Publicado por: mvmportugues | outubro 13, 2016

PREPARANDO-SE PARA VIVER EM TEMPOS DIFÍCEIS – Mateus 24

mateus-24-preparando-para-viver-em-tempos-dificil

É muito importante que nós entendemos que precisamos fazer preparação espiritual, física e material, para os eventos profetizados por Jesus antes do tempo de Sua Segunda Vinda. 

A mais provável de ser negligenciada e a mais difícil para a maioria das pessoas para se preparar é a espiritual, mas, precisamos estar pronto, porque nunca sabemos quando nosso tempo nesta terra acabará. Portanto, precisamos ter certeza de que quando morremos, que estaremos para sempre com nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. 

Quanto mais perto o tempo para a segunda vinda de Cristo se aproxima, vemos mais sinais dos quais Jesus falou quando esteve na terra, “nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá fomes e terremotos em vários lugares.” (Mateus 24:7) 

Jesus também menciona que a vinda do Filho do homem será como foi nos dias de Noé (Mateus 24:37). E Ele nos disse “quanto ao dia e à hora ninguém sabe…” (Mateus 24:36). Isso é consistente com os procedimentos de Deus no passado. Especificamente, nós podemos ver isso em relação ao grande dilúvio. Ninguém, nem mesmo Noé, sabia o dia exato ou a hora em que o dilúvio viria. (Gênesis 7:12-17) 

Noé tinha passado muitos anos construindo a arca. Ele sabia que o tempo para o julgamento divino estava perto, mas ele não sabia o dia exato. Então, um dia, Deus deu ordens para embarcar na arca. Foi Deus quem fechou a porta, e então Ele enviou o dilúvio. As pessoas nos dias de Noé não tinham “aviso prévio” que o dilúvio estava por vir. Quando o julgamento veio, ele veio rapidamente, e sem aviso prévio; não houve oportunidade para aqueles sob julgamento para mudar as suas mentes e para embarcar na arca, e todos morreram. 

O mesmo ocorrerá nos últimos dias (Mateus 24:39). Não haverá indicações dramáticas que “o dia” ou “a hora” chegou. Dois homens estarão no campo, trabalhando na sua rotina diária, um será levado, o outro será deixado. Duas mulheres estarão trabalhando num moinho, assim como fariam normalmente, e uma será levada e a outra deixada (Mateus 24:40-41).  

Nós, também, devemos estar pronto, pois Jesus nos diz que nós não sabemos a hora da Sua volta, e a vinda do Filho do Homem será em um momento que menos esperamos. (Mateus 24:44) 

Os crentes precisam levar a sério seu relacionamento com Jesus Cristo. Em outras palavras, fazê-Lo a prioridade número um em sua vida. Obviamente, se Jesus é a prioridade número um, na maneira que nós nos comunicamos com Ele diariamente e lermos as advertências que Ele nos deu na Bíblia vamos manter nossa mente alerta enquanto o Espírito Santo nos guia. 

Precisamos orar por sabedoria e um espírito de discernimento e estar separados do mundo. Nós não devemos ser escravizado às muitas tentações e distrações que o mundo oferece, porque essa é a maneira que Satanás quer nos distrair. Portanto, estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. (1 Pedro 5:8) 

Antes do retorno de Jesus, tempos de angústia, perseguição e provas virão a todos os cristãos; alguns vão ser muito sutil e alguns vão ser muito óbvio. Portanto, precisamos estar preparados confiando em Deus. 

Muitas pessoas pensam que, se preparar materialmente com provisões para a nossa família mostra falta de fé em Deus, mas isto não é assim como vimos na obediência de Noé enquanto ele construiu a arca. 

Com tudo o que está acontecendo no mundo de hoje, é triste ver cristãos que não estão fazendo qualquer provisão para tempos difíceis, e não estão se preparando espiritualmente ou fisicamente. A maioria dos crentes no mundo não estão nem espiritualmente nem fisicamente preparados para o que Jesus predisse em Mateus 24, que seria como “os dias de Noé.” 

Lembremos uma vez mais sobre o que Noé fez para se preparar – em obediência direta com Deus. Em Gênesis 6, Deus lhe disse para se preparar para o maior desastre natural na história do mundo, armazenando comida para sua família e os animais antes de entrar na arca. Deus providenciou toda a comida e o material para construir a arca, mas Ele disse a Noé para recolher a comida e realmente construir a arca. “Pela fé Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família.” (Hebreus 11:7) 

Noé foi avisado por Deus das coisas por vir, e Jesus nos advertiu que tempos como aqueles estão chegando novamente; e Ele nos forneceu uma previsão detalhada em Mateus 24. Entre as coisas que Ele diz é para “estar pronto, estar preparado.” Estar pronto quer dizer estar preparado tanto espiritualmente e fisicamente para as dificuldades que os crentes terão que suportar. Se não fosse assim, nós não teríamos sido avisado pelo próprio Jesus Cristo. 

Um outro grande herói da fé na Bíblia é José. Em Gênesis 41 José interpreta o sonho do Faraó sobre vacas gordas e vacas magras e trigo saudável e trigo seco. Foi um sonho que Deus deu a Faraó sobre uma seca iminente em todo o Egito e grande parte do Oriente Médio. A solução foi se preparar para a fome com antecedência, ao armazenar alimentos durante sete anos. José não foi dado somente a sabedoria de Deus para interpretar o sonho, mas também foi dado a tarefa de implementar o plano como chefe de operações do faraó. Sua obra e obediência não apenas salvou o Egito, mas Israel também. 

Deus provê, mas os homens têm que ser obedientes e usar a nossa mente para se preparar. Quando Deus nos dá alerta sobre desastres iminentes, os crentes devem escutar e agir de forma responsável para se preparar. Não, nenhum de nós podemos estar preparado para toda circunstância imprevista, mas isso não é uma desculpa para não levar os avisos de Deus a sério do juízo que está se intensificando. 

Provérbios 6:6-11 mostra que Deus não aprecia a preguiça daqueles que não prevêem. Até a formiga prepara com antecedência para suas necessidades. 

Como Jesus nos adverte em Mateus 24, desastres naturais vão aumentar em frequência e intensidade nos últimos dias, e é isso que estamos vendo aumentando em frequência e intensidade a cada dia. Deus nos está fornecendo todas as informações que precisamos para nos preparar. No entanto, não estamos sendo desobedientes, ignorando o que Ele revelou a nós como crentes? Jesus nos diz claramente em Sua Palavra que as condições na Terra vão deteriorar antes de Seu retorno. Ele já emitiu os avisos, por isso devemos obedecer e nos preparar; porque não se preparar espiritualmente e fisicamente é imprudente e irresponsável. 

Precisamos confiar em Deus. Ele está nos avisando daquilo que está vindo. Ele está nos dizendo muito claramente. Ele está ordenando-nos a estar preparados. Então pense no assunto . . . não fazer nada é o oposto de confiar em Deus. 

Lembre-se, todos os eventos que ocorrem neste mundo estão se desenvolvendo de acordo com O seu plano Soberano. 

A preparação física e a preparação espiritual devem ir juntas, porque a preparação física deve ser um sinal externo de obediência a nossa preparação espiritual. 

Nós precisamos realizar que as coisas estão piorando neste mundo em que vivemos e vamos ser perseguidos porque a Palavra de Deus nos diz isso. Lembre-se, “todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos” (2 Timóteo 3:12). Estes são, no entanto, os dias de grande oportunidade para compartilhar sobre o Senhor Jesus Cristo, e para avisar a outros para também se preparar. 

Por favor, ore e peça ao Senhor para dar-lhe discernimento e força espiritual (Filipenses 4:13) para escutar, obedecer e se preparar.

 


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: