Publicado por: mvmportugues | maio 4, 2015

SEDE SANTOS, PORQUE EU SOU SANTO – 1 Pedro 1:15-16

1 Pedro vs 15-16 (P)

“Mas, como é santo Aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, 16 porquanto escrito está: Sede santos, porque Eu sou santo.” (1 Pedro 1:15-16) 

A escritura nos ordena, como cristãos, para ser como nosso Senhor e Salvador em “todo o tipo de conversa”, e em nossa conduta diária. Nós somos Suas testemunhas terrenas, e devemos viver nossas vidas para que sejamos um reflexo adequado Dele. 

A nossa vida e caminhada diária deve ser modelada após Ele. “Quem diz que vive unido com Deus deve viver como Jesus Cristo viveu.” (1 João 2:6). Porque, “se vivemos na luz, como Deus está na luz, então estamos unidos uns com os outros, e o sangue de Jesus, o seu Filho, nos limpa de todo pecado.” (1 João 1:7). 

As Escrituras dizem que devemos ser como Ele na pureza de nossas vidas. “Sede santos, porque eu sou santo.” Portanto, “todo aquele que tem essa esperança em Cristo purifica-se a si mesmo, assim como Cristo é puro” (1 João 3:3). Devemos “procurar ter paz com todos e nos esforçar para viver uma vida completamente dedicada ao Senhor, pois sem isso ninguém o verá.” (Hebreus 12:14) 

Também devemos ser como Ele da maneira que “amemos uns aos outros porque o amor vem de Deus. Quem ama é filho de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não o conhece, pois Deus é amor” (1 João 4:7-8). Devemos estar dispostos a sofrer injustamente, sem vingança, “porque Cristo sofreu por nós, deixando-nos um exemplo que devemos seguir Seus passos. Jesus não cometeu pecado, e nenhum engano foi encontrado em sua boca.” (1 Pedro 2:21-22) 

Ser como Ele também envolve uma vida de serviço a Deus e aos outros; isto flui de um coração humilde e santo. O Senhor tomou o lugar de um servo quando Ele lavou os pés dos discípulos e Ele lhes disse “pois eu dei o exemplo para que vocês façam o que eu fiz.” (João 13:15) 

Cristo perdoou cada um de nós, muitas vezes, apesar de que nossos pecados O entristecem profundamente. Ele sempre está pronto para perdoar e restaurar a comunhão, e nós também devemos o mesmo. Com a Sua ajuda, podemos imitá-Lo, mesmo quando somos injustiçados. “Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.” (Efésios 4:32) 

Precisamos lembrar que somente Cristo pode fazer-nos verdadeiramente santo. Paulo disse que aqueles que foram ressuscitados para a vida eterna em Cristo “se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.” (Colossenses 3:10) 

Cristo nos transforma em pessoas novas Nele, as pessoas com um coração novo, que terão um profundo desejo de andar em santidade e ser santos porque Ele é santo. É vital que nós humildemente permitimos que o Espírito Santo tenha controle incondicional de nossas vidas a cada momento do dia, para “ser conformes à imagem de Jesus Cristo.”  (Romanos 8:29) 

Nossas vidas estão cheias de opções; no entanto, como cristãos devemos aprender que não podemos ser as pessoas que Deus quer que sejamos em nossa própria força. Precisamos fazer uma escolha entre este mundo e a eternidade, entre Deus e tudo que tentaria tomar Seu lugar. 

Como pais estamos levando nossos filhos nos caminhos da santidade, ou estamos levando-os no caminho largo que leva à destruição e uma eternidade no lago de fogo. 

Quando você entrar em uma casa, como é que você sabe que você esta com pessoas que profundamente desejam viver uma vida santa? 

  • As virtudes da humildade, a paz, a pureza, a honestidade, a alegria, a integridade, o auto-controle, a auto-disciplina e a obediência e esses comandos supremos e vitais que Deus nos deu em Sua Santa Palavra são exibidos.
  • A beleza da auto-disciplina é exibida nestas casas. O Espírito Santo vai trazer grande disciplina em nossas vidas quando obedecemos e adoramos a Deus “em espírito e em verdade.”
  • A auto-disciplina é simplesmente obedecer a Deus e à liderança do Espírito Santo. Ter disciplina é fazer a coisa certa no momento certo.
  • Todos os tipos de pecado e o mal vai estar presente na casa quando as crianças não são ensinadas os mandamentos de Deus da Bíblia; elas somente podem receber uma fundação para suas vidas de Sua Santa Palavra.
  • Na verdade, a Bíblia nos informa que os pais realmente não amam seus filhos se eles se recusam a ter um tempo para o estudo da Bíblia com a família diariamente em sua casa. Deuteronomy 4:9
  • A vida nunca é inativa; ou estamos crescendo mais santo e mais semelhantes a Cristo, ou estamos nos tornando mais maus e mais como o diabo; Jesus disse; O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância.” (João 10:10)
  • Qualquer pessoa com uma consciência sã jamais escolheria para servir uma personalidade má, destrutiva como esta; no entanto, desde o início dos tempos, milhares de milhões de pessoas venderam suas almas ao diabo.
  • Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está debaixo do poder do maligno.” (1 João 5:19). O grego original afirma que todas as pessoas do mundo se prostituíram ao diabo.
  • “Mas, se vocês não querem ser servos do Senhor, decidam hoje a quem vão servir. … Porém eu e a minha família serviremos a Deus, o Senhor. (Josué 24:15)
  • A vida que não é disciplinada não vale a pena viver!

As escolhas que fazemos hoje vão fazer a diferença para a eternidade, então vamos escolher para sermos santos, porque nosso Pai Celestial deseja isto de nós. 

“Queridos amigos, desde que temos estas promessas, devemos nos livrar de tudo o que contamina tanto o corpo como a alma. Devemos tentar ser completamente dedicados a Deus, por causa da reverência que temos por Ele.” (2 Coríntios 7:1)


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: