Publicado por: mvmportugues | setembro 21, 2016

O QUE SIGNIFICA AMAR A DEUS? – Deuteronômio 6:5

deuteronomio-6-vs-5-amar-a-deus

Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. (Deuteronômio 6:5) 

Deus quer um amor completo de nós porque Ele nos ama completamente. E “nós amamos porque ele nos amou primeiro. “ (1 João 4:19) 

Deuteronômio 7:9 declara: “Saibam, portanto, que o Senhor, o seu Deus, é Deus; ele é o Deus fiel, que mantém a aliança e a bondade por mil gerações daqueles que o amam e obedecem aos seus mandamentos.” 

O que Deus mais quer de nós é o nosso amor e a nossa obediência à Sua palavra, que provará nosso amor por Ele “… amando a Deus e obedecendo aos seus mandamentos” (1 João 5:2). E, “sabemos que o conhecemos, se obedecemos aos seus mandamentos. Aquele que diz: “Eu o conheço”, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. Mas, se alguém obedece à sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos nele: aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou.” (1 João 2:3-6) 

A fé é necessária para agradar a Deus, porque “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11:6), e se a nossa fé é genuína e verdadeira, vamos viver uma vida caracterizada pela justiça, modelando o exemplo dado para nós por Jesus Cristo. Nós obedecer aos Seus mandamentos, não porque nós temos que, mas porque queremos, porque O amamos. Somos capazes de obedecer porque, uma vez que cremos em Cristo e somos salvos, somos refeito. Nós não somos a mesma pessoa que éramos; como Paulo escreveu em 2 Coríntios 5:17: “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! 

Quando obedecemos ao Senhor, podemos viver uma vida de alegria, sem vergonha, profundamente enraizada no Senhor e confiando na nossa esperança eterna. “Onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade” (2 Coríntios 3:17). A nossa obediência é realmente parte da nossa garantia de que realmente conhecemos Deus, porque, “sabemos que o conhecemos, se obedecemos aos seus mandamentos.” (1 João 2:3) 

Quando os filhos de Deus obedecem a seu Pai Celestial, Ele é glorificado. Jesus nos disse que o plano é para que outros “vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mateus 5:16). Claro que, realizando “boas obras” exige obediência Àquele que nos chama para boas obras. 

O testemunho de santidade de um cristão é um forte testemunho de que Deus está trabalhando no mundo: “Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos!” (Salmo 128:1). A Bíblia muitas vezes nos diz que Deus abençoa e recompensa a obediência. Tiago 1:22-25 diz, “Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. 23 Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho 24 e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência. 25 Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita, que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer.”  

E Salmo 119:1-2 diz: “Bem-aventurados os que trilham caminhos retos e andam na lei do Senhor. Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos e o buscam de todo o coração.” 

Deus é perdoador. Se não estamos vivendo para Ele, se não estamos seguindo os Seus mandamentos, se nós estamos vivendo no mundo e para o mundo, podemos ser transformados pelo sangue de Jesus Cristo. Podemos pedir perdão a Deus, e Ele nos perdoará. E Ele vai optar por esquecer o pecado, assim como se nós nunca tivéssemos o cometido. Deus é glorificado quando Ele estende o perdão, porque está escrito: “Porei as minhas leis em seu coração e as escreverei em seus entendimentos, acrescenta: 17 E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades.” (Hebreus 10:16-17) 

A obediência é uma atitude que temos de aprender. Não é uma característica que automaticamente adquirimos quando nos tornamos cristãos. Felizmente, a Bíblia nos dá instruções claras sobre como obedecer a Deus, e Jesus nos fornece um exemplo perfeito de amor e submissão ao Pai. 

As pessoas mais alegres do mundo são aquelas que estão constantemente à procura de amar a Deus, guardando os Seus mandamentos e obedecendo a Ele. 

“Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória, 25 ao único Deus, Salvador nosso, por Jesus Cristo, nosso Senhor, seja glória e majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos, agora e para todo o sempre. Amém!” (Judas 24-25)


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: