Publicado por: mvmportugues | maio 18, 2015

ESCOLHEMOS AMIGOS PIEDOSOS OU AMIGOS MUNDANOS? – Tiago 4:4

Tiago 4 vs 4

Vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus. (Tiago 4:4) 

A importância da escolha é esclarecida pela simplicidade das alternativas, e se torna uma questão de saber se queremos a amizade com o mundo ou a amizade com Deus. 

A expressão “um homem é conhecido pela companhia que ele mantém” tem sido utilizada de uma forma ou outra em todo o mundo. Não é apenas baseada na Bíblia, mas é facilmente observável na vida cotidiana. 

Provérbios nos dizem: “Quem anda com os sábios será sábio, mas quem anda com os tolos acabará mal.” (13:20) e que os amigos moldam amigos “assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro.” (Provérbios 27:17) 

Tiago observa que a amizade com o mundo se choca com a verdade e com o coração e a mente de Deus, e que essa amizade está em rebelião contra o plano de Deus para nós andarmos em comunhão ininterrupta com Ele. Portanto, “saiam do meio deles e separem-se”, diz o Senhor. “Não toquem em coisas impuras, e eu os receberei.” (2 Coríntios 6:17) 

O apóstolo João dá uma razão clara: “Pois tudo que há no mundo, aquilo que é agradável à nossa natureza pecadora, aquilo que é agradável aos nossos olhos e o orgulho pelas coisas desta vida, não vem do Pai, mas sim, do mundo.” (1 João 2:16) 

Tiago escreve com uma forte convicção da gravidade do pecado que a maioria das pessoas não estão dispostas a aceitar. Muitas pessoas vivem vidas de compromisso, pois elas querem ser cristãs, elas querem ir para o céu, para ter a vida eterna, mas elas também querem espremer cada gota de prazer que esta vida oferece; mesmo que Deus o proíbe. Tiago é completamente direto, dizendo: “… a amizade do mundo é inimizade contra Deus …” 

Na verdade, ele escreve com um sentimento de indignação moral. O início deste versículo começa com “Infiéis”. Portanto, devemos aceitar os termos de Tiago, aprender com o seu agudo senso moral do que é certo e errado, e aplicá-lo a nós mesmos com medo do julgamento que vem a qualquer que não é um verdadeiro cristão. Abrigando a inveja e ambição egoísta, com ações de confrontos e brigas, faz de nós pessoas desleais que estão tratando Deus com ódio e inimizade. (Tiago 4:1-4) 

O ponto de referência de Tiago à Escritura em 4:5 e 4:6 é convencer seus leitores para escolher a Deus sem reservas, em vez do mundo, porque o próprio Deus é ciumento, mas Ele também é misericordioso para com aqueles que humildemente entregam suas vidas completamente a Ele. “Deus se opõe aos orgulhosos, mas revela a sua graça aos humildes.” (Tiago 4:6)

Você é cristão? Será que o Espírito habita em você? Se assim for, então você deve submeter-se a vontade do Senhor, e parar de perseguir a sua própria vontade. Ele sabe o que é melhor para nós, e se somos pacientes, então Ele irá realizar Seu plano perfeito para a nossa vida. “Confie em Deus, o Senhor, e faça o bem e assim você habitará na terra e desfrutará segurança. Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração. Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá.” (Salmo 37:3-5)

Em resumo, a pessoa que opta por viver em pecado e entra em um relacionamento com o mundo é declarado inimigo de Deus. O contexto deixa claro o que está envolvido em ser um amigo do mundo. A questão básica é uma vida que gira em torno de si mesmo. Uma determinação egoísta para satisfazer os nossos desejos e anseios, para ter as coisas à nossa maneira, nos identifica como amigos do mundo. 

Devemos observar que se trata de uma escolha deliberada da nossa parte para se envolver com o mundo. Uma pessoa que decide ser amigo do mundo, ao invés de submeter-se a Deus e à Sua Palavra, vai fazer o que ele quer; e vai andar como quer. Essa pessoa não sabe e não quer conhecer Deus, ela só quer receber elogios dos homens e prefere os prazeres e luxúria deste mundo em vez da justiça de Cristo. 

Lembre-se, pessoas piedosas terão amigos piedosos e manterão o foco no Senhor. Eles não serão enganados, porque eles sabem que: “As más companhias corrompem o bom caráter.” (1 Coríntios 15:33) 

Vamos todos estar diante de Cristo, cujos olhos penetram o fundo de nossas almas – porque “Seus olhos são como chama de fogo …” (Apocalipse 19:12) 

Por isso, “os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte.” (Apocalipse 21:8)

 


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: