Publicado por: mvmportugues | dezembro 7, 2014

O SENHOR SABE TUDO SOBRE NÓS – Salmo 139:1

Senhor Tú me sondaste

“Senhor, tu me sondaste e me conheces.” (Salmo 139:1) 

Talvez o atributo mais incrível de Deus é que Ele sabe tudo sobre nós. Tudo! Ele nos “examina” e nos “conhece”. 

Já que Deus é onipresente e onisciente, obviamente nada escapa de Seu conhecimento consciente sobre nós. Ele observa as nossas actividades comuns e sabe tudo o que fazemos e conhece todos os nossos pensamentos mais íntimos (v.2). “Tu me vês quando estou trabalhando e quando estou descansando; tu sabes tudo o que eu faço.”(v. 3). “Antes mesmo que eu fale, tu já sabes o que vou dizer.” (v. 4). Isso significa que nós somos transparentes para Ele; nós não podemos enganá-lo de qualquer maneira. Ele sabe o que vamos pensar; não podemos esconder nada Dele. Deus sabe o que somente nós sabemos sobre nós, e coisas que nem vamos admitir a nós mesmos. 

Além disso, Ele está em todos os lugares ao redor de cada um de nós (VV. 7-10), onde estamos ou poderíamos estar. Ele preenche todo o espaço, e não há meios de escapar. Não podemos esconder-nos de Deus. Ele está onde quer que vamos. 

David, o escritor deste salmo está dando uma olhada em si mesmo em sua relação com Deus. Ele faz um profundo auto-exame, algo que precisamos fazer também. Precisamos examinar nosso comportamento, nossos motivos e nossas prioridades. David pediu, “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno.” (v. 23-24) 

É confortante saber que Deus nos conhecem por nome e nos ama. Também é importante realizar que não há nada que podemos esconder de Deus e que Ele nos conhece muito melhor do que nós mesmos. 

Quando confessamos nossos pecados, Deus nos perdoa; como João escreve, “Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça,” (1 João 1:9). E Isaías registra: “Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como púrpura, como a lã se tornarão” (Isaías 1:18). Nós não podemos remover o nosso próprio pecado, somente Deus pode fazer isso. Portanto, precisamos trazer nossos pecados ocultos à luz, para que podemos reconhecê-los, arrepender-nos deles pedir perdão e mais importante ainda, aceitam o perdão de Deus. 

Quando estamos caminhando com Deus, podemos esperar que nossa vida será diferentes porque a nossa culpa e vergonha são removidas e nós temos um espírito de alegria e podemos andar em comunhão ininterrupta com Deus. 

Fisicamente somos a mesma pessoa, mas espiritualmente, nós somos uma nova pessoa. Paulo diz que nós somos uma nova criação em Jesus Cristo – “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! (2 Coríntios 5:17). Através de Jesus Cristo nos foi dado o dom do espírito de Deus, “Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente.” (1 Coríntios 2:12) 

Devemos examinar-nos, arrepender-nos, pedir perdão e caminhar alegremente em espírito e em verdade com nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

 


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: