Publicado por: mvmportugues | dezembro 24, 2015

AS PROFESIAS DA VINDA DE CRISTO

As profecias da vinda de Cristo

Durante esta época do ano, devemos ser lembrados das profecias notáveis ​​sobre o nascimento de Jesus e como eles fundamentam Sua divindade e a fidelidade de Deus. Vamos dar uma olhada em algumas delas.

O MOMENTO DO NASCIMENTO

O momento do nascimento do Messias havia sido indicado em Gênesis 49:10 nas palavras faladas por Jacó em seu leito de morte a seu filho Judá: “O cetro não se apartará de Judá… até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos.

O termo Siló foi reconhecido pelos rabinos judeus como um título messiânico. O “cetro” refere-se ao poder judicial da nação. Assim, esta profecia diz que o Messias virá num momento em que o poder judicial do país foi removido.

O que os rabinos não sabiam era que Jesus, o Messias havia nascido em torno de cerca de 6 aC, durante os últimos anos de Herodes (Mateus 2:1). Assim, “Siló tinha chegado pouco antes do cetro partir – assim como foi profetizado!

O LUGAR DO NASCIMENTO

O lugar de nascimento do Messias também havia sido precisamente profetizado quinhentos anos antes pelo profeta Miquéias: Mas tu, Belém-Efrata, embora pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para mim aquele que será o governante sobre Israel. (Miquéias 5:2).

Alguma vez você já se perguntou o que o termo “Efrata”, significa nessa passagem? É uma designação geográfica para indicar com precisão qual Bethlehem está sendo identificado. É como a diferenciação entre uma cidade com o mesmo nome em um estado como de outro estado.

O ponto é que havia uma outra Belém, na terra de Israel na área ao norte, perto do Mar da Galiléia. Ele tinha sido atribuído à tribo de Zabulão.

Especificando a área de Efrata, a profecia de Miquéias deixou claro que a Bethlehem que iria sediar o nascimento do Messias seria a única no sul de Israel, perto de Jerusalém. Em cumprimento desta profecia muito preciso, Mateus nos diz que “Jesus nasceu em Belém de Judéia” (Mateus 2:1).

A NATUREZA DO NASCIMENTO

Também havia sido profetizado que a criança especial que nasceu em Belém seria humano e divino. Daniel enfatizou a humanidade do Messias quando se referiu a ele como “o Filho do Homem” (Daniel 7:13). Isaías sublinhou Sua divindade, quando disse que o Messias seria chamado “Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz” (Isaías 9:6).

Sua natureza divina também foi indicada em outras profecias sobre o Seu nascimento. Por exemplo, a primeira profecia messiânica na Bíblia é pronunciada pelo próprio Deus no Jardim do Éden, quando Ele disse a Satanás que ele iria um dia ser derrotado por Aquele que nasceria da “semente da mulher” (Gênesis 3:15). Esta parece ser uma clara indicação de que o Messias nasceria milagrosamente por uma virgem. Milhares de anos depois, Isaías profetizou especificamente que o nascimento ocorreria da seguinte maneira: “A virgem ficará grávida e dará à luz um filho …” (Isaías 7:14).

Além disso, foi predito por Isaías que o Messias seria dado um nome que significaria Sua divindade. Ele será chamado “Emanuel”, disse Isaías, que significa “Deus conosco” (Isaías 7:14). Seiscentos anos depois, quando o anjo Gabriel apareceu a Maria para lhe dizer que ela seria a mãe do Messias, ele especificou que o nome do bebê seria Yeshua (Lucas 1:31). Esse nome em hebraico significa a “Salvação de Deus” (Mateus 1:21). Outros detalhes profetizados sobre o nascimento do Messias incluem a apresentação de presentes à Ele por reis (Salmo 72:10-11 e Mateus 2:1-12), a matança das crianças no Seu local de nascimento (Jeremias 31:15 e Mateus 2:16), e Sua permanência no Egito (Oséias 11:1 e Mateus 2:11-15).

A CELEBRAÇÃO DO NASCIMENTO

A concepção e o nascimento do Messias foram comemorados em alguns hinos proféticos notáveis. Maria profetizou em uma canção de regozijo que a criança que ela havia concebido eram provas que Sua misericórdia estende-se aos que o temem, de geração em geração (Lucas 1:50). Ela passou a profetizar que Ele depôs dos tronos os poderosos e elevou os humildes; encheu de bens os famintos, despediu vazios os ricos (Lucas 1:52-53).

Seu parente, o sacerdote Zacarias, também cantou uma canção profética de comemoração quando seu filho, João Batista, nasceu. Referindo-se ao bebê no ventre de Maria, ele proclamou que Deus nos levantou uma salvação poderosa(Lucas 1:69). Em seguida, declarou que seu próprio filho seria chamado de “o profeta do Altíssimo”, e ele profetizou que seu filho iria “diante do Senhor, a preparar os Seus caminhos” (Lucas 1:76). Ele concluiu a sua música com uma das mais belas profecias poéticas sobre o Messias que podem ser encontrados em qualquer lugar na Escritura: “Por causa das ternas misericórdias de nosso Deus, pelas quais do alto nos visitará o sol nascente, para brilhar sobre aqueles que estão vivendo nas trevas e na sombra da morte, e guiar nossos pés no caminho da paz.(Lucas 1:78-79)

A próxima canção profética da celebração foi cantada na noite do nascimento do Messias, quando um anjo apareceu aos pastores de Belém e proclamou: “Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” (Lucas 2:10-11). Esse anjo foi subitamente acompanhado por uma multidão de anjos que cantava um coro triunfante: Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor. (Lucas 2:13-14).

A canção profética final, relacionada com o nascimento do Messias foi cantada por um homem “justo e piedoso” de Jerusalém pelo nome de Simeão. O Espírito Santo veio sobre ele e lhe havia revelado que ele não morreria antes de ver o Messias (Lucas 2:25-26). Ele foi dado esse privilégio glorioso quarenta dias após o nascimento do Messias, quando os pais de Jesus vieram para o templo em Jerusalém para dedicar seu bebê a Deus. Simeão tomou o menino Jesus em seus braços, agradeceu ao Senhor, e, em seguida, cantou: Pois os meus olhos já viram a tua salvação, que preparaste à vista de todos os povos: luz para revelação aos gentios e para a glória de Israel, teu povo. (Lucas 2:30-32)

O SIGNIFICADO DAS PROFECIAS DO NASCIMENTO

O cumprimento de todas essas profecias na vida de uma pessoa, Jesus de Nazaré, é prova positiva de que Ele era quem Ele disse que era, ou seja, o Messias de Deus (Marcos 14:62 e Lucas 22:70).

A fidelidade de Deus no cumprimento de cada uma dessas profecias em detalhe também é importante porque nos dá certeza de que Ele vai igualmente cumprir fielmente todas as profecias que Ele deu aos cristãos sobre o breve retorno de Jesus.

Nosso Deus conhece o futuro e Ele O proclama em (Isaías 46:10). Ele também tem o poder de fazer com que o que Ele proclama acontecerá (Isaías 46:11). Mais importante, Ele é fiel (1 Coríntios 1:9), para que possamos descansar em Suas promessas.

Vamos alegrar-nos que o nascimento em Belém há muito tempo é uma prova positiva de que Aquele que nasceu lá em breve voltará em glória como o Rei dos reis e Senhor dos senhores (Apocalipse 19:16).

Bênçãos para você neste Natal.

 

 

Trechos extraídos do Ministério do Cordeiro e do Leão – Obrigada!


Responses

  1. prezado Pr, peco desculpas, pois nao e um comentario e sim um pedido, , peco que consiga uma Bivblia/Estudos abracos desse aposentpara mninha vida, ficarei agradecido e feliz,, avracos desse aposentado sofridfo, mais feliz c/Jesus.amem. JONAN G.SILVA. cel.084-98824-3102, favor enviar p/Rua. Baia de Madureira, 16. nova parnamirim. Cidade de Parnamirim/RN. CEP. 59153-010, desejo um feliz Nartal amem

    • Boa noite. .enviarei a biblia para o senhor.
      Aguarde..hoje é 02.02.16..acredito q máximo em uma semana aí estará.
      Att..
      Anádia


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: