Publicado por: mvmportugues | julho 23, 2016

PROCURANDO O TESOURO ESCONDIDO E A PÉROLA DE GRANDE VALOR – Mateus 13:44-46

Mateus 13 vs 44-46

44O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo.

45 O Reino dos céus também é como um negociante que procura pérolas preciosas. 46 Encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo o que tinha e a comprou. (Mateus 13:44-46)

Qual é o significado das parábolas do Tesouro Escondido e da Pérola de Grande Valor? 

Jesus tinha acabado de explicar aos discípulos o significado da parábola do trigo e do joio, e essas duas parábolas curtas são uma continuação de Sua discussão do “reino dos céus.” Ele expressou verdades sobre o reino em três pares de parábolas em Mateus 13:3-23. A da semente e do semeador; das ervas daninhas no campo (vv. 24-30); da semente de mostarda (vv. 31-32); do fermento ou levedura (v. 33); do tesouro escondido (v. 44) e da pérola de grande valor (vv. 45-46). 

As semelhanças destas duas últimas pequenas parábolas deixam claro que ensinam a mesma lição; que o reino dos céus é de valor imensurável. Ambas as parábolas envolvem um homem que vendeu tudo o que tinha, para possuir o reino. O tesouro e a pérola representam Jesus Cristo e a salvação que Ele oferece. E apesar que não podemos pagar para a salvação com a venda de todos os nossos bens materiais, uma vez que a encontramos, estamos dispostos a desistir de tudo para possuí-la. – “Mas o que para mim era lucro, passei a considerar como perda, por causa de Cristo. Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por quem perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar Cristo e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da Lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé.” (Filipenses 3:7-9) 

O reino dos céus é mais valioso do que qualquer outra coisa que podemos ter, e uma pessoa deve estar disposta a desistir de tudo para obtê-lo. 

O homem que descobriu o tesouro escondido no campo foi grandemente abençoado por Deus, não foi um acidente; foi uma expressão do amor de Deus e ele reconheceu o seu valor quando o encontrou. Embora a transação custou tudo para o homem, ele não pagou nada pelo próprio tesouro inestimável. O tesouro veio gratuito com o campo. 

Nada é mais precioso do que o reino dos céus; contudo, Deus nos o dá como um presente. 

Em ambas as parábolas, os tesouros estão escondidos, indicando que a verdade espiritual é ignorada por muitos e não pode ser encontrada pela inteligência, pelo poder ou a sabedoria do mundo.

E Jesus respondeu: “A vocês foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus, mas a eles não. 12 A quem tem será dado, e este terá em grande quantidade. De quem não tem, até o que tem lhe será tirado. 13 Por essa razão eu lhes falo por parábolas: “‘Porque vendo, eles não vêem e, ouvindo, não ouvem nem entendem’. 14 Neles se cumpre a profecia de Isaías:

“‘Ainda que estejam sempre ouvindo, vocês nunca entenderão; ainda que estejam sempre vendo, jamais perceberão. 15 Pois o coração deste povo se tornou insensível; de má vontade     ouviram com os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos. Se assim não fosse, poderiam ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, entender com o coração e converter-se, e eu os curaria’.

16 Mas, felizes são os olhos de vocês, porque vêem; e os ouvidos de vocês, porque ouvem. 17 Pois eu lhes digo a verdade: Muitos profetas e justos desejaram ver o que vocês estão vendo, mas não viram, e ouvir o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram. (Mateus 13:11-17)

E 1 Coríntios 2:14 deixa claro que os mistérios do reino estão escondidos de alguns que são incapazes de ouvir, ver e compreender essas verdades. “Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente. “ 

Os desobedientes colhem as conseqüências naturais de sua rebelde incredulidade, que é a cegueira espiritual. Aqueles cujos olhos estão abertos pelo Espírito anseiam para discernir a verdade espiritual, como os homens da parábola, eles entendem o seu grande valor. 

A seguinte parábola do reino dos céus é semelhante a um negociante que procura pérolas preciosas. Em contraste com a parábola anterior, Jesus está agora exibindo um outro aspecto do reino. 

Observe que o comerciante parou de buscar pérolas quando encontrou a pérola de grande valor. A vida eterna, a herança eterna, e o amor de Deus através de Cristo constituem a pérola que, uma vez encontrada, faz a busca adicional desnecessária. Cristo cumpre as nossas maiores necessidades, satisfaz nossos desejos, nos transforma diante de Deus, nos da paz e acalma nosso coração, e nos dá esperança para o futuro. A “grande preço”, é o que foi pago por Cristo para a nossa redenção. Ele se despojou de Sua glória, deixou Seu trono no céu e veio à terra na forma de um homem humilde e derramou Seu precioso sangue na cruz para pagar a pena pelos nossos pecados. 

Você está buscando o tesouro escondido do reino dos céus e encontrando-o? Nossa oração é que você encontre Jesus, para que você também poça compartilhar nessa alegria, e que a sua vida seja transformada para sempre, pelo grande poder do Espírito Santo de Deus.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: