Publicado por: mvmportugues | outubro 19, 2016

SOMENTE HÁ UM CAMINHO PARA O CÉU – João 14:6

so-ha-um-caminho-para-o-ceu

A Bíblia ensina que não há outro caminho para a salvação do que por meio de Jesus Cristo. O próprio Jesus diz em João 14:6, “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.” Precisamos compreender que Ele é o caminho, e, Ele é O ÚNICO CAMINHO. 

Ele disse que suas palavras são vida (João 6:63). Ele prometeu que aqueles que acreditam Nele terão vida eterna (João 3:14-15). Ele é a porta das ovelhas (João 10:7); o pão da vida (João 6:35); e a ressurreição (João 11:25). Ninguém mais pode realmente reivindicar esses títulos. E Ele adverte o destino, daqueles que ensinam um falso evangelho em Mateus 7:21-23. 

Jesus é o único caminho para o céu por várias razões. Jesus foi “escolhido por Deus” para ser o nosso Salvador (1 Pedro 2:4). Jesus é o único que veio do céu e voltou para lá (João 3:13). Ele é a única pessoa que viveu uma vida humana perfeita sem pecado (Hebreus 4:15). Ele é a propiciação pelos nossos pecados (1 João 2:2). Ele veio para cumprir a Lei e os Profetas (Mateus 5:17). Ele é o único homem que venceu a morte para sempre (Apocalipse 1:18). Ele é o único homem a quem Deus “exaltou. . . ao lugar mais alto … que toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai” (Filipenses 2:9-11). 

“Há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus,” (1 Timóteo 2:5). De fato, é o testemunho unificado do Novo Testamento que ninguém pode conhecer Deus, o Pai, senão por intermédio da pessoa de Jesus Cristo. 

Para entender por que isso é assim, temos que voltar para o início. Deus criou os céus e a terra. . . e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. (Gênesis 1:1-2). E Deus disse: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. . . (Gênesis 1:26). Nestes primeiros versos, vemos a Trindade, revelada no Pai, Filho e Espírito Santo – o Espírito de Deus se movia e Façamos (plural) o homem à nossa imagem. E  Deus viu que tudo o que havia feito era muito bom (Gênesis 1:31). 

O homem e a mulher foram colocados em um ambiente perfeito, com tudo que necessitavam. Eles receberam apenas uma proibição, que não deviam comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, para que não morressem (Gênesis 2:17). No entanto, eles comeram da árvore, e o resultado foi a queda, e o relacionamento entre Deus e o homem foi rompido (Gênesis 3). 

No entanto, Deus prometeu restaurar tudo e deu a Sua palavra que Ele enviaria um Salvador, um Messias que iria libertar toda a criação da escravidão do pecado (Gênesis 3:15). 

Esta promessa de que algum dia Messias viria ao mundo para libertar a humanidade é repetido em todo o Antigo Testamento. 

A Palavra de Deus se tornou realidade e Deus veio ao mundo na pessoa de Jesus Cristo (João 1:14, 29). Eventualmente Jesus acabou por morrer em nosso lugar, para que pudéssemos desfrutar novamente uma relação ininterrupta com Deus. A Bíblia diz: “Deus estava em Cristo, estabelecendo paz entre o mundo e Ele mesmo” (2 Coríntios 5:19) e “Cristo não tinha nenhum pecado, mas Deus colocou sobre Ele a culpa dos nossos pecados. Dessa forma nós pudemos ser declarados justos diante de Deus por meio de Cristo.” (2 Coríntios 5:21) 

Se a humanidade poderia ter chegado a Deus de outra maneira, então Jesus não teria que morrer. Sua morte ilustra o fato de que não há outro caminho. 

Mas a história não termina na cruz e com a morte de Jesus. Jesus voltou dos mortos, demonstrando que Ele foi e é o único que Ele afirmava ser (Romanos 1:4), o único Filho de Deus e a única maneira pela qual uma pessoa pode ter um relacionamento pessoal com Deus.

A pregação dos apóstolos se enfoca na morte e ressurreição do Senhor Jesus. Pedro, falando ao Sinédrio, claramente proclamou Jesus como o único caminho para o céu: “Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos.” (Atos 4:12)  

Paulo, falando à sinagoga em Antioquia, declarou Jesus como o Salvador: “Portanto, meus irmãos, quero que saibam que mediante Jesus lhes é proclamado o perdão dos pecados.” (Atos 13:38-39) 

João, escrevendo para a Igreja em geral, especifica o nome de Cristo como base do nosso perdão: “Filhinhos, eu lhes escrevo porque os seus pecados foram perdoados, graças ao nome de Jesus” (1 João 2:12) . Só Jesus pode perdoar o pecado. 

A vida eterna no céu só é possível através de Cristo. Jesus orou: “Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (João 17:3). Para receber o dom gratuito de Deus da salvação, temos de olhar para Jesus e somente Jesus. Devemos confiar na morte de Jesus na cruz como nosso pagamento pelo pecado, e na Sua ressurreição. “Deus declara o homem justo por meio da fé que ele tem em Jesus Cristo.” (Romanos 3:22) 

Em um ponto no ministério de Jesus, muitos da multidão estavam deixando a Sua presença e Jesus perguntou aos Doze: “Vocês também querem ir embora?” (João 6:67). E Pedro respondeu: “Senhor, para onde podemos ir? O senhor é que tem as palavras que dão a vida eterna. 69 Nós confiamos no senhor e sabemos que é o Santo de Deus.” (João 6:68-69). Devemos todos compartilham a fé de Pedro que a vida eterna reside somente em Jesus Cristo. 

Jesus é exatamente quem Ele diz que é. Ele é o Bom Pastor (João 10:11, 14). Ele é o Pão da Vida (João 6:35). Ele é o caminho, a verdade, e a própria vida. Então temos que entender que para que tenhamos a vida eterna, devemos receber Jesus Cristo como nosso Salvador pessoal. 

Há apenas um caminho para o céu, que é aceitando Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador. “Se você confessar com a sua boca o Senhor Jesus e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” (Romanos 10: 9)


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: