Publicado por: mvmportugues | dezembro 14, 2014

Jesus Não Traz Paz, mas Divisão – Consequências da vinda de Cristo – Lucas 12: 49-53

Lucas 12 vs 52 (P)

Vim trazer fogo à terra, e como gostaria que já estivesse aceso! 50 Mas tenho que passar por um batismo, e como estou angustiado até que ele se realize! 51 Vocês pensam que vim trazer paz à terra? Não, eu lhes digo. Ao contrário, vim trazer divisão! 52 De agora em diante haverá cinco numa família divididos uns contra os outros: três contra dois e dois contra três. 53 Estarão divididos pai contra filho e filho contra pai, mãe contra filha e filha contra mãe, sogra contra nora e nora contra sogra”. (Lucas 12:49-53)

Quando lemos pela primeira vez esta passagem ela soa como uma contradição. Há tantas passagens na Bíblia, onde se refere a Cristo trazendo a paz. Em Isaías 9:6, Jesus é descrito como o “Príncipe da Paz”. Lucas 2:14 refere-se a paz na terra aos homens aos quais Ele concede o seu favor. João 14:27 registra as palavras tranquilizadoras de Jesus: “Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou”. Embora seja verdade que Cristo veio trazer a paz entre crente e Deus, Ele veio para trazer conflito entre a luz e as trevas, entre os filhos de Deus e os filhos do diabo. Jesus deixa claro nesta passagem que esse conflito pode ocorrer mesmo entre os membros de uma família (vs. 52-53). 

O fogo é usado frequentemente, simbolicamente ou literalmente, como um instrumento da ira divina, contra os pecadores. O “fogo” de que Jesus falou é o mesmo fogo sobre o qual os profetas falaram, o fogo da ira divina. (Jeremias 15:14, Lamentações 4:11-13, Ezequiel 20:47-48, Joel 2:1-3, Amos 2:4-5, Malaquias 4:1, Apocalipse 20:9). Quando Jesus disse que Ele veio para “acender um fogo” Ele está dizendo que Ele veio trazer o derramamento da ira de Deus sobre a pecaminosa nação de Israel. 

Sim, Jesus veio a primeira vez para salvar os homens (João 3:16-17), mas para todos que O rejeitam não há outros meios de salvação. Quando Ele voltar, Ele virá para julgar e condenar o incrédulo ao eterno lago de fogo.

Como pode nosso Senhor ser tão desejoso para que este “fogo” já estivesse aceso, como Suas palavras indicam? Se Ele vai trazer o juízo de Deus sobre os pecadores, e se este não é um trabalho em que Ele tem prazer, por que Ele está ansioso para o “fogo” ser aceso? O derramamento da ira é um pré-requisito e uma condição preliminar para o estabelecimento do Reino de Deus. Para que o Reino de Deus seja estabelecido, os pecadores devem ser punidos e o pecado eliminado. 

Jesus disse que antes de Ele lançar fogo sobre a terra Ele tinha que passar por um batismo. Este batismo é claramente a morte que Ele iria morrer na cruz do Calvário. Sua morte na cruz, iria pôr em marcha uma série de eventos, que vai suceder no derramando da ira divina de Deus nos pecadores. A triste realidade é que não é realmente necessário, porque Jesus passou pela plenitude da ira de Deus na cruz. Para aqueles que confiam Nele, este é o pagamento integral de seus pecados, mas para aqueles que O rejeitam, ainda há de vir o derramamento da ira de Deus, no Dia do Juízo. 

Vocês pensam que vim trazer paz à terra? Não, eu lhes digo. Ao contrário, vim trazer divisão! 52 De agora em diante haverá cinco numa família divididos uns contra os outros: três contra dois e dois contra três. 53 Estarão divididos pai contra filho e filho contra pai, mãe contra filha e filha contra mãe, sogra contra nora e nora contra sogra”. (Lucas 12:51-53). 

A divisão que Jesus fala aqui tem vários aspectos interessantes. Em primeiro lugar, existe uma divisão que ocorre na família. A história tem dado testemunho ao fato de que o evangelho divide homens e mulheres, maridos e esposas, pais e filhos, pois a fé em Cristo requer lealdade final a Ele. E o orgulho sempre divide. 

Em segundo lugar, aqueles que vieram à fé em Cristo vão unir-se como a verdadeira família de Deus; enquanto que aqueles que rejeitaram a Cristo também encontrarão os seus aliados, uma nova base de unidade, em oposição a Cristo. Esta é a forma como os fariseus e os saduceus se juntaram em rejeitar a Cristo e na oposição a Ele, e, finalmente, na orquestração de Sua morte. 

Paulo salienta que a fé em Jesus irá produzir perseguição (2 Timóteo 3:12). Haverá alegria insondável no céu, mas também haverá dor e perseguição dos cristãos na terra. 

Não há nenhuma maneira que nós possamos evitar dor e sofrimento. Aquele que segue a Cristo sofrerá agora, e renunciará certos prazeres da vida, mas vai experimentar as alegrias ilimitadas do céu mais tarde (Hebreus 11: 24-26). Seguir o nosso Senhor Jesus Cristo, seguramente dividirá muitas famílias e a reconciliação, neste caso, é impossível, a não ser que todos venham à fé em Cristo. 

Se Jesus está vindo à terra para trazer fogo sobre ela, o fogo da ira divina (versículo 49), e se os homens são responsáveis por suas decisões a respeito Dele (versos 54-56), então seria melhor procurar ser reconciliado com Deus antes desse dia do juízo final chegar, quando será tarde demais. 

Que nenhum de vocês seja parte deste segundo grupo. Jesus em Sua primeira vinda já sofreu o “fogo” da ira de Deus. Ele já morreu pelos pecados dos homens. Confie Nele e você nunca precisará temer Sua segunda vinda. Seja reconciliado a Deus através de Cristo (2 Coríntios 5:20-21), e faça-o antes de que você O enfrente como o seu Juiz, e antes que você enfrente o fogo da Sua ira. Faça-o decisivamente. Faça-o rapidamente. Faça isso agora! 

Porque, “os rebeldes e os pecadores serão destruídos, e os que abandonam o Senhor perecerão.” (Isaías 1:28) 

Senhor, nós pedimos que o Senhor trabalhe em corações pelo poder do Espírito Santo. Que Você, Senhor chame aqueles que ainda não aderiram a Cristo para responder agora enquanto a oportunidade ainda existe.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: