Publicado por: mvmportugues | junho 17, 2014

ATENÇÃO! – MÁS COMPANHIAS DESTROEM OS BONS COSTUMES – 1 Coríntios 15:33

1 Corinthian 15 vs 33 P

Não se deixe enganar: “Más companhias destroem os bons costumes.” (1 Coríntios 15:33 ) 

Em sua primeira carta aos coríntios, o apóstolo Paulo escreveu sobre os falsos mestres que se encontravam na igreja em Corinto ensinando que a ressurreição de Jesus Cristo não era verdade. Essas pessoas, como os saduceus negavam a vida após a morte e a ressurreição (Lucas 20:27). Como resultado, sua visão moral e distorcida sobre a vida influenciou o resto dos crentes de Corinto.  

Paulo está nos dizendo que, em associação com os falsos mestres, pessoas fracas e desinformadas serão influenciadas negativamente por eles. É importante entender que falsos ensinamentos não levam à santidade. Por isso, é fundamental que temos cuidado com quem estabelecemos relações e com quem escolhemos adorar. Igrejas e pessoas que não estão fundadas sobre a verdade da Palavra de Deus farão com que aqueles que não estão firmemente enraizados nas Escrituras a vacilar em sua fé e afetarão negativamente sua caminhada com Cristo e seu testemunho para o mundo. É por isso que Paulo nos diz: “Não se deixe enganar.”  

Esta é a sua segunda advertência aos coríntios a não ser “enganado”. No início da sua carta Paul já os tinha avisado: “Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas” (1 Coríntios 6:9). Ele os alertou para não assumir o estilo de vida destas pessoas corruptas que não herdarão o reino de Deus. Paulo sabia como é fácil para as pessoas serem influenciadas por tais ensinamentos adversos, assim como eles são hoje. Se as pessoas não construem a sua casa sobre a rocha sólida – Jesus Cristo (Mateus 7:24-25); eles vão começar a adotar as idéias pervertidas e seu comportamentos como normal. Por esta razão, Paulo cita este provérbio bem conhecido pelo poeta grego Menandro: “As más companhias corrompem o bom caráter.” Que, sem dúvida, era bem conhecido entre os gregos naquela época.  

A mensagem que Paulo está dando, é pertinente a todas as pessoas em todas as idades. Quando aqueles que não são fundamentados na Palavra, se associam com, ou tem prazer na companhia de pessoas com costumes mundanos, eles correm o risco de imitar os seus comportamentos, sua linguagem e seus hábitos. Em pouco tempo eles já não estão seguindo a Cristo, porque sua casa foi construída sobre a areia e não tinha uma base sólida. (Mateus 7:26-27)  

Quando isso acontece, as pessoas voltam novamente para o caminho do mundo negando e rejeitando a Bíblia como a Palavra de Deus. Isto é especialmente pertinente para os jovens que geralmente são facilmente influenciados por seus companheiros. Pessoas de todas as idades podem ser muito fracas e facilmente influenciável por falsos mestres, entidades demoníacas e por cristãos fracos e mal informados que não desenvolveram um estilo de vida baseado na Bíblia.  

Por isso é vital que os pais de crianças e adolescentes estejam especialmente em guarda contra a influência de más companhias, falsos mestres nas seitas, igrejas chamadas “cristãs”; que irão destruir a sua fé em Jesus Cristo, e explorá-los em sua ganância e com doutrinas e idéias más.  

Então, o que devemos fazer? Paulo nos dá a resposta em 1 Coríntios 15:58: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” 

Como pais e guardiães, devemos expor esses falsos mestres, (lobos em pele de cordeiro). E, é vital que permanecemos  firmes contra as influências ímpias que podem corromper nossas crianças e crentes fracos e imaturos. Como crentes nascidos de novo, devemos estar firmes contra aqueles que poderia corromper a nossa caminhada com Cristo. E, devemos defender nossa posição contra o falso ensino e uma apresentação diluída do evangelho que levam outros a se desviarem da verdade. Em todas as coisas, devemos estar alertos e vigiando, porque “o Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.” (1 Pedro 5:8)  

Paulo também nos disse que “não é de admirar, pois até mesmo Satanás finge ser um anjo de luz. Por isso não nos surpreende o fato de que os próprios servos de Satanás também finjam ser servos da justiça.” (2 Coríntios 11:14-15)  

Você escolhe amigos e uma igreja com base em quanto dinheiro eles têm, ou como eles são populares? Ou você escolher a sua igreja e seus amigos com base em seu caráter, lealdade, honestidade e capacidade de ensinar e incentivar as pessoas a crescerem em Cristo? Este último é o tipo de igreja e amigo que Deus quer que tenhamos. Por isso; Não se deixe enganar, tome tempo para orar e deixar o Espírito Santo levá-lo na escolha de seus amigos e da igreja, onde Deus é honrado e adorado com o respeito que Ele merece. “Ao Rei eterno, o Deus único, imortal e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Amém.” (1 Timóteo 1:17) 

Temos que lembrar que: “Deus é um juiz justo, um Deus que manifesta cada dia o seu furor.” (Salmo 7:11)

Portanto, devemos nos esforçar para viver em paz com todos e ter uma vida santa; pois sem a santidade ninguém verá o Senhor.  (Hebreus 12:14)


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: