Publicado por: mvmportugues | dezembro 29, 2016

O CONSTRUTOR PRUDENTE E O INSENSATO – Mateus 7:24-27

mateus-7-vs-24-27

Durante Seu Sermão da Montanha, Jesus contou uma história sobre dois homens, um que construiu sua casa sobre uma rocha e outro que construiu sua casa sobre a areia. A casa construída sobre uma rocha resistiu à tempestade, e o construtor é chamado sábio; mas a casa construída sobre a areia desabou durante a tempestade, e o construtor é chamado de tolo. 

O significado desta parábola é bastante óbvio: Um alicerce adequado é necessário. Com uma casa literal, é imprudente construir sobre a areia, porque a fundação será instável e a casa acabará por sofrer grandes danos. Construir este tipo de casa é um desperdício de tempo e recursos, porque eventualmente ela cairá. Em contraste, é sábio construir uma casa em uma fundação segura, porque ancorando-a ao rochedo faz a casa suportar o teste da tempestade. 

Ambos os construtores experimentaram a mesma tempestade e a mesma inundação, muito provavelmente essas casas foram construídas à vista uma da outra. Possivelmente o homem que construiu na areia ridicularizou o homem que planejou, investiu e trabalhou duro para ter a base sólida necessária. 

O homem insensato perdeu suas finanças, seu respeito e sua casa. O orgulho e a rebelião vêm com um preço terrível. O homem insensato não planejou para si nem para sua família; portanto, ele sofreu grande perda. Poderia ter sido diferente se ele tivesse humildemente procurado e obedecido o conselho e a orientação de Deus. 

O construtor que construiu na areia não planejou para a tempestade ou para a inundação; portanto, ele planejou para falhar – porque quem não planeja de acordo com a palavra de Deus acaba falhando. Recusando-se a adorar a Deus em Espírito, e na verdade a vida se torna um desperdício e um fracasso; é insanidade adorar qualquer deus, a não ser o Deus Vivo e Criador. 

Como vemos nesta parábola, construir uma casa é simplesmente uma analogia para construir uma vida. O ponto é este: Você está construindo sua vida, e a fundação que você escolhe é a característica mais importante dela. Nos versículos que seguem, Jesus oferece duas opções para construir-la. 

Jesus começa afirmando que você deve “ouvir” Suas palavras, mas Ele não pára por aí. Ele continua dizendo que você deve agir de acordo com Suas palavras. Se você vai construir numa fundação solida, você deve fazer o que Jesus ensina em Sua Palavra. O alicerce adequado para a vida são as palavras de Jesus, não apenas ouvindo-as, mas verdadeiramente escutando e depois colocando-as em ação. Tiago escreve: “Vocês devem praticar o que a mensagem ensina e não devem somente ouvir, enganando a vocês mesmos.” (Tiago 1:22) 

Mas se apenas ouvimos as maravilhosas palavras de Jesus e seguimos no nosso próprio caminho e não fazemos o que Ele diz, então somos como o construtor insensato, que constrói sua casa na areia. Pense sobre isso, quem quer construir uma casa sobre a areia? 

Talvez o homem insensato pensou que ele estava seguro? Sua casa estava de pé no início, e tudo estava indo bem. Mas quando a inundação veio, ele não teve nenhuma esperança, sua casa desmoronou e grande foi a queda dela. 

O que passa com a nossa vida? Quando Satanás nos traz tentações e provações, podemos sentir como se estivéssemos sendo superados por uma inundação! Como Isaías 59:19 afirma: “… vindo o inimigo como uma corrente de águas …” 

Assim que, quando a tempestade da tentação ou provação vem, você cai como aquele homem tolo que construiu sua casa na areia? Ou você quer ser como o sábio que obedeceu e ouviu o que Jesus tinha a dizer. “Porque ninguém pode construir outro alicerce, além daquele que já foi construído. E este alicerce é Jesus Cristo.” (1 Coríntios 3:11) 

O sábio construtor diz: “O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador. O meu Deus é uma rocha em que me escondo. Ele me protege como um escudo; ele é o meu abrigo, e com ele estou seguro.” (Salmos 18:2) 

Jesus é a nossa rocha! Ele é o alicerce sobre o qual podemos construir nossa vida. Se obedecermos o nosso Senhor e seguimos o que Ele nos ensina, teremos a certeza de que, não importa se a inundação vem sobre nós, por mais feroz que as tempestades da vida possam chegar, Ele nunca nos deixará nem nos abandonará. (Hebreus 13:5; Deuteronômio 31:8) 

Deus quer que construímos com segurança sobre a Rocha eterna, a palavra de Deus. Se você tem sido apenas um ouvinte, por favor, ponha em prática esta importante lição de Cristo. Aquele que é ouvinte e não cumpridor da palavra, Cristo compara ao homem que edificou sua casa sobre a areia. Precisa apenas chegar a tempestade de tentação para arruinar tal vida, e o alicerce que eles assumiram ser tão seguro é destruído. Quão grande é a perda desta alma. Poderiam ter tido vida eterna com Deus, se tivessem prestado atenção somente à Sua palavra e construído sobre o firme alicerce que é Jesus Cristo. 

Infelizmente, poucas pessoas constroem sob o alicerce das palavras de Cristo. Mas se você constrói sua vida de acordo com os códigos de construção de Cristo, você não ficará desapontado. 

Tanto os sábios quanto os tolos ouvem as palavras de Jesus. Mas colocándo-as em prática, como aquele que constrói uma casa em um alicerce sólido, é a única maneira de demonstrar um relacionamento seguro com Jesus.  

“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.”  (Provérbios 3:5-6)


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: