Publicado por: mvmportugues | novembro 3, 2016

HIPÓCRITAS QUEM SÃO? – Mateus 15:8

hipocritas-quem-sao-mateus-15-vs-8

Este povo me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. (Mateus 15:8) 

O que Jesus está dizendo aqui é que os fariseus e os mestres da lei que vieram vê-Lo e questioná-Lo eram hipócritas. 

A hipocrisia significa ‘a prática de alegar de ter padrões ou crenças morais aos quais o próprio comportamento não se conforma; um mentiroso, um pretendente.’ E, em termos bíblicos, é ‘a aparência falsa de virtude ou bondade, ao mesmo tempo ocultando o caráter real, especialmente no que diz a respeito às crenças religiosas e morais.’ A palavra hipócrita está enraizada na palavra grega hypokrites, que significa ‘actor de palco’, – literalmente, ‘quem usa uma máscara’ – em outras palavras, alguém que finge ser o que não é.

Jesus cita o profeta Isaías, que condenou a hipocrisia de seu tempo: “O Senhor diz:“Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam é feita só de regras ensinadas por homens.” (Isaías 29:13)

Algum tempo antes, Jesus abordou outra forma de hipocrisia no Sermão da Montanha: “Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão” (Mateus 7:3-5). Aqui, Jesus não está ensinando contra ajudar outros a vencer o pecado; em vez disso, Ele está nos dizendo para não ser tão orgulhosos e convencidos de nossa própria bondade que criticamos os outros de uma posição de auto-retidão. Devemos primeiro fazer um auto-exame e corrigir nossos próprios defeitos antes de irmos após o “cisco” em outros, já que aqueles que julgam, provavelmente estão praticando as mesmas coisas. (Romanos 2:1) 

Durante o ministério terreno de Jesus, Ele teve muitos encontros com os fariseus. Esses homens eram bem versados nas Escrituras e zelosos em seguir cada letra da Lei; contudo, ao aderirem a elas, buscavam ativamente lacunas que lhes permitiram violar o espírito da Lei. Além disso, “Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens. Eles fazem seus filactérios bem largos e as franjas de suas vestes bem longas; gostam do lugar de honra nos banquetes e dos assentos mais importantes nas sinagogas, de serem saudados nas praças e de serem chamados ‘rabis’.” (Mateus 23:5-7) 

Jesus também condenou seu comportamento muito claramente, indicando que “a justiça, a misericórdia e a fidelidade” são mais importantes do que perseguir uma perfeição baseada em padrões defeituosos (Mateus 23:23). Jesus deixou claro que o problema não era com a Lei, mas com a maneira pela qual os fariseus a põem em ação e disse a Seus ouvintes, “Obedeçam-lhes e façam tudo o que eles lhes dizem. Mas não façam o que eles fazem, pois não praticam o que pregam.” (Mateus 23:3) 

Não podemos dizer que amamos a Deus se não agirmos em conformidade e amarmos nossos irmãos (1 João 2:9). O amor deve ser sincero (não hipócrita). Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom (Romanos 12:9). Um hipócrita finge ser justo por fora, mas ele está usando uma máscara e é como uma fachada. A verdadeira justiça vem da transformação interior do Espírito Santo, não por uma conformidade externa com um conjunto de regras. Em contraste, os fariseus fizeram tudo para serem vistos e eram hipócritas. (Mateus 23:5) 

Por favor entendam que a hipocrisia não é o mesmo que tomar uma posição contra o pecado. Por exemplo, não é hipocrisia ensinar que o adultério é um pecado, a menos que aquele que ensina contra o adultério o pratica – isso seria hipocrisia. Como lemos nas Escrituras: “Você, que ensina os outros, não ensina a si mesmo? Você, que prega contra o furto, furta? 22 Você, que diz que não se deve adulterar, adultera? Você, que detesta ídolos, rouba-lhes os templos?” (Romanos 2:21-22) 

Os hipócritas são farisaicos e pensam que são melhores cristãos do que todos os outros, como “O fariseu,que em pé, orava no íntimo: Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano. 12 Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho.” (Lucas 18:11-12) 

Jesus está dizendo que esses hipócritas o estavam honrando com seus lábios. Eles estavam apenas falando sobre servir o Senhor, mas em realidade estavam somente atuando.  

Hoje em dia não é diferente; O Senhor conhece cada um de nós. Ele conhece nosso coração. Ele sabe se o que você está fazendo para Ele vem do coração ou não. Muitas pessoas no mundo honram a Deus com seus lábios e há muitas pessoas hoje sentadas em igrejas e sua adoração pretensa é uma abominação para Deus. Estas pessoas precisam se humilhar e fazer paz com Deus. A única maneira que Deus aceitará nossa adoração é por seguir Suas instruções na Bíblia. Adorar de qualquer outra forma carece de valor ou substância e é inaceitável para Deus, pois Jesus diz: “Este povo me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim (Mateus 15:8). Hoje é o dia para se arrepender, não no Dia do Juízo Final, porque então será tarde demais. 

Por favor, tome o tempo para ler as advertências de Jesus sobre a hipocrisia em Mateus 23, onde Ele chama os fariseus de hipócritas seis vezes e de “Serpentes! E Raça de víboras! 

O orgulho e a hipocrisia andam de mãos dadas, pois Deus “se opõe aos soberbos”. A palavra “opor” é usada em um contexto de guerra ou combate; este é um lugar muito perigoso para viver – pois Deus está realmente lutando contra os soberbos, rebeldes, e hipócritas. No entanto, se nos humilharmos, “Ele dá graça aos humildes.” (Tiago 4:6) 

Os verdadeiros cristãos se submetem à justiça de Cristo. Os hipócritas buscam sua própria justiça e sua própria glória. Como diz em Romanos 10:3: “Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus.” 

Se você vive na hipocrisia, você deve se arrepender e colocar sua confiança somente em Cristo. Se você não aceitou Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, por favor clique aqui.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: