Publicado por: mvmportugues | março 7, 2016

SENHOR GUIA-NOS EM COMO PODEMOS MELHOR PROCURÁ-LO – Salmo 31:3

Salmo 31 vs 3 (P)

“Porque Tu és a minha rocha e a minha fortaleza; por isso, por amor do Teu nome guia-me e orienta-me.” (Salmo 31:3) 

Precisamos seguir o que já está claramente revelado nas Sagradas Escrituras, se quisermos conhecer a Sua vontade e orientação nas coisas que Ele ainda não nos divulgou. Deus já nos deu a conhecer a maior parte de Sua vontade por intermédio da Bíblia. Paulo escreveu: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, 17 para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” (2 Timóteo 3:16-17) 

A Bíblia está cheia de instruções a respeito de como Deus quer que seu povo viva e O busque. Tudo o que precisamos fazer é ler a Bíblia regularmente, e em oração buscar e obedecer as coisas que Deus nos ensina de Suas Palavras. A grande parte da vontade de Deus já foi esclarecida sobre o que devemos fazer e como devemos honrá-Lo em tudo o que pensamos, dizemos e fazemos, e Deus nos dá o Espírito Santo com o propósito de nos permitir obedecer-Lo. 

O escritor de Provérbios diz: “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.” (Provérbios 3:5-6). Se exercemos confiança e O reconhecemos em todas as áreas de nossas vidas, Sua promessa é que Ele vai nos guiar. 

Em Isaías diz: “O Senhor o guiará constantemente” (Isaías 58:11). Em outras palavras, se nossos motivos e objetivos estão certos, a orientação é algo que vai acontecer naturalmente. A Bíblia diz que “Sem fé é impossível agradar a Deus.” (Hebreus 11:6) 

Muitas vezes, quando olhamos para trás é quando vemos que Ele estava nos guiando todo o tempo.

A palavra de Deus diz: “ Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você. Não sejam como o cavalo ou o burro, que não têm entendimento mas precisam ser controlados com freios e rédeas, caso contrário não obedecem.” (Salmo 32:8-9)

Precisamos ouvir a orientação de Deus, porque está escrito: “A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.” (Salmo 119:105) 

Ouvir a orientação de Deus começa com nossa mente e coração. A Bíblia nos lembra para “estar quietos” (Salmo 46:10) enquanto nós ouvimos Sua liderança, e “ser transformados pela renovação da sua mente.” (Romanos 12:2) 

As Escrituras estão cheias de orações que podemos usar para pedir a Deus para nos concentrarmos n’Ele, tais como: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações” (Salmo 139:23). Precisamos buscar verdadeiramente o Senhor, e lembrar-nos que: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.” (Tiago 1:5) 

Falando, lendo e pensando na palavra de Deus nos ajuda a vivê-la! A Bíblia promete que podemos “buscar Deus e a Sua vontade em tudo o que fazemos” (Provérbios 3:6) e depender d’Ele para guiar todos os nossos caminhos. 

À medida que buscamos a orientação de Deus para todas as nossas ações, precisamos orar a Deus os pedidos encontrados nos Salmos: “Guia-me, Senhor, na tua justiça”; “Ensina-me o teu caminho, ó Senhor”; “Ensina-me a fazer a tua vontade, meu Deus!” (Salmos 5:8, 86:11, 143:10). Se nós confiamos n’Ele, Deus nos levantará de modo que em função da Sua orientação e liderança isto se tornará uma segunda natureza para nós, porque Ele é a nossa rocha e fortaleza; por isso, por amor do Seu nome, Ele nos guiará e orientará. (Salmo 31:3)

 


Deixe uma resposta

Categorias

