espirituais, mas nenhum deles é maior do que o Espírito Santo de Deus que vive em nós; porque aquele que está em você é maior do que aquele que está no mundo.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: