Publicado por: mvmportugues | março 23, 2016

O SIGNIFICADO DE ‘CONFIAR’ NA BÍBLIA – Provérbios 3:5-6

Confiar en la Biblia (P) - Proverbios 3 vs 5-6

“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas.” (Provérbios 3:5-6) 

Confiar significa uma firme crença na confiabilidade, na verdade, na capacidade, ou na força de alguém ou de alguma coisa. 

Na Bíblia “confiar” literalmente significa ‘uma segurança forte, confiante e segura.’ Confiar não é exatamente o mesmo que ter fé, que é o dom de Deus: “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8-9). Portanto, confiar é o que fazemos por causa da fé que nos foi dada. Confiar quer dizer que acreditamos nas promessas de Deus em todas as circunstâncias, mesmo naqueles em que a evidência parece ser contrária. 

Nosso verso claramente resume o ensino da Bíblia sobre confiar: “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.” Em primeiro lugar, é o Senhor, em quem devemos confiar, não a nós mesmos ou nossos planos, e certamente não na sabedoria do mundo. Nós confiamos no Senhor, porque somente Ele que é verdadeiramente digno de confiança. Portanto, “bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, e cuja esperança é o Senhor.” (Jeremias 17:7) 

Mateus 6:31-32 nos diz: “Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘Que vamos beber?’ ou ‘Que vamos vestir?’ 32 Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas.” 

O capítulo 11 de Hebreus fala sobre a fé, que é aceitar e acreditar a verdade que Deus revela sobre Si mesmo supremamente na pessoa de Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo. Assim que, a consequência prática da fé em Deus é confiar, que provamos vivendo a nossa aceitação da promessa de Deus cada dia. Além disso, é por confiar que temos a promessa de paz: “Tu, Senhor, guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia.” (Isaías 26:3) 

Vemos também que Sua natureza é fiel e verdadeira: “Saibam, portanto, que o Senhor, o seu Deus, é Deus; ele é o Deus fiel, que mantém a aliança e a bondade por mil gerações daqueles que o amam e obedecem aos seus mandamentos” (Deuteronômio 7:9). E no Salmo 25:10 lemos que: “Todos os caminhos do Senhor são amor e fidelidade para com os que cumprem os preceitos da sua aliança.” 

Seus planos para nós são perfeitos e intencionais: “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro” (Jeremias 29:11). Além disso, por causa da natureza de Deus, devemos confiar Nele de todo o coração, comprometendo todos os aspectos de nossas vidas a Ele em total confiança. 

Não devemos confiar em nós mesmos porque nossa compreensão é temporal, finita e infectada por nossa natureza carnal e pecaminosa. Confiando em nós mesmos é como caminhar orgulhosamente através de uma ponte de madeira podre sobre um profundo abismo de muitos metros de profundidade. . . e o desastre inevitavelmente seguirá. 

Uma coisa que pode ser observada quando confiamos na Bíblea é que isto sempre produz ainda mais confiança em nosso Deus. A fé dos crentes pode ser julgada e eles podem tropeçar, mas: “Ainda que tropece, não cairá, pois o Senhor o toma pela mão.” (Salmo 37:24) 

Deus sabe que, embora as provas sobrecarreguem o crente nesta vida, o confiar não deve dispersar porque é baseado na fé das promessas de Deus; tal como a promessa de alegria eterna com o Senhor e a promessa de “uma herança incorruptível e incontaminável, que não desaparece, reservada nos céus para nós.” (1 Pedro 1:4)


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: