Publicado por: mvmportugues | outubro 27, 2016

O QUE SIGNIFICA CONFIAR EM DEUS? – Salmo 34:19

salmo-34-vs-19-p

Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas. (Salmo 34:19) 

Primeiro de tudo, o que significa confiar? O dicionário define confiar como, “A crença de que alguém ou algo é confiável, tem integridade, é forte, e é honesto.” 

Nós todos sabemos que Deus é a personificação dessa definição e muito mais. Então por que é tão difícil para as pessoas e até os cristãos confiarem Nele? 

Como crentes, temos que compreender que confiar é uma das partes mais importantes do nosso relacionamento com Deus. Quando os tempos estão difíceis e as coisas não estão indo bem, é quando muitos acham mais difícil confiar em Deus; e duvidam que Deus os vai ajudar. Eles não têm fé em Suas promessas, e se preocupam com pensamentos intermináveis sobre o que vai acontecer para eles. 

Assim como as pessoas em João 6 que tinham testemunhado a alimentação miraculosa de Jesus dos 5.000 mil com cinco pães de cevada e dois peixinhos … no dia seguinte, eles estavam perguntando “Que milagre o Senhor vai fazer para a gente ver e crer no Senhor? O que é que o Senhor pode fazer? (João 6:30). Mesmo depois de todos os milagres que Jesus tinha realizado, eles ainda não confiavam Nele. 

Deus quer que confiamos Nele quando estamos com dúvidas e não temos certeza sobre o que fazer; por isso, temos que nos render a Deus, e todos os nossos problemas. Precisamos realizar que há uma força sobrenatural disponível para nós a partir do céu, e quando aceitamos essas verdades, a nossa perspectiva sobre a vida mudará. 

Precisamos substituir pensamentos negativos por positivos; consequentemente, quando nos encontramos com pensamentos negativos que nos estão deprimindo, precisamos começar a pensar em escrituras positivas que vão nos ajudar. Provérbios 3:5-6 nos dizem “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.” 

Deus nos responderá no momento certo. Ele nunca vai deixar-nos, mas devemos estar especialmente perto Dele durante tempos difíceis, porque a nossa fé será testada. Durante tempos penosos, precisamos pedir a Deus que nos dê perseverança para confiar Nele, porque Deus sabe o que é melhor para nós, e muitas vezes Deus tem que fazer uma obra em nós primeiro pelo ensino, pela purificação e por moldar-nos antes que a resposta virá. 

Por favor, entenda que não existe medo quando confiamos, já que os dois são opostos. Também não há preocupação quando confiamos, porque quando nós nos preocupamos por algo, é porque não entregamos o problema a Deus. Confiando em Deus tira a ansiedade e o medo, e dá lugar a calma e paz. 

É triste ver tantas pessoas utilizando uma grande parte da sua energia em preocupação. Há sempre algo que os está incomodando. Seus dias e noites estão cheios de ansiedade, e a preocupação se torna um hábito fixo com eles. A paz, tranquilidade e a segurança são uma raridade em suas vidas. Essas pessoas têm que aprender que a cura para a preocupação é confiar. Confiar traz a garantia, e nos diz que Deus está em controle, assegurando-nos de que Deus é nosso refúgio e fortaleza, que nossas vidas e tudo o mais estão em Suas mãos, e que Ele irá realizar o que é melhor para nós no Seu tempo. 

Confiando em Deus nos permite ver Seu verdadeiro caráter e nos dá tranquilidade. Isto causa que nós realizemos a grandeza e a ternura do Seu amor e nos dá uma consciência do Seu poder. Como o salmista escreveu: “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.” (Salmo 91:1-2)

Há tantas promessas sobre confiar na Bíblia, mas elas nunca se tornarão real para nós até que nós realmente aprendemos a confiar nelas. 

Uma outra maneira de olhar para confiar é que implica submissão. Muitas vezes Deus deixa de fazer as coisas para nós, porque nós não Lhe permitimos. Queremos planejar nós mesmos. Queremos que as coisas sejam feitas da maneira que parece melhor a nossa sabedoria finita, mas Deus quer que confiamos somente Nele. 

Confiar também implica obedecer. Significa trabalhar com Deus para produzir os resultados. Nós não podemos sentar e ficar ocioso esperando que as coisas funcionem por si mesmas. Devemos ser trabalhadores e não ser preguiçosos, porque o homem que ora por uma colheita abundante, mas que não prepara a terra e a semeia orará em vão. Confiar, ter fé e obrar devem colaborar em harmonia. 

Precisamos entender que as nossa tentativa de confiar equivale a nada se não estivermos dispostos a obedecer. Precisamos obedecer o que Deus nos ordena a fazer, e não o que nós escolhemos fazer. 

Confiar implica paciência. “Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa” (Hebrews10:36). Então, muitas vezes queremos que as respostas às nossas orações imediatamente, e se elas não vêm, nós ficamos impacientes e pensamos que Deus não vai responder. Não adianta tentar apressar o Senhor; nós só vamos impedi-Lo se fizermos isto. 

Lembre-se, que se você confiou no Senhor como seu Salvador, que as coisas nem sempre serão fácil, já que “muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas.” (Salmo 34:19) 

E, “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.” (Isaías 26:3)


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: