Publicado por: mvmportugues | janeiro 10, 2016

ONDE DEUS GUIA, ELE PROVIDENCIA – Provérbios 3:5-6

2 ONDE DEUS GUIA, ELE PROVIDENCIA

“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento;  reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.” (Provérbios 3:5-6) 

Se exercemos confiança e reconhecemos o Senhor em todas as áreas de nossas vidas, Sua promessa é que Ele vai nos guiar. 

Para saber a orientação de Deus, devemos colocar de lado nossa própria vontade e procurar a vontade de Deus. O princípio básico para determinar a vontade de Deus em qualquer situação é esvaziar-nos de nossa própria vontade e comprometer-nos a procurar e obedecer a Sua vontade. 

Se, pretendemos querer saber a vontade de Deus, mas não estamos dispostos a fazê-la, a menos que ela concorde com nossa vontade, estamos nos enganando. Neste caso, tudo que queremos é a aprovação de Deus para nossos planos. Mas nós nunca saberemos a direção de Deus dessa forma, porque Deus revela Sua vontade apenas para aqueles que estão comprometidos a confiar e obedecer-Lhe.

Muitas vezes, não conseguimos experimentar a orientação de Deus porque estamos tão determinados a fazer nossas próprias coisas que não conseguimos parar e pedir ao Senhor para revelar a Sua vontade para nós. Ou entramos na nossa rotina, e uma catástrofe precisa acontecer para Deus chamar a nossa atenção – para que Ele possa revelar o que Ele quer fazer em nossa vida. Portanto, se você deseja a orientação de Deus, pare e peça para Ele, e espere para ouvir o que Ele tenha a dizer. “Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você. Não sejam como o cavalo ou o burro, que não têm entendimento mas precisam ser controlados com freios e rédeas, caso contrário não obedecem.” (Salmos 32:8-9)

Poderíamos nos perguntar, o que acontece se Deus não diz nada. A resposta é que, quando procuram e esperamos a orientação de Deus e permanecemos submissos ao caminho soberano de Deus, Ele providencialmente orquestra circunstâncias de tal modo que nos dão a confirmação clara de como devemos proceder. 

Se chegarmos a uma porta e ela não abre, talvez Deus está nos pedindo para esperar pois Ele tem mais trabalho a fazer. Ou talvez Ele está nos dirigindo em outra direção. Nós não devemos olhar tão ansiosamente para a porta fechada que não vemos aquela que está aberta. Nossa tarefa é ter fé, obedecer e confiar. 

Quantas vezes já fizemos decisões que desejamos que não havíamos feito. Enquanto que tais experiências não são agradáveis, o Senhor tem lições importantes para nos ensinar, se nós nos submetermos à Seus soberanos caminhos. Mas se pensarmos, “eu vou fazer isto da minha maneira,” somente vamos trazer mais dor e desilusões para a nossa vida. 

Para encontrar a vontade de Deus devemos andar em constante comunhão com o Senhor, levando tudo a Ele em oração. “Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece” (Jeremias 33:3). Temos que realizar que os nossos passos são ordenados pelo Senhor. Quando andamos com Ele e estamos empenhados em Seu objetivo, Ele vai trabalhar em nossa vida orquestrando tudo para a Sua honra e glória. 

Se confiarmos Nele, o processo torna-se uma bela união da fidelidade e soberania de Deus e de nossa confiança obediente Nele. 

Nosso Pai celestial deseja o melhor para nós. Ele tem um plano perfeito para as nossa vida. A chave para realizar o Seu plano para nossa vida e estar em sintonia com a Sua vontade, não é apenas crer em Deus, mas é obedecê-Lo também. Devemos ter fé e obedecê-Lo porque, “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11:6). 

Lembre-se, onde Deus guia, Ele providencia.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: