Publicado por: mvmportugues | novembro 24, 2016

O SIGNIFICADO BÍBLICO DA ACÇÃO DE GRAÇAS – Salmo 100:4-5

salmo-100-p

Entrem por suas portas com ações de graças, e em seus átrios, com louvor; dêem-lhe graças e bendigam o seu nome. Pois o Senhor é bom e o seu amor leal é eterno; a sua fidelidade permanece por todas as gerações. (Salmo 100:4-5) 

Devemos ser gratos porque Deus é digno de nossa ação de graças. É justo reconhecê-Lo por “todo dom bom e perfeito” que Ele dá (Tiago 1:17). Quando somos gratos, nosso foco se move fora dos desejos egoístas e fora da dor das circunstâncias atuais. Expressar gratidão nos ajuda a lembrar que Deus está no controle. A gratidão, então, não é apenas apropriado; é realmente saudável e de benéfico para nós. Ela nos lembra que pertencemos a Deus e que fomos abençoados com toda bênção espiritual (Efésios 1:3). Verdadeiramente, temos uma vida abundante (João 10:10), e a gratidão é a nossa expressão de amor para o nosso Criador. 

Consideremos alguns pontos bíblicos sobre porque devemos ser gratos a nosso Pai celestial. 

Porque honra a Deus. Quando somos gratos, reconhecemos que Deus existe e a verdadeira gratidão reconhece nossa total dependência de Deus, e realizamos que tudo o que acontece em nossa vida e tudo o que temos é produto do controle soberano de Deus, da Sua sabedoria infinita, propósitos e graça. “Tudo isso é para o bem de vocês, para que a graça, que está alcançando um número cada vez maior de pessoas, faça que transbordem as ações de graças para a glória de Deus.” (2 Coríntios 4:15) 

Uma pessoa humilde é uma pessoa agradecida e uma pessoa grata será uma pessoa humilde, portanto, elas sabem que tudo o que elas têm vem do nosso amoroso Pai Celestial. 

Porque é ordenado nas Escrituras. Deus nos ordena que transbordemos com ação de graças. Tanto o Velho quanto o Novo Testamento estão cheios de versos sobre ação de graças como o nosso versículo nos diz; e o apóstolo Paulo nos ensina a “orar sem cessar. 18 Em tudo de graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para você. (1 Tessalonicenses 5:17-18) 

Encontramos também estas belas palavras em Colossenses 3:15-17, “Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos. 16 Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração. 17 Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.” 

Devemos dar graças pelo próprio Deus e por Sua soberana atividade e controle sobre o universo. Que mundo sem esperança este seria se todas as coisas não tivessem propósito e fossem meramente o produto do tempo e do acaso. Como vemos mais uma vez em Colossenses 1:12-14, “devemos dar, graças ao Pai, que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz. 13 Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, 14 em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.” 

Devemos dar graças por nossa salvação através de Cristo e pelas riquezas insondáveis que são nossas Nele (Efésios 3:8). Afinal, somos abençoados com todas as bênçãos espirituais, e estamos completos Nele (Efésios 1:3, Colossenses 2:10). Como Paulo ilustrou tantas vezes na saudação de suas epístolas, devemos dar graças por outros que conhecem o Salvador e estão crescendo e servindo ao Senhor. E devemos continuar compartilhando as boas novas com aqueles que estão perdidos e com tanta necessidade de conhecer nosso Salvador. 

Então, estamos respondendo com um coração de gratidão que está focado no Senhor? Estamos ativamente dando graças pelo que Deus tem feito, está fazendo, e vai fazer, e estamos procurando servir o Salvador? Tal resposta só pode vir quando começarmos a compreender verdadeiramente a graça de Deus em Cristo, e O buscamos para conhecê-Lo intimamente em todas as situações de vida que enfrentamos, e descansamos em Sua graça soberana.

Devemos nos alegrar como Davi – “Aclamem o Senhor todos os habitantes da terra! Prestem culto ao Senhor com alegria; entrem na sua presença com cânticos alegres. Reconheçam que o Senhor é o nosso Deus. Ele nos fez e somos dele: somos o seu povo, e rebanho do seu pastoreio. Entrem por suas portas com ações de graças, e em seus átrios, com louvor; dêem-lhe graças e bendigam o seu nome. Pois o Senhor é bom e o seu amor leal é eterno; a sua fidelidade permanece por todas as gerações.” (Salmo 100)

Vamos encorajar uns aos outros e vir com alegria diante do Senhor, adorando-O com alegria e cânticos. Ao fazer isso, o inimigo foge de nós e nossos corações estão cheios de esperança e alegria. 

Precisamos lembrar que a ação de graças precisa ser a atitude do crente em todos os momentos porque: louvor, ação de graças e adoração são nossa expressão de amor ao Senhor.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: