Publicado por: mvmportugues | dezembro 1, 2016

DEUS NOS INSTRUI E ACONSELHA NO CAMINHO QUE DEVEMOS IR – Salmo 32:8

salmo-32-vs-8-p

“Eu te instruirei”, diz o Senhor, “e te ensinarei o melhor caminho a seguires na vida. Guiar-te-ei com os meus olhos”. (Salmo 32:8) 

Deus nos ensina e nos instrui semelhante a um pai que cuida amorosamente de seus filhos, ensinando e guiando-os. Este versículo é um grande reflexo do modelo perfeito de como os cuidados paternais devem ser. 

Deveria ser natural que desejássemos estar perto de Deus, nosso Pai Celestial, porque cada criança quer ter a segurança de estar perto de seus pais, mas muitos por causa do que aconteceu durante sua juventude se perguntam se podem realmente se aproximar de Deus, porque nunca tiveram um verdadeiro pai que os amasse e lhes desse o ensino e a atenção de que precisavam. 

A Bíblia declara que Deus nos ama e deseja ouvir nossas corações, quer nos confortar, e nos aconselhar como um pai. Como o salmista declarou, “O Senhor está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam com sinceridade.” (Salmo 145:18) 

Assim como todos os pais sabem a importância de obter a atenção de uma criança, assim Deus se relaciona conosco da mesma maneira. 

Precisamos tomar tempo para estar com o Senhor como o Salmo 46:10 afirma: “Fiquem quietos e saibam que eu sou Deus”. Deus está sempre disponível para nós, mas não podemos realmente conhecê-Lo até que nos concentremos especificamente Nele e Seus Sagrados Atributos. 

A promessa no Salmo 32:8 abrage tudo o que precisamos saber para fazer a escolha certa. 

  • Em primeiro lugar, Ele promete nos instruir com a verdade. O mundo e mesmo as pessoas religiosas nos oferecem conselhos e idéias que estão cheios de erros, mas a orientação do Senhor sempre nos guia no caminho certo. “Se você virar para a direita ou para a esquerda, seus ouvidos ouvirão uma voz atrás de você, dizendo:” Este é o caminho, siga-o.” (Isaías 30:21)
  • Quando abrimos Sua Palavra, o Senhor nos ensina e nos ajuda a entender o seu significado. No entanto, ter informações é apenas o começo. Para usufruí-lo, devemos aplicar o que aprendemos à situação que enfrentamos. Já que algumas de nossas decisões não são uma questão de certo ou errado, mas do que é melhor para nossas vidas, também precisamos de sabedoria e discernimento para fazer as escolhas certas. O Espírito Santo dentro de nós prometeu guiar-nos para toda a verdade (João 16:13). Seu objetivo é dirigir-nos para fazer a vontade de Deus, mostrando-nos a diferença entre a verdade e o erro e nos ajuda a distinguir entre o que é bom e o que é melhor. Porque Ele conhece o futuro e vê o que resultará de tomar um caminho errado, Ele nos guiará em caminhos que levam às bênçãos que vêm da obediência a Deus. Quando seguimos Suas inspirações, não sofreremos dos inevitáveis arrependimentos que seguem escolhas erradas.
  • Guiar-te-ei com os meus olhos.” Essa promessa nos mostra a proximidade de Deus porque o aconselhamento envolve um relacionamento. Também revela que andamos sob o olhar abrangente do Senhor. Como Pai amoroso, Ele cuida de nós, dando conselhos sábios para a vida. Uma vez que sabemos que Ele nos ama, tem pleno conhecimento do futuro e sempre quer o melhor para nós, então é tolo ignorar Sua sabedoria e tomar decisões baseadas em nosso próprio conhecimento e compreensão. Há tantos aspectos da situação que não podemos ver, mas Deus conhece todos elas, portanto, devemos buscar Suas instruções amorosas do caminho que devemos seguir.
  • O olhar de Deus sobre nós também demonstra Sua proteção e cuidado sobre nós, onde quer que estejamos e o que quer que façamos. Ele vê o que nos espera todos os dias e mostra-nos o caminho certo, mesmo quando outro caminho parece aquele que devemos tomar. Nossa responsabilidade é continuar olhando para cima e colocando nossas mentes em Deus. Cada decisão deve nos levar a perguntar a Ele o é que Ele quer que façamos.
  • E se outros vierem a nós para orientação, precisamos imediatamente buscar a sabedoria do Senhor. Sempre que oferecemos conselhos, devemos confiar nessa promessa porque somos responsáveis perante Deus pelos conselhos que damos.

Lembre-se, Deus deseja estar perto de Seus filhos e quando nos aproximarmos Dele, Ele se aproximará de nós (Tiago 4:8). 

Ele aguarda com expectativa nossas orações, e Ele também aguarda com expectativa a nossa escuta do que Ele tem para nos dizer. Tenha em mente que Deus divulgará as coisas claramente para nós; Ele nos capacitará a alcançar Seu propósito para nós. Ele nos deu uma maravilhosa promessa neste versículo para nos encorajar quando precisamos de Sua orientação. 

Se nós viermos a Ele buscando e crendo Nele, Ele nos dará instrução e ensino para qualquer situação que estamos enfrentando. Fique perto de Deus e Ele estará perto de você e o guiará por toda a sua vida.


Responses

  1. E muito bom ler estudar se alimentar da palavra de Deus a cada dia mais possamos nao só ler meditar mas viver a palavra de Deus


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: