Publicado por: mvmportugues | fevereiro 15, 2016

O PERDÃO – Romanos 12:20

Perdão - Romanos 12 vs 20

“Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. (Romanos 12:20) 

O que significa “amontoarás brasas de fogo” sobre a cabeça de alguém? Isto pode referir-se a uma tradição egípcia de levar uma panela de carvão a brasas na cabeça como um ato público de arrependimento. Referindo-se a este provérbio (Provérbio 25:21-22), Paulo estava dizendo que devemos tratar nossos inimigos com bondade para que eles fiquem envergonhados e se converterem dos seus pecados. 

Recusando-se a perdoar é um pecado. Se recebemos o perdão de Deus, devemos perdoar a outras pessoas que nos feriram. Não podemos guardar rancor ou buscar vingança. Necessitamos confiar em Deus pela justiça e perdoar a pessoa que nos ofendeu. Isso não significa que devemos esquecer a ofensa, já que isto está além do nosso alcance. Perdoar significa libertar o outro da culpa, deixando o evento nas mãos de Deus, e seguir em frente. 

O perdão é uma decisão da vontade. Já que Deus nos manda perdoar, temos que fazer uma escolha consciente para obedecer a Deus e perdoar. O ofensor talves não deseja o perdão e provavelmente nunca vai mudar, mas isso não nega o desejo de Deus que nós possuímos um espírito de perdão. Jesus disse: Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem (Mateus 5:44). 

Precisamos realizar que é verdadeiramente impossível esquecer os pecados cometidos contra nós. Não podemos seletivamente “eliminar” eventos da nossa memória. No entanto, a Bíblia diz que Deus não “lembra” a nossa maldade (Hebreus 8:12). Mas Deus é onisciente. Deus se lembra que “todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23). Portanto, tendo sido perdoados, somos judicialmente justificados e o céu é nosso, como se o nosso pecado nunca tivesse ocorrido. Se nós pertencemos a Ele através da fé em Cristo, Deus não nos condena por nossos pecados (Romanos 8:1). Nesse sentido Deus “perdoa e esquece.” 

Se por dizer “perdoar e esquecer” nós queremos dizer, “eu escolho perdoar o ofensor por causa de Cristo e vou seguir em frente com minha vida”, então esta é uma ação sábia e piedoso por nossa parte. Tanto quanto possível, devemos esquecer das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de nós (Filipenses 3:13). Devemos perdoar uns aos outros, “assim como Deus em Cristo vos perdoou” (Efésios 4:32). Não podemos permitir que uma raiz de amargura brote em nossos corações (Hebreus 12:15). 

O ideal é perdoar e esquecer como 1 Coríntios 13:5 afirma: O amor não guarda rancor. E 1 Pedro 4:8 diz: Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados. No entanto, alterar corações é o negócio de Deus, e, até que um ofensor tenha uma verdadeira mudança no coração, é sábio limitar o nível de confiança que se coloca nessa pessoa. Sendo cauteloso não significa que você não o perdoou. Significa, simplesmente, não somos Deus e não podemos ver o coração dessa pessoa. 

Mesmo se o nosso agressor nunca se arrepende, perdoando-o, vai nos libertar de uma carga pesada de amargura. 

Hebreus 12:14 diz: “Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.” Nós não podemos ser santos, a menos que tenhamos paz com os homens. Algo surpreendente acontece quando perdoamos, temos paz e descobrimos que a vida é mais alegre. Mas, você pode dizer: “Olha o que ele fez! Eu não vou perdoar.” Lembrem-se que quando perdoamos, duas pessoas ficam livres e um delas é nós mesmos. 

Que Deus, nosso Pai, e o nosso Senhor Jesus Cristo lhes dêem graça e paz. (2 Coríntios 1:2)


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: