Publicado por: mvmportugues | julho 23, 2016

PROCURANDO O TESOURO ESCONDIDO E A PÉROLA DE GRANDE VALOR – Mateus 13:44-46

Mateus 13 vs 44-46

44O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo.

45 O Reino dos céus também é como um negociante que procura pérolas preciosas. 46 Encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo o que tinha e a comprou. (Mateus 13:44-46)

Qual é o significado das parábolas do Tesouro Escondido e da Pérola de Grande Valor? 

Jesus tinha acabado de explicar aos discípulos o significado da parábola do trigo e do joio, e essas duas parábolas curtas são uma continuação de Sua discussão do “reino dos céus.” Ele expressou verdades sobre o reino em três pares de parábolas em Mateus 13:3-23. A da semente e do semeador; das ervas daninhas no campo (vv. 24-30); da semente de mostarda (vv. 31-32); do fermento ou levedura (v. 33); do tesouro escondido (v. 44) e da pérola de grande valor (vv. 45-46). 

As semelhanças destas duas últimas pequenas parábolas deixam claro que ensinam a mesma lição; que o reino dos céus é de valor imensurável. Ambas as parábolas envolvem um homem que vendeu tudo o que tinha, para possuir o reino. O tesouro e a pérola representam Jesus Cristo e a salvação que Ele oferece. E apesar que não podemos pagar para a salvação com a venda de todos os nossos bens materiais, uma vez que a encontramos, estamos dispostos a desistir de tudo para possuí-la. – “Mas o que para mim era lucro, passei a considerar como perda, por causa de Cristo. Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por quem perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar Cristo e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da Lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé.” (Filipenses 3:7-9) 

O reino dos céus é mais valioso do que qualquer outra coisa que podemos ter, e uma pessoa deve estar disposta a desistir de tudo para obtê-lo. 

O homem que descobriu o tesouro escondido no campo foi grandemente abençoado por Deus, não foi um acidente; foi uma expressão do amor de Deus e ele reconheceu o seu valor quando o encontrou. Embora a transação custou tudo para o homem, ele não pagou nada pelo próprio tesouro inestimável. O tesouro veio gratuito com o campo. 

Nada é mais precioso do que o reino dos céus; contudo, Deus nos o dá como um presente. 

Em ambas as parábolas, os tesouros estão escondidos, indicando que a verdade espiritual é ignorada por muitos e não pode ser encontrada pela inteligência, pelo poder ou a sabedoria do mundo.

E Jesus respondeu: “A vocês foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus, mas a eles não. 12 A quem tem será dado, e este terá em grande quantidade. De quem não tem, até o que tem lhe será tirado. 13 Por essa razão eu lhes falo por parábolas: “‘Porque vendo, eles não vêem e, ouvindo, não ouvem nem entendem’. 14 Neles se cumpre a profecia de Isaías:

“‘Ainda que estejam sempre ouvindo, vocês nunca entenderão; ainda que estejam sempre vendo, jamais perceberão. 15 Pois o coração deste povo se tornou insensível; de má vontade     ouviram com os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos. Se assim não fosse, poderiam ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, entender com o coração e converter-se, e eu os curaria’.

16 Mas, felizes são os olhos de vocês, porque vêem; e os ouvidos de vocês, porque ouvem. 17 Pois eu lhes digo a verdade: Muitos profetas e justos desejaram ver o que vocês estão vendo, mas não viram, e ouvir o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram. (Mateus 13:11-17)

E 1 Coríntios 2:14 deixa claro que os mistérios do reino estão escondidos de alguns que são incapazes de ouvir, ver e compreender essas verdades. “Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente. “ 

Os desobedientes colhem as conseqüências naturais de sua rebelde incredulidade, que é a cegueira espiritual. Aqueles cujos olhos estão abertos pelo Espírito anseiam para discernir a verdade espiritual, como os homens da parábola, eles entendem o seu grande valor. 

A seguinte parábola do reino dos céus é semelhante a um negociante que procura pérolas preciosas. Em contraste com a parábola anterior, Jesus está agora exibindo um outro aspecto do reino. 

Observe que o comerciante parou de buscar pérolas quando encontrou a pérola de grande valor. A vida eterna, a herança eterna, e o amor de Deus através de Cristo constituem a pérola que, uma vez encontrada, faz a busca adicional desnecessária. Cristo cumpre as nossas maiores necessidades, satisfaz nossos desejos, nos transforma diante de Deus, nos da paz e acalma nosso coração, e nos dá esperança para o futuro. A “grande preço”, é o que foi pago por Cristo para a nossa redenção. Ele se despojou de Sua glória, deixou Seu trono no céu e veio à terra na forma de um homem humilde e derramou Seu precioso sangue na cruz para pagar a pena pelos nossos pecados. 

Você está buscando o tesouro escondido do reino dos céus e encontrando-o? Nossa oração é que você encontre Jesus, para que você também poça compartilhar nessa alegria, e que a sua vida seja transformada para sempre, pelo grande poder do Espírito Santo de Deus.

 


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: