Publicado por: mvmportugues | julho 27, 2016

QUAL É O SIGNIFICADO DA ESPERANÇA NA BÍBLIA? – Romanos 15:13

Qual é o significado da esperança na Bíblia

Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo. (Romanos 15:13) 

Quando a Bíblia fala sobre “a esperança”, ela não está falando de pensamento positivo; ela está falando sobre confiar em Deus. 

Muitas pessoas dizem “eu tenho esperança”, quando eles realmente querem dizer “eu desejo”. Portanto, vamos dar uma olhada no que a esperança significa para o cristão. A esperança bíblica é uma certeza, e não uma probabilidade. Porque, somente em Deus eu encontro paz e nele ponho a minha esperança. (Salmo 62:5) 

A esperança é real porque é fundada sobre a fé no conteúdo factual das Sagradas Escrituras. 

A esperança bíblica torna-se possível quando há a crença no Deus vivo, que age e intervém na vida humana e que pode ser confiável para manter Suas promessas. 

A esperança é a certa expectativa da futura realidade das bênçãos de Deus, com base na manifestação das atividades de ações fiéis de Deus, como revelada na Bíblia. 

A palavra “esperança” na Bíblia expressa confiança e segurança em relação ao futuro, porque é baseado em promessas, caráter e a fidelidade de Deus. A esperança é olhar para a frente a algo com um sentimento de expectativa e confiança. Um cristão sempre sabe que ele têm esperança porque ele têm Deus no seu coração e a esperança sempre está na vanguarda de seus pensamentos. 

O que é que a esperança abrange para o crente? A esperança em Cristo não se limita a este mundo, mas para a eternidade, porque Ele é a nossa esperança (1 Timóteo 1:1). 

Ser discípulo de Cristo traz consigo a esperança de participar na Sua glória (Efésios 1:18), que já está guardada para o crente no céu (Colossenses 1:5) e terá lugar quando o Senhor é revelado na Sua vinda (1 Peter 1:13). 

Os cristãos podem estar seguros desta esperança, porque “a fé e a esperança que nós temos estão firmadas em Deus.” (1 Pedro 1:21)  

Também porque a “esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que ele nos deu.” (Romanos 5:5) 

Lembre-se que a fé e a esperança são inseparáveis. Quando você tem fé, você tem esperança, e vice-versa. Na verdade, elas estão unidas com o amor, que abrange tudo. (1 Coríntios 13:13) 

A esperança é o dom de Deus para nós, que é: “Cristo em vocês, a esperança da glória.” (Colossenses 1:27) 

Em outras palavras, a esperança bíblica não é uma fuga da realidade ou de problemas e não nos deixa ocioso. 

A esperança nos dá alegria e paz como nossos verso indica: Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.  (Romanos 15:13) 

A esperança nos protege: “Mas o Senhor protege aqueles que o temem, aqueles que firmam a esperança no seu amor.” (Salmo 33:18) 

Ela nos dá força e coragem: “Sejam fortes e corajosos, todos vocês que esperam no Senhor!” (Salmo 31:24) 

Deus é chamado de “Deus da esperança.” Isto significa que Ele é a fonte de toda a esperança real. Se vamos ter esperança como uma expectativa confiante, esta deve vir Dele pois só Ele tem o poder de nos dar. “Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança.” (Salmo 62:5) 

Se você ainda não aceitou Cristo, você está sem Deus e sem esperança. E “naquela época vocês estavam sem Cristo, … e estranhos aos concertos da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo.” (Efésios 2:12) 

Para nós termos esperança precisamos conhecer a Palavra de Deus. “Porque tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito, para que, pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança.” (Romanos 15:4) 

A esperança depende de saber e descansar na graça de Deus. “E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo, e nosso Deus e Pai, que nos amou e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança, 17 console o vosso coração e vos conforte em toda boa palavra e obra.” (2 Tessalonicenses 2:16-17) 

E mais uma vez Romanos 15:13 salienta que a esperança depende da vida cheia do Espírito, “para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.” (Efésios 3:19) 

Você tem essa esperança que Deus te promete? A sua vida prova isso? Esta esperança mudou quem você é, o que você valoriza, e que você está fazendo com sua vida? 

Como crentes, devemos estar “aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo” (Tito 2:13) e “todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.” (1 João 3:3)

 


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: