Publicado por: mvmportugues | setembro 22, 2014

A IMPORTÂNCIA DA ESCRITURA NA VIDA CRISTÃ – 2 Timóteo 3:16

2 Timóteo 3 vs 16

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça.” (2 Timóteo 3:16)  

A Bíblia é chamada a Palavra de Deus, porque isso é exatamente o que é! Ela foi fielmente registrada por homens inspirados de todas as esferas da vida, que viveram em três continentes, e os textos foram compilados ao longo de um período de 1500 anos, sem nunca contradizer um ao outro. Deus falou em seguida, através das Escrituras e ainda está falando através dela agora. 

A maioria dos cristãos passam pouco tempo com a Palavra do Senhor, e esta é uma grande tragédia. Ler as Escrituras é o alimento necessário para a saúde e a alegria em nossas vidas espirituais. “O leite espiritual puro” (1 Pedro 2:2) é para “crianças recém-nascidas” e o “alimento sólido” é para aqueles que não são “inexperiente no ensino da justiça” (Hebreus 5: 12-13). “As tuas palavras” são também “o mel à minha boca” (Salmo 119:103), e “toda a palavra que procede da boca do Senhor” é o próprio pão com o qual “o homem vive” (Deuteronômio 8:3).  

É a Palavra de Deus, que traz convicção da necessidade de salvação, e este é o primeiro passo essencial para a salvação. “Porque pela lei vem o pleno conhecimento do pecado.” (Romanos 3:20)  

É também através das Escrituras que virá a compreensão da salvação: “Porque … as escrituras que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus” (2 Timóteo 3:15). Além disso, é a Palavra que gera a fé salvadora: “Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10:17).  

As Escrituras também fornecem orientações diárias para aqueles que usarão suas direções: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho” (Salmo 119:105).  

Todo cristão deve ser testemunha de Cristo, semeando a semente, porque “a semente é a palavra de Deus” (Lucas 8:11). 

Na armadura do cristão, a única arma ofensiva é “a espada do Espírito, que é a palavra de Deus” (Efésios 6:17), e isso significa uma vida vitoriosa e testemunho para o cristão que a usa.  

O maravilhoso testemunho de Paulo em nosso texto é o equivalente do Novo Testamento da grande afirmação de David no Salmo 19:7-9: “A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes. Os preceitos do Senhor são justos, e dão alegria ao coração. Os mandamentos do Senhor são límpidos, e trazem luz aos olhos. O temor do Senhor é puro, e dura para sempre. As ordenanças do Senhor são verdadeiras, são todas elas justas.” 

Quando negligenciamos de encontrar Deus nas palavras, que Ele preservou para nós, perdemos o nosso rumo na vida, e Ele parece distante. Mas a maravilhosa verdade é que Deus é eterno e Ele ainda está falando através das Escrituras para os que querem tomar o tempo para lê-la e acercar-se à Ele. “Aproximem-se de Deus e Ele se aproximará de vocês” (Tiago 4:8). 

Lembre-se, que a Bíblia não é apenas um livro, mas sim, é um tesouro de verdade que é viva e eficaz, e é uma fonte de água viva e nossa fonte de força. No entanto, a Sagrada Escritura só pode ser lucrativa para nós quando corretamente interpretada. Precisamos de instrução do Espírito Santo (que nos conduz em toda a verdade). E para a Bíblia ser realmente eficaz na convicção do pecado, a correção do erro e da educação na justiça, ela precisa ser aplicada às nossas vidas. Precisamos alinhar as nossas vidas ao que a palavra de Deus diz. Então seremos completos e perfeitamente equipados para toda boa obra.

 


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: