Publicado por: mvmportugues | novembro 9, 2016

O QUE DIZ A PALAVRA DE DEUS SOBRE A FOFOCA? – Provérbios 11:13

o-que-disse-a-palavra-de-deus-sobre-a-fofoca-proverbios-11-vs-13

O mexeriqueiro espalha segredos, mas a pessoa séria é discreta. (Provérbios 11:13) 

Um mexeriqueiro é uma pessoa que tem informações privilegiadas sobre alguém e procede a revelar essa informação para aqueles que não têm nada que ver com o assunto. A fofoca também pode ser definida como uma pessoa caluniadora que faz uma falsa declaração e falada sobre o comportamento ou a vida pessoal de uma pessoa, muitas vezes sem saber a verdade e, portanto, prejudica a reputação desta pessoa. 

Se fôssemos honestos, a maioria de nós admitiríamos que nós mesmos às vezes temos um problema com nossa comunicação verbal. Quantos podem honestamente dizer que nunca dissemos algo sobre uma outra pessoa e depois realizamos que não deveríamos ter dito isso? Se estudássemos melhor a Bíblia, poderíamos lamentar ainda mais sobre o que sai da nossa boca, porque: O mexeriqueiro espalha os segredos; por isso fique longe de quem fala demais. (Provérbios 20:19)

Qualquer um pode ser culpado de fofoca simplesmente por repetir algo ouvido em confiança. O livro de Provérbios tem uma longa lista de versículos que revelam os perigos da fofoca e o dano potencial que resulta dela. É tolice tratar os outros com desprezo; o homem prudente prefere ficar calado. 13 O mexeriqueiro espalha segredos, mas a pessoa séria é discreta. (Provérbios 11:12-13)

A Bíblia nos diz que O homem perverso levanta a contenda, e o difamador (fofoqueiro) separa os maiores amigos (Provérbios 16:28). Muitas amizades foram arruinadas sobre um mal-entendido que começou com fofocas. Aqueles que se dedicam a esse comportamento não fazem nada além de agitar problemas, causam raiva, amargura e dor entre amigos. Infelizmente, algumas pessoas prosperam nisso e procuram oportunidades para destruir outras pessoas. E quando tais pessoas são confrontadas, elas negam as alegações e respondem com desculpas e racionalizações. Em vez de admitir delitos, eles culpam alguém ou tentam minimizar a gravidade do seu pecado. “Quando o tolo fala, ele causa a sua desgraça, pois acaba caindo na armadilha das suas próprias palavras. Os mexericos são tão deliciosos! Como gostamos de saboreá-los!” (Provérbios 18:7-8)

O antídoto para a fofoca é pensar antes de falar, porque, o que guarda a boca e a língua guarda das angústias a sua alma. (Provérbios 21:23)

Se ninguém desse ouvidos as fofocas, então ela provavelmente morreriam, por falta de ouvidos para ouvir. Mas a realidade é que há sempre alguém que está ansioso para ouvir, e isto só alimenta o mexeriqueiro e lhes permite manter a fofoqueira. 

Quando você está contando uma história sobre alguém pergunte a si mesmo as seguintes perguntas: 

  • Quão certo estou de que os fatos estão corretos? 
  • As informações foram dadas confidencialmente? 
  • Verifiquei os fatos com a pessoa envolvida? Eu posso nem sequer ter os fatos retos sobre a situação ou sobre a pessoa da qual estão fofocando!!! 
  • Estou contando esta história para a edificação do corpo de Cristo? 
  • Perguntei a Deus se eu deveria compartilhar essa informação com outras pessoas? 
  • Eu realmente amo a pessoa sobre a qual eu estou fofocando? Fui para a vítima da minha fofoca e a perguntei se posso orar por ela e como posso ajudá-la se estiver lutando em alguma área de sua vida? 

A mensagem em toda a Bíblia é muito clara – não fofoque! Tudo o que isto causa é dano e ferimento. Deus recompensa o justo, então faça o que Deus ordena e evite fofocas – seja confiável. Que nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. (Efésios 4:29) 

Como devemos responder quando alguém começa a fofocar? 

  • Não participe – Se uma pessoa se recusa a parar de transmitir a fofoca / calúnia para você, será necessário distanciar-se delas.
  • Evitá-losO mexeriqueiro espalha os segredos; por isso fique longe de quem fala demais. (Provérbios 20:19)
  • Mude de assunto“Sem lenha a fogueira se apaga; sem o caluniador morre a contenda. (Provérbios 26:20)
  • ConfronteTomem cuidado. “Se o seu irmão pecar, repreenda-o e, se ele se arrepender, perdoe-lhe. (Lucas 17:3)

Lembre-se que: Se alguém pensa ser religioso, engana a si mesmo, se não souber controlar a sua língua, a sua religião não vale nada. (Tiago 1:26) 

Deus odeia as fofocas porque causam dor as pessoas, prejudicam a reputação, rompem amizades, podem destruir casamentos, família e até mesmo o trabalho de alguém. Lembre-se, da próxima vez que alguém quiser fofocar de não participar, mude de assunto, os evite, ou os confronte, porque, “Sem lenha a fogueira se apaga; sem o caluniador morre a contenda.” (Provérbios 26:20)

Quando em dúvida mantenha o silêncio, porque, o que guarda a boca e a língua guarda das angústias a sua alma, (Provérbios 21:23). E em caso de que você não sabia há sete coisas que são uma ABOMINAÇÃO ao Senhor e um delas basicamente refere-se à fofoca: uma testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos. (Provérbios 6:19)

Portanto, evite as fofocas e lembre-se do que Jesus disse: “Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.” (Mateus 5:9)


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: