Publicado por: mvmportugues | dezembro 14, 2016

POR QUE NASCEU JESUS? – João 3:16

porque-nasceu-jesus-joao-3-vs-16

Você já parou alguma vez para pensar sobre o significado profundo do nascimento de Jesus Cristo? Embora muitas pessoas tenham ouvido a história do nascimento de Jesus, seu significado real é mal compreendido por muitos. 

Vamos começar do inicio. 

Deus criou Adão e Eva e os colocou no belo Jardim do Éden que supria todas as suas necessidades. Ali, o próprio Deus caminhou com eles e lhes ensinou tudo o que precisavam saber. (Gênesis 2:8-25) 

Eles tinham tudo, então o que aconteceu? 

Deus deu aos seres humanos o dom da livre escolha. Ele lhes deu a habilidade de decidir se O obedeceriam ou não. Tragicamente, Adão e Eva seguiram o pai da mentira, Satanás, e ambos comeram da árvore do conhecimento do bem e do mal. Essa má decisão, essa rebelião contra seu Criador, rompeu seu relacionamento íntimo com Ele e Deus teve que expulsá-los do Jardim do Éden. (Gênesis 3) 

Desde o início, aprendemos que o pecado significa – uma desobediência direta aos mandamentos de Deus. 

Cristo teve que nascer porque depois que Adão e Eva pecaram ao não cumprir o mandato de Deus para glorificá-Lo em suas vidas; a humanidade teria sido eternamente perdida, e apartada de Deus. Mas, porque o Pai nos ama tanto, Jesus veio à terra para ser sacrificado para salvar a humanidade do inferno, que é separação eterna de Deus. 

Então por que Jesus teve de ser sacrificado por causa do nosso pecado? 

No Antigo Testamento, Abraão, Isaque e Jacó ofereceram sacrifícios a Deus. Centenas de anos antes do nascimento de Jesus, Deus revelou através de seu fiel servo Moisés um sistema religioso que incluía sacrifícios e ofertas de animais. Deus instruiu Seu povo a participar dos rituais físicos de sacrifícios de animais não porque eles removessem os pecados das pessoas, mas porque os sacrifícios eram necessários por causa dos pecados da humanidade. No entanto, Hebreus 10:4 nos diz que não é possível que o sangue de touros e de bodes tire pecados. Jesus teve de nascer porque, sem o Verdadeiro Sacrifício, a humanidade estava condenada. Todos morreriam, sem esperança. 

Sob a Nova Aliança, Deus substituiu os sacrifícios do sacerdócio Levítico com o sacrifício final do próprio Jesus. A morte de Jesus, Seu último sacrifício, tornou possível o perdão dos pecados, o que, por sua vez, nos capacita a esperança de viver e reinar com Cristo no Reino de Deus. Sem o nascimento de Jesus, nada disso seria possível. 

Por meio de Cristo, Deus restaurou o que estava perdido no Jardim do Éden. Deus tornou possível para toda a humanidade, cada pessoa, entrar voluntariamente em um relacionamento íntimo com Ele. Isso não poderia ter sido possível, no grande plano de Deus, sem o nascimento e posterior sacrifício de Seu Filho, Jesus Cristo. 

A salvação da humanidade dependia de Jesus vir à terra e viver uma vida perfeita, morrendo na cruz como o sacrifício perfeito pelos pecados do mundo inteiro. 

A Bíblia nos diz que “o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 6:23), e que “todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”. (Romanos 3:23) 

O nascimento de Cristo não foi o nascimento ordinário de um homem comum. O nascimento de Jesus Cristo foi a encarnação do próprio Deus. Em outras palavras, nosso Criador se tornou um homem. O significado disso é profundo e levará toda a eternidade para nós apreciarmos. 

Então, por que Jesus nasceu? Ele veio porque estamos perdidos em nossos pecados e ofensas contra Deus. Não podemos nos salvar, porque nossos pecados nos condenaram e precisamos de um Salvador. Jesus nasceu para que podermos ter vida após a morte. Ele conquistou a morte e o pecado por nós para que pudéssemos ter a vida eterna com Ele no céu. 

João 1:14 diz que a Palavra, o Deus eterno, tornou-se carne, significando o homem Jesus. Quando isso aconteceu, o Deus eterno saiu da eternidade para se tornar um homem de carne e osso. Jesus Cristo era de fato um homem, mas ao mesmo tempo, Ele era Deus. Ele é completamente Deus e plenamente homem. 

Aqui estão várias outras razões pelas quais Jesus nasceu: 

  • Jesus Cristo veio ao mundo para buscar e salvar os perdidos. “Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido.” (Lucas 19:10) 
  • Ele veio a ser uma Luz no mundo. “Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. (João 12:46) 
  • Jesus disse-lhes: “Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede. (João 6:35) 
  • “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. (João 10:10) 

E o mais importante é que Jesus Cristo veio ao mundo para fazer a vontade de Seu Pai. “Pois desci dos céus, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou.” (João 6:38) 

Ele veio ao mundo como uma demonstração do amor de Deus. “Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. (1 João 4:10) 

O Pai enviou Jesus por causa do Seu amor por nós. “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. (João 3:16-17) 

Mas lembre-se de que: 18 Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.” (João 3:18) 

Oramos para que durante este Natal você reflicta sobre o que Jesus fez por cada um de nós e re-dedique sua vida a Ele ou aceite-Lo como seu Senhor e Salvador. 

Por favor, compreenda que a Bíblia diz que se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo (Romanos 10:9). Mas que você também tem que fazer dele o Senhor da sua vida, porque Jesus disse: “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.” (Mateus 7:21) 

Que seu Natal seja preenchido com as bênçãos de Deus!

holly


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: