Publicado por: mvmportugues | setembro 15, 2014

A Blasfêmia Contra o Espírito Santo – Ponto Sem Retorno – Mateus 12:31

Mateus 12 vs 31

As palavras mais fatais já ditas por Jesus tinham a ver com a temerosa possibilidade de cometer o pecado imperdoável. Ele disse: “Por esse motivo eu lhes digo: Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito (Santo) não será perdoada. (Mateus 12:31)  

Ninguém pode mal interpretar a mensagem clara destes versos. Há um pecado para a morte. Um homem ou uma mulher pode chegar a um ponto entre a misericórdia de Deus e sua ira. Estas palavras assustadoras do nosso Senhor estão em forte contraste com Suas expressões geralmente benevolentes. Por esta razão, deve ser examinada com muito cuidado.  

O que é este pecado que o céu considera com tal horror? Por que Deus vai lidar de forma tão severa com aqueles que são culpados deste pecado? Para a mente humana muitos atos depravados e cruéis poderiam cair em tal categoria, mas qual deles Deus contaria tão hediondo e horrível que jamais poderia ser perdoado? É a blasfêmia contra o Espírito Santo.  

O conceito de “blasfêmia contra o Espírito” também é mencionado em Marcos 3:22-30, onde os mestres da lei que haviam descido de Jerusalém estavam acusando Jesus de estar possuído por Belzebu e dizendo às pessoas que Ele expulsou os demônios pelo Príncipe de demônios. Eles estavam basicamente dizendo que Jesus Cristo, o Deus encarnado tinha um espírito impuro.  

Assim, vemos que o termo blasfêmia pode ser geralmente definido como “irreverência desafiante”. O termo pode ser aplicado a tais pecados como amaldiçoar a Deus ou degradar deliberadamente coisas relacionadas a Deus. Ele também é atribuir algum mal a Deus, ou negando o bem que devemos atribuir a Ele.  

Este caso de blasfêmia, entretanto, é específico, chamado de “blasfêmia contra o Espírito Santo” que Jesus falou em Mateus 12:31. À medida que continuamos a ler em Mateus 12:32 Jesus diz: “Todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem será perdoado, mas quem falar contra o Espírito Santo não será perdoado, nem nesta era nem na que há de vir.”  

Os fariseus, tendo testemunhado provas irrefutáveis ​​de que Jesus estava fazendo milagres no poder do Espírito Santo, em vez disso alegaram que o Senhor estava possuído pelo demônio “Belzebu” e eles disseram: “É somente por Belzebu, o príncipe dos demônios, que Ele expulsa demônios.” (Mateus 12:24)  

A blasfêmia contra o Espírito hoje, é o mesmo que o pecado imperdoável, e é o estado de incredulidade continua. Não há perdão para uma pessoa que morre na incredulidade. Rejeição contínua dos sussurros do Espírito Santo para confiar em Jesus Cristo é a blasfêmia imperdoável contra Ele. Lembre-se que diz em João 3:16: “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito], para que todo o que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” Mais adiante no mesmo capítulo lemos o verso que diz: “Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre Ele.” (João 3:36)  

A única condição em que alguém não teria o perdão é se ele ouve a verdade do evangelho e mesmo assim rejeita o Filho, como Hebreus 10:26-29 diz: “Se continuarmos a pecar deliberadamente depois que recebemos o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados, 27 mas tão-somente uma terrível expectativa de juízo e de fogo intenso que consumirá os inimigos de Deus. 28 Quem rejeitava a Lei de Moisés morria sem misericórdia pelo depoimento de duas ou três testemunhas. 29 Quão mais severo castigo, julgam vocês, merece aquele que pisou aos pés o Filho de Deus, profanou o sangue da aliança pelo qual ele foi santificado, e insultou o Espírito da graça?” 

Lembrem-se do que Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:6); e não o que muitas falsas religiões e falsos maestros estão ensinando que há vários caminhos para a salvação. Tenham cuidado e sempre busquem a verdade da palavra de Deus na Bíblia.



Responses

  1. Muito bem explicado, parabéns Deus continue usando-os para o ensinamentos e conhecimentos bíblicos.

    • Obrigada Manoel, tudo é para a honra e gloria do nosso Senhor. Bênçãos


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: