Publicado por: mvmportugues | outubro 6, 2014

A PRIORIDADE MAIS IMPORTANTE DA VIDA – Lucas 10:38-42

Lucas 10 vs 38-42 (P)

Jesus e os seus discípulos continuaram a sua viagem e chegaram a um povoado. Ali uma mulher chamada Marta o recebeu na casa dela. 39 Maria, a sua irmã, sentou-se aos pés do Senhor e ficou ouvindo o que Ele ensinava. 40 Marta estava ocupada com todo o trabalho da casa. Então chegou perto de Jesus e perguntou: “O senhor não se importa que a minha irmã me deixe sozinha com todo este trabalho? Mande que ela venha me ajudar. 41 Aí o Senhor respondeu: “Marta, Marta, você está agitada e preocupada com muitas coisas, 42 mas apenas uma é necessária! Maria escolheu a melhor de todas, e esta ninguém vai tomar dela.” (Lucas 10:38-42)  

Jesus e seus discípulos estavam ministrando enquanto eles viajaram para o sul na direção de Jerusalém. Jesus parou na casa de Marta em Betânia, cerca de três quilômetros de Jerusalém. Sua irmã Maria vivia lá, junto com seu irmão Lázaro, a quem ele ressuscitou dentre os mortos. “Jesus amava Marta e sua irmã e Lázaro” (João 11:5).  

A casa de Marta, Maria e Lázaro sempre esteve aberta para Jesus e são lembrados por sua hospitalidade.  

“Jesus e os seus discípulos continuaram a sua viagem e chegaram a um povoado. Ali uma mulher chamada Marta o recebeu na casa dela.”  

Marta estava mostrando sua hospitalidade que era típica desta cultura, quando ela abriu sua casa para Jesus, que era seu amigo por muito tempo.  

“Maria, a sua irmã, sentou-se aos pés do Senhor e ficou ouvindo o que ele ensinava.”  

Sentarse aos pés de alguém era a postura usual de um discípulo que estava sendo ensinado. O ponto-chave desta passagem é que Maria fez Jesus e Sua Palavra a sua primeira prioridade.  

“Marta estava ocupada com todo o trabalho da casa.” 

Marta sendo a mais velha tinha a tendência de assumir as responsabilidades. Preocupava-se com detalhes pois ela queria agradar a Jesus, mas ao fazê-lo, ela encontrou dificuldades para relaxar e desfrutar da visita de seu convidado. Foi ainda mais difícil para ela aceitar a falta de cooperação em todos os preparativos por parte de Maria.

Então chegou perto de Jesus e perguntou: “O senhor não se importa que a minha irmã me deixe sozinha com todo este trabalho? Mande que ela venha me ajudar.”

A frustração de Marta foi tão intensa que ela finalmente pediu a Jesus para resolver o problema. Ela comanda Jesus: “Mande que ela venha me ajudar!” Marta está dizendo para Deus Todo-Poderoso o que Ele deveria fazer. Sua raiva e frustração tomaram controle. Marta está com raiva e ela é rude com seu convidado de honra. 

Maria provavelmente estava ajudando nos preparativos da refeição em algum ponto. Mas assim que Jesus chegou, ela fez uma escolha para ir e ouvir Jesus. Ela sabia que cada palavra que Ele disse era preciosa e o tempo era curto, já que Ele tinha falado de sua morte iminente.  

Sentindo compaixão por Marta, Jesus tranqüilamente chama a sua atenção:  

“Marta, Marta, você está agitada e preocupada com muitas coisas, mas apenas uma é necessária! Maria escolheu a melhor de todas, e esta ninguém vai tomar dela.”  

Ele elogiou Maria por ter escolhido a melhor parte, a Santa Palavra, a verdade e a fé em Jesus Cristo, que nunca será tirado dela.  

Porque há muito poucas coisas na vida que realmente importam, é vital que nós nos concentrarmos nas coisas que vão durar por toda a eternidade.  

Devemos seguir o exemplo de Maria e desejar a verdade de Deus acima de tudo. O importante a notar é que Marta como Maria também poderia ter escolhido para se sentar aos pés de Jesus, em vez de estar preocupada em impressionar o seu convidado. Quando Jesus é o foco de nossa atenção, tudo será resolvido no momento certo.  

Marta e Maria eram dois discípulos fiéis de Jesus (João 11:24, 27). No entanto, muitas vezes, somos como Marta e estamos muito ocupados com o mundo para nos concentrarmos no que é realmente importante na vida. Precisamos aproveitar as oportunidades que o Senhor nos oferece, enquanto ainda há tempo, caso contrário vamos ficar tristes quando reconhecemos as oportunidades perdidas.  

Temos que entender que temos um Deus grande e maravilhoso. Quando estamos preocupados e inquietos com muitas coisas como Marta, tentando fazer tudo certo, perdemos oportunidades. Precisamos parar, pensar e “confiar no Senhor de todo o coração e não se apoie na sua própria inteligência. Lembre de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo.” (Provérbios 3:5-6)  

Lembre-se, Jesus nos disse“busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.”  (Mateus 6:33) Isso é o que Maria fez, ela procurou Jesus em primeiro lugar e é isso que devemos fazer também.  

Então a pergunta é? Nós temos as nossas prioridades em ordem? Nós estamos preocupados com muitas coisas, ou estamos focados em Jesus? Já colocamos a nossa devoção a Cristo e à Sua palavra em primeiro lugar, ou estamos mais preocupados em fazer boas obras para impressionar outros? 

Para um estudo bíblico mais profundo, por favor clique no link a seguir:    “ PRIORIDADE MAIS IMPORTANTE DA VIDA

 


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: