Publicado por: mvmportugues | agosto 17, 2016

O QUE É AMIZADE VERDADEIRA SEGUNDO A BÍBLIA? – João 15:13

Amizade Verdadeira - João 15 vs 13

A Bíblia diz que o maior amor é de quem dá sua vida pelos seus amigos (João 15:13). Jesus nos chama de Seus amigos e nos ama, mesmo com todos os nossos defeitos. Jesus é o perfeito exemplo de amizade revelado na Bíblia, porque deu a Sua vida para reconciliar com Deus todos aqueles que acreditam no Seu sacrifício. Ele morreu em nosso lugar porque Ele é um verdadeiro amigo. 

Por causa do sacrifício de Jesus, nós podemos ser amigos de Deus. O pecado já não separa quem é salvo, da amizade com Deus. Isso significa que podemos ter um relacionamento de verdadeira intimidade, união e amor com nosso Criador.  

A amizade com Deus afeta nossas amizades com outras pessoas. O crente que conhece a verdadeira amizade da Bíblia vai tentar ser um amigo verdadeiro porque: “Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. 17 Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? 18 Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade.” (1 João 3:16-18)

Por isso, a amizade verdadeira é baseada no amor de Cristo e Jesus é nosso grande exemplo da amizade mais valiosa de todas.

Devemos escolher amigos que amem ao Senhor e que tenham corações puros. A Bíblia diz:“Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, com aqueles que, de coração puro, invocam o Senhor.” (2 Timóteo 2:22)

Amigos são pessoas que têm coisas em comum como estudar a Bíblia e que gostam da companhia um do outro. Nos podemos ter muitos conhecidos, com quem nos damos bem, mas um amigo verdadeiro é uma pessoa mais apegada que um irmão (Provérbios 18:24). 

Um verdadeiro amigo nos dá conselhos bíblicos e nos desencoraja a ir contra a palavra de Deus. Eles nos encorajam a “confiar no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.(Provérbios 3:5-6)

Um amigo cristão deve respeitar nossas decisões, mesmo se eles não concordam com elas; sabendo que qualquer decisões que tomamos, nós somos os únicos que, no final seremos responsáveis por elas: “Pois todos nós (os crentes) devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más” (2 Coríntios 5:10). Jesus não é apenas o nosso melhor Amigo, mas também nosso único Juiz.

Um relacionamento de amizade requer lealdade e fidelidade, e por isso Deus reprova qualquer tipo de traição. Bisbilhotice pode destruir amizades e a Bíblia diz em Provérbios 16:28: “O homem perverso espalha contendas; e o difamador separa amigos íntimos.”

Vale a pena manter verdadeiros amigos como a Bíblia diz: “O óleo e o perfume alegram o coração; assim é o doce conselho do homem para o seu amigo.” (Provérbios 27:9)

Um amigo verdadeiro se preocupa com o seu bem estar, e por isso é honesto e sincero com você, de forma sensível e branda, mesmo que as vezes o “fere”. A Bíblia diz: “Melhor é a repreensão feita abertamente do que o amor oculto. Quem fere por amor mostra lealdade, mas o inimigo multiplica beijos.” (Provérbios 27:5-6)

Que características necessitamos ter para ser um bom amigo? A Bíblia diz em Filipenses 2:3-4: “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo; não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros.” 

Aqui estão algumas características adicionais da amizade verdadeira segundo a Bíblia:

O amor é a chave para qualquer bom relacionamento; a verdadeira amizade é firmada no amor fraternal. “O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade.”  (Provérbios 17:17) 

Um dos casos mais conhecidos de amizade genuína na Bíblia é entre Davi e Jônatas, como é possível ler em 1 Samuel 20 e 2 Samuel 9. Sua amizade era tão forte que Jônatas arriscou a ira do pai para salvar a vida de Davi e Davi cuidou do filho de Jônatas, Melfibosete, quando Jônatas morreu.  

Amigos gostam de estar juntos e defendem um ao outro. “Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade. (Eclesiastes 4:12) 

A amizade verdadeira respeita o valor da pessoa e procura seu bem.“Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios.” (Romanos 12:10) 

O amigo verdadeiro ajuda seu companheiro quando sabe que está passando por dificuldades ou problemas. “Não abandone o seu amigo nem o amigo de seu pai; quando for atingido pela adversidade não vá para a casa de seu irmão; melhor é o vizinho próximo do que o irmão distante.” (Provérbios 27:10) 

Na amizade verdadeira não há lugar para inveja, fofoca nem traição; um amigo verdadeiro não é perfeito mas é uma pessoa confiável pois:“O homem perverso provoca dissensão, e o que espalha boatos afasta bons amigos.” (Provérbios 16:28) 

A Bíblia nos diz que, o hipócrita, com a boca, danifica o seu próximo, mas os justos são libertados pelo conhecimento (Provérbios 9:11). Precisamos estar cientes de que a boca pode ser usada como uma arma ou um instrumento. Nós, ferimos os nossos amigos ou os ajudamos. Tristemente muitas vezes é mais fácil destruir do que construir, e a maior parte de pessoas receberão mais comentários destrutivos do que aqueles que incentivam. As nossas palavras farão a diferença; elas serão uma arma de destruição ou instrumentos para a construção? 

Que tipo de amigo que você deseja ser? E quantas das pessoas que você chama de amigos você estaria disposto a dar sua vida?


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: