Publicado por: mvmportugues | agosto 7, 2016

ONDE ESTARÁ VOCÊ NO DIA DO JUÍZO?

O Tribunal de Cristo vs O Grande Trono Branco

“E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo.” (Hebreus 9:27) 

Há duas contas de um juízo final na Bíblia referentes a cada ser humano que já viveu. Um para o crente, aqueles que aceitaram Jesus Cristo como o seu Salvador e o fizeram Senhor das suas vidas, e um para o incrédulo que rejeitou o Filho de Deus. 

O Tribunal de Cristo está descrito em 1 Coríntios 3:12-15: “E, se alguém, sobre este fundamento, formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; na verdade, o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.” Ouro, prata e pedras preciosas se referem a obras feitas para a glória de Deus, com o propósito certo, e dependentes do poder do Espírito Santo.  

O Tribunal de Cristo não determina a salvação. Em vez disso, é o momento quando os crentes deverão prestar contas das suas vidas a Cristo, é para crentes cuja salvação já está assegurada pela fé em Jesus Cristo (João 3:16; Romanos 10:9-10). Não devemos encará-lo como o momento em que Jesus julgará os nossos pecados, mas em que Deus nos recompensará de acordo como vivemos as nossas vidas. Sem dúvida teremos de prestar contas por nossas vidas. Romanos 14:10-12 explica: “Mas tu, por que julgas o teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas o teu irmão? Pois, todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo. Porque está escrito: Pela minha vida, diz o Senhor: que todo o joelho se dobrará diante de mim, e toda a língua confessará a Deus. De maneira que, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.”  

Em 2 Coríntios 5:10, Paulo dá uma ilustração do Tribunal de Cristo à Igreja de Corinto: “Porque todos devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio de corpo, ou bem, ou mal.” Paulo nos ensina que todos os cristãos vão estar perante o Tribunal de Cristo. No Tribunal de Cristo, os crentes serão recompensados de acordo com a fidelidade com que serviram, seguiram e obedeceram a Cristo.  

Algumas das coisas pelas quais provavelmente seremos julgados são: 

  • Se cumprimos o nosso papel na Grande Comissão. Mateus 28:18-20 diz: “E, aproximando-se Jesus,  falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” Amém.
  • Quão vitoriosos fomos sobre o pecado. Romanos 6:1-4 nos lembra: “Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? Ou não sabeis que, todos quantos fomos baptizados em Jesus Cristo, fomos baptizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele, pelo batismo, na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós, também em novidade de vida.”
  • Se tivemos êxito em controlar a nossa língua. Leia – Tiago 3:7-11
  • Se o fruto do Espírito era visível nas nossas vidas. Gálatas 5:22-23 diz: “Mas o fruto do spírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei.” 

A Bíblia menciona que os cristãos receberão coroas por diversos aspectos da vida cristã. Uma delas está descrita em 2 Timóteo 4:8: “Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.”  

Outra se encountra em Tiago 1:12: “Bem-aventurado o varão que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.” Ha tres mais coronas descritas na Biblia. Em resposta a isto, os crentes vão lançar as suas coroas perante o trono de Deus, dizendo: “Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas” (Apocalipse 4:11). 

É muito importante não confundir o Tribunal de Cristo com o julgamento do Grande Trono Branco. O julgamento do Grande Trono Branco é um evento no futuro depois do Milênio, para todas as pessoas que rejeitaram o chamado de Deus para a salvação. Toda pessoa que viveu na terra e se recusou a aceitar o caminho de Deus para a redenção do pecado, vai estar perante seu Criador, e neste momento vai finalmente reconhecer que Ele é Deus – que Jesus Cristo é o Senhor. 

Apocalipse 20:11-15 descreve este julgamento: “E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida: e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados, cada um, segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo, esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo.”  

Perante o Grande Trono Branco é onde são julgados e condenados aqueles que não acreditaran em Jesus Cristo. Cada um, em seguida, será lançado no Lago de fogo, que será seu lugar de tormento por toda a eternidade. (Leia Marcos 9:43-48) 

A Bíblia claramente apresenta duas opções para a ETERNIDADE. Portanto, precisamos lembrar que estamos apenas uma batida de coração longe da nossa escolha se tornar uma realidade. 

Em Apocalipse 22:12, Jesus Cristo declara: “Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra.” 

ENTÃO, ONDE ESTARÁ VOCÊ NO DIA DO JUÍZO? 

LEMBRE-SE QUE VOCÊ ESTÁ SOMENTE UMA BATIDA DE CORAÇÃO LONGE DA ETERNIDADE


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: