Publicado por: mvmportugues | agosto 4, 2016

COMO VENCER BATALHAS ESPIRITUAIS – 1 Coríntios 16:13-14

1 Coríntios 16 vs 13-14 (P)

Estejam alertas, fiquem firmes na fé, sejam corajosos, sejam fortes. 14 Que tudo o que vocês fizerem seja feito com amor.  1 Coríntios 16:13-14 

Todos os dias uma guerra está acontecendo ao nosso redor, e muitos dos participantes nesta guerra são invisíveis, mas nós certamente somos capazes de ver muitos dos resultados. 

Lares estão sendo destruídos. Pessoas estão envolvidas na escravidão do pecado, e elas não podem se libertar. Muitas crianças podem citar as palavras de um cantor da música rap, mas não podem citar uma palavra daquilo que Jesus disse. Muitas almas estão presas e condenadas à destruição eterna e, infelizmente, a lista continua e não tem fim. 

Por intermédio da carta de Paulo aos Coríntios nos é dito para estar alerta, para manter-se firme na fé, para ser corajoso e ser forte. 

Embora tenhamos inimigos espirituais que temos de lutar, mesmo assim, o amor deve caracterizar tudo o que fazemos. Estes dois versos não são contraditórios, pois também lemos o que Paulo escreveu aos Romanos: “Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.” (v. 12:21) 

O significado de estar alerta também é de ser vigilante. Precisamos estar espiritualmente vigilante como Jesus disse – precisamos vigiar e orar. A palavra traduzida como “vigiar” significa “ter a agilidade de um vigia.” Um guarda noturno deve ser ainda mais vigilante do que um guarda diurno. Durante o dia, o perigo pode muitas vezes ser visto a partir de uma distância. Mas durante a noite tudo é diferente. Um vigia noturno deve usar sentidos diferentes da visão para detectar o perigo. Ele muitas vezes está sozinho na escuridão e sem as defesas que ele normalmente teria e usaria. Pode não haver indicações de um ataque inimigo até que aconteça, então ele deve ser hiper-vigilante, suspeitando que algo aconteça a qualquer momento. Esse é o tipo de vigilança de que Jesus falou. Jesus nos advertiu de que estamos muito facilmente distraídos pelo físico e seremos pego de surpresa se não continuamente nos disciplinarmos para ser vigilante. 

Como devem os cristãos permanecer firmes na sua fé? As duas coisas que podemos fazer para ser fiel para Cristo são, viver de acordo com a Sua Palavra e crescer em nosso conhecimento Dele. Cristo disse: “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens …” (Mateus 5:16). Isto significa que devemos viver e agir de uma forma que suporta o evangelho. Primeira de Pedro 3:15-16 diz: “Mas em seus corações santificai a Cristo, como Senhor. Esteja sempre preparado para dar uma resposta a qualquer pessoa que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês. Mas façam isso com mansidão e respeito…” Precisamos viver e ensinar como Cristo o faria e deixá-Lo tomar conta do resto. 

A próxima palavra é ser corajoso. A palavra “coragem” traduzido do grego significa literalmente “ousadia e confiança.” Portanto, quando Deus nos ordena a não ter medo, para ter bom ânimo, e ter coragem, Ele está sempre comandando contra o medo, que é o oposto da coragem. 

Como cristãos, devemos ser fortes no poder de Deus. Isto significa que a nossa força não é nossa; que não é humana. A nossa força não é do mundo, mas a nossa força é encontrada em Cristo através do nosso relacionamento íntimo com Ele. Como Paulo nos diz: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13). Em outras palavras, não há nenhuma outra fonte que dá ao homem a força para vencer o mundo com suas provações, tentações e a morte. É através da submissão a força de Deus que vencemos o poder de Satanás: “Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês” (Tiago 4:7). É por primeiro alinhando-nos com a força de Deus, e por nossa total submissão a Ele que somos capazes de suportar o engano de Satanás: “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. 11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo” (Efésios 6:10-11). 

A Bíblia diz que devemos amar a outros da maneira que Deus nos ama. Devemos amar a família de Deus (1 Pedro 2:17). Devemos amar os nossos inimigos, isto é, devemos procurar activamente o que é melhor para eles (Mateus 5:44). Os maridos devem amar suas esposas como Cristo ama a igreja (Efésios 5:25). Quando mostramos benevolência e amor altruísta, refletimos o amor de Deus para um mundo perdido e agonizante. “Nós amamos porque Ele nos amou primeiro” (1 João 4:19). 

Em resumo, para vencer as batalhas espirituais devemos confiar no poder de Deus e não no nosso. Devemos colocar toda a armadura de Deus e utilizar o poder das Escrituras, e orar com determinação e santidade, fazendo o nosso apelo a Deus. Devemos estar firmes na nossa fé (Efésios 6:13-14); submetendo-nos a Deus e resistindo a obra do diabo (Tiago 4:7), sabendo que o Senhor dos exércitos é o nosso protetor. “Somente ele é a rocha que me salva; ele é a minha torre segura! Jamais serei abalado!” (Salmo 62:2)

 


Responses

  1. Muito obrigado queridos irmaos. Uma bencaos de Deus

    • Obrigado Pedro Fernando, que bom que foi uma bênção para você, pois a palavra de Deus sempre é. Continue estudando e Ele abrirá o seus olhos e te dará muito intendimento.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: