Publicado por: mvmportugues | maio 9, 2015

COMO SER UMA MÃE PIEDOSA – 2 Timóteo 3:15

UNA MAE PIADOSA - Timóteo 3 vs 15

“E, desde menino, você conhece as Escrituras Sagradas, as quais lhe podem dar a sabedoria que leva à salvação, por meio da fé em Cristo Jesus.” (2 Timóteo 3:15). 

Uma das maiores bênçãos da vida é ter uma mãe piedosa. Então, um dos maiores presentes que mulheres podem dar aos seus filhos é ser uma mãe dedicada a Deus. Mas para ser uma mãe piedosa, é preciso ser ensinada tão cedo quanto possível, através do exemplo e a leitura da Palavra de Deus. 

A decisão mais importante que uma mulher cheia do Espírito que deseja ser uma mãe, jamais vai fazer é determinar que ela vai esperar por Deus para lhe proporcionar um marido que deseja viver uma vida pura e santa; um homem humilde que vai ser cheio do Espírito e um sacerdote na casa que ela quer estabelecer.  

Se ela é uma cristã verdadeiramente nascida de novo, que está sendo conduzida pelo Espírito Santo e a Palavra de Deus, ela está plenamente consciente de que sua vida pertence a Deus e que ela deve não deve se casar com alguém que não irá honrar a Deus e construir um lar cristão forte onde eles possam criar crianças santas e tementes a Deus. 

O versículo da Bíblia que domina a vida de uma mulher piedosa é o seguinte: “Portanto, quando vocês comem, ou bebem, ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.” (1 Coríntios 10:31) 

Mães piedosas são mulheres de fé sincera que estão ansiosas para compartir a verdade da Palavra de Deus, com amor, aos seus filhos (2 Timóteo 1:5). Elas honram a Palavra de Deus e treinam seus filhos nela (2 Timóteo 3:14-17). No entanto, enquanto os pais devem ser os agentes primários para ensinar seus filhos a Palavra de Deus, também precisamos orar por mentores tementes a Deus para as nossos filhos, tais como Paulo foi a Timóteo; homens e mulheres de Deus para influenciar nossos filhos para a justiça. 

A principal maneira que nossos filhos vão crescer para amar e servir a Deus é através da Sua Palavra. A verdade da Palavra de Deus é poderosa para salvar (Tiago 1:18) e para santificar (João 17:17) Seu povo. A melhor coisa que pais podem fazer para seus filhos é incutir neles desde cedo a importância de ler, estudar, memorizar e obedecer a Palavra de Deus. 

Uma mãe dedicada a Deus usará a Palavra de Deus para levar seus filhos à fé salvadora em Cristo. “E, desde menino, você conhece as Escrituras Sagradas, as quais lhe podem dar a sabedoria que leva à salvação, por meio da fé em Cristo Jesus.”  (2 Timóteo 3:15) 

A salvação é construída sobre o conhecimento da verdade revelada nas Escrituras. As crianças precisam saber mais do que “Jesus quer ser seu amigo, por isso você precisa convidá-Lo para entrar no seu coração.” Eles precisam saber o que a Palavra de Deus revela sobre a condição de seus corações, que eles são rebeldes e desobedientes à Deus. Eles precisa de saber várias coisas. Primeiro que Deus é um Deus de amor, mas que Ele também é Santo e justo, e que Ele trará a terrível, eterna punição àqueles que não saem dos seus pecados e confiam em Cristo. Eles precisam saber o que Cristo fez na cruz, morrendo como nosso substituto. Eles precisam entender que Deus perdoa os nossos pecados por causa de Sua bondade, à parte de nossas boas obras. Eles precisam saber o que é a fé salvadora, ao contrário de uma profissão vazia que não resulta em salvação. 

Precisamos ter cuidado para não assumir que apenas porque o nosso filho “pediu para Jesus entrar em seu coração” que são verdadeiramente salvos. Eles podem ser, ou não podem ser salvos. Precisamos olhar para a evidência da verdadeira conversão: Eles estão realmente arrepentidos do seu pecado e tentam manter se longe dele? Eles mostram um crescente amor por Deus e Sua Palavra? Eles querem falar sobre as coisas de Deus? Eles querem agradar a Deus em sua conduta? Uma mãe piedosa vai treinar seus filhos em como viver pela Palavra de Deus.    

A Palavra de Deus é poderoso para salvar, (2 Pedro 1:3-4), e é rentável para ensinar-nos os caminhos de Deus, como Deus quer que vivamos (2 Timóteo 3:16). Ela revela os pensamentos e intenções dos nossos corações (Hebreus 4:12). Ela nos repreende, o que significa, que nos convence do nosso pecado, rebelião e orgulho. 

Ela nos corrige, mostrando-nos como se acertar com Deus e outros. Ela nos treina na justiça, nos mostrando como manter no caminho da obediência e bênção. A Escritura é para ser rentável para o modo como vivemos, para nos corrigir e manter-nos no caminho da santidade de Deus. Nossos filhos devem ver-nos aplicar as escritura e os pais devem ensiná-los a aplicá-lo para as coisas que eles enfrentam à medida que crescem até o vencimento. Se usarmos a Palavra de Deus para levar nossos filhos à fé salvadora e para treiná-los nos caminhos de Deus, eles serão abençoados. 

Mães piedosas têm grande influência sobre seus filhos; Lóide e Eunice deram ao jovem Timóteo uma forte fundação espiritual e moral que durou durante toda a sua vida. Timóteo se tornou um grande testemunho e guerreiro de Deus e a Sua verdade eterna. Sim, ele foi grandemente fortalecido através de seu relacionamento com Paulo, mas a fundação foi colocada por sua mãe e avó piedosa. Quando olhamos para a Bíblia e a história do mundo, é evidente que uma casa é moldada através de mães e pais piedosos. 

Aqui estão algumas palavras pessoais de encorajamento. Se você não teve uma mãe piedosa e você luta para saber onde ir e como começar, dirija-se a Deus e peça ajuda e comece a obedecê-Lo. Você também pode pedir-Lhe para lhe enviar professores temente a Deus, cheios do Espírito que irão ajudá-la a crescer em sua fé e seu amor por Deus e o Salvador. Mesmo se seus filhos estão crescidos, Deus honrará o seu arrependimento. Fale com eles e peça perdão por não ter sido um exemplo de piedade ou por não treiná-los nos caminhos de Deus. 

Deus podem usar você como ele usou a Lóide e Eunice na vida de Timóteo. Caminhe com Deus na fé sincera. Use Sua Palavra para guiar seus filhos e netos para a mesma fé sincera e treiná-los nos caminhos de Deus. 

Seja um exemplo piedoso para eles, seguindo os próximos pontos-chave: 

  • Seja dedicada a Deus
  • Seja dedicada ao seu marido
  • Seja dedicada aos seus filhos
  • Seja dedicada ao seu lar

Mães piedosas instruem seus filhos nas verdades de Deus. Provérbios 1:8 diz, “Meu filho, escute o que o seu pai ensina e preste atenção no que a sua mãe diz.” Provérbios 6:20 acrescenta, “Filho, faça o que o seu pai diz e nunca esqueça o que a sua mãe ensinou.” O Rei Lemuel em Provérbios 31:1 disse que foi sua mãe quem lhe ensinou sobre como reconhecer uma mulher temente a Deus, que seria uma mãe dedicada a Deus para seus filhos. A herança piedosa de Timóteo foi um resultado da obediência à palavra de Deus por sua mãe e de sua avó. (2 Timóteo 1:5) 

As mães nunca devem subestimar o papel que elas desempenham no ensino de seus filhos sobre Deus, sobre a Sua Palavra, e sobre a salvação. De tão cedo quanto possível, Deus deve ser central na instrução de uma mãe. Mesmo no caso de um pai ausente ou não salvo como no caso de Timóteo, mães ainda podem alcançar seus filhos pela fé (1 Coríntios 7:14). Ensinar as crianças sobre a Bíblia é uma enorme vocação com ramificações eternas, e as mães piedosos são honradas em aceitar o desafio. 

FELIZ DIA DAS MÃES!

 


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: