Publicado por: mvmportugues | outubro 7, 2016

TORNANDO-SE PESCADORES DE HOMENS – Marcos 1:16-18

marcos-1-vs-16-18-p

Andando à beira do mar da Galiléia, Jesus viu Simão e seu irmão André lançando redes ao mar, pois eram pescadores. 17 E disse Jesus: “Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens”. 18 No mesmo instante eles deixaram as suas redes e o seguiram. (Marcos 1:16-18) 

O evangelismo era da maior importância para o nosso Senhor Jesus. Ele começou e terminou Seu ministério (Mateus 28:19-20) com a chamada para difundir o Evangelho. Desde o início de Seu ministério, o Seu plano foi de usar discípulos para fazer discípulos. Ele chamou seus primeiros discípulos, que eram pescadores, para se tornarem pescadores de homens (Marcos 1:17). Em vez de continuar a lançar as redes ao mar, Ele lhes disse para segui-Lo e tornar-se pescadores de homens. 

Ele lhes deu um novo propósito para viver com uma perspectiva eterna, porque a diferença entre a pesca de peixes e a pesca de homens é profunda. Quando você pesca peixes, eles estão vivos, e depois eles morrem. Quando você pesca homens, eles estão mortos em pecado, e quando você começa a compartilhar com eles, você vê o milagre que ocorre e eles começam ter uma nova vida em Cristo. (Efésios 2:1-6) 

Jesus quer que sejamos pescadores de homens também. As técnicas da pesca eficaz são semelhantes se estamos pescando por peixe ou por homens. Então, vamos nos concentrar em como podemos fazer isso de forma eficaz. 

Você já foi pescar alguma vez? Bem, mesmo se você não foi, Jesus está dizendo aos que crêem Nele para vir e ser Seus discípulos (estudantes) e ir pescar com Ele. Ele vai nos ajudar, dando-nos conhecimento, sabedoria, amor e a força que precisamos para trazer muitas pessoas para Ele. 

À medida que pescamos por homens, precisamos entender que eles estão espiritualmente mortos e que “o homem que não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura” (1 Coríntios 2:14). Já que eles estão mortos espiritualmente, eles não podem ver a luz do Evangelho porque “o deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.” (2 Coríntios 4:4) 

Portanto, muitos perguntam, assim como os discípulos perguntaram a Jesus “quen então pode ser salvo?” E Jesus respondeu: “Para o homem é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis.” (Mateus 19:24-26) 

Consequentemente pescadores de homens precisam ser pacientes, bem como estar devidamente equipado. 

À medida que a pescamos por homens espiritualmente mortos, devemos estar equipados com a Palavra de Deus, que é a semente que é necessária para torná-los vivos em Cristo (1 Pedro 1:23). Ao ensinar as pessoas sobre Jesus, estamos ajudando as pessoas perdidas para conhecer mais sobre Deus e Seu amor por todos nós. Jesus disse: “E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.” (João 8:32) 

A próxima coisa que precisamos fazer é que temos que ir onde os peixes estão para que possamos capturar-los. Assim como os peixes vivem na água e não vem a nós, devemos buscar os perdidos porque muitos amam a escuridão e as coisas que o mundo tem para oferecer. Outros estão contentes de viver da sua maneiras e nunca vão buscar a verdade. É por isso que temos de aproveitar todas as oportunidades que Deus nos dá para compartilhar com as pessoas perdidas o amor de Jesus, que veio buscar e salvar o que estava perdido. (Lucas 19:10)

A única isca adequada para captar pessoas perdidas é o Senhor Jesus. Ele disse: “Quando eu for levantado da terra, atrairei todos a mim.” (João 12:32) 

Isto significa que temos de compartilhar o evangelho e contar aos perdidos sobre Jesus assim como Ele é revelado em Sua Palavra, a Bíblia. Nada pode ser captado até que o façamos, porque: “Conseqüentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.” (Romanos 10:17)  

Se você já foi pescar uma vez, você sabe que precisamos de paciência e de tempo. Nós nunca devemos desistir porque às vezes não é o momento certo e peixes simplesmente não estão mordendo. Precisamos, no entanto, confiar em Deus para atrair os perdidos, porque Jesus disse: “Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair.” (João 6:44) 

Precisamos esperar pelo Espírito Santo para utilizar a Palavra de Deus para trazer a convicção do pecado, da justiça e do juízo (João 16:8-11), como Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. (João 14:6) 

Você está começando a entender como podemos ser pescadores de homens? Podemos ensinar aqueles que não sabem sobre Jesus, para que eles também possam crer Nele, aceitá-Lo como seu Senhor e Salvador, amá-Lo, obedecendo-Lo, e um dia viver com Ele na eternidade. 

A única maneira que qualquer um pode chegar ao céu é através de Jesus, não há outro caminho. 

Lembre-se, um bom pescador de homens precisa ter paciência já que nem todo ao que nós contamos sobre Jesus vai acreditar. Algumas pessoas simplesmente não vão estar interessadas, mas não podemos desistir. Nós temos que continuar ensinando as pessoas a respeito de Jesus e deixar que Jesus tome conta do resto. 

Se fizermos o que Jesus nos ensina, podemos realmente tornar-nos pescadores de homens como Jesus quer que sejamos. Se você já pescou um peixe uma vez, você sabe como é emocionante. Você pode imaginar quão excitante que deve ser ter alguém compreender o que Jesus fez por todos nós e adicionar esta pessoa como parte da Sua família para sempre! Isto é absolutamente incrível. 

Portanto, vamos todos ser pescadores de homens para Jesus lembrando que: “Eu posso fazer todas as coisas através de Jesus Cristo que me fortalece.”  (Filipenses 4:13)

fui-pescar-p-2


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: