Publicado por: mvmportugues | maio 19, 2014

ESPERE PACIENTEMENTE PELO SENHOR – Salmo 40:1

Salmo 40 vs 1 (P)

Esperei com paciência pelo Senhor, e Ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor. (Salmo 40:1)

Quando estamos em comunhão com o nosso Pai celestial chegamos a conhecê-Lo e aprendemos a esperar pacientemente Nele, porque Deus tem sempre o nosso melhor em mente. 

A paciência é uma virtude. É também uma maneira em que o Senhor proporciona Suas bênçãos a nós. Assim como a natureza espera pacientemente pela chuva e orvalho, desta mesma maneira os santos paciente esperam por Deus para derramar Suas bênçãos sobre eles. “Portanto, irmãos, sejam pacientes até a vinda do Senhor. Vejam como o agricultor aguarda que a terra produza a preciosa colheita e como espera com paciência até virem as chuvas do outono e da primavera.” (Tiago 5:7) 

Pacientemente esperando em Deus era uma característica especial de nosso Senhor Jesus. Impaciência nunca permaneceu em Seu coração, e muito menos escapou de Seus lábios. Portanto, oramos e esperamos, sabendo que Jesus Cristo está completamente ciente das nossas necessidades. Quando esperamos e confiamos no Senhor, mesmo no meio da tribulação, Ele prepara nossa mente, coração e caráter, porque: “a tribulação produz perseverança; e a perseverança, um caráter aprovado.” (Romanos 5:3-4) 

Quando esperamos com paciência e oramos, descobrimos a vontade e o propósito de Deus nas coisas que mais nos preocupam. “O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam.” (Lamentações 3:25) 

Sim, é difícil ser paciente quando realmente queremos alguma coisa. Mas pensamos antes de agir? Está a nossa motivação alinhada com o que o Todo-Poderoso quer para nós? É apropriado tomar uma decisão sem consultar o Senhor? Nosso Pai celestial sabe do que precisamos e quando somos capazes de lidar com a Sua bênção. Orgulho por outro lado, exige ter as coisas agora, mas a humildade vê o valor em sabiamente esperar. 

Uma pessoa humilde centra-se na relação com Jesus enquanto pacientemente espera e deixar que Ele faça uma obra de maior graça em seu coração. Precisamos aproveitar o que já temos e quando o fazemos, apreciarmos o que temos mais intensamente. Como Jó que perdeu tudo, precisamos esperar em Deus e não perder a esperança. “Como vocês sabem, nós consideramos felizes aqueles que mostraram perseverança. Vocês ouviram falar sobre a perseverança de Jó e viram o fim que o Senhor lhe proporcionou. O Senhor é cheio de compaixão e misericórdia.” (Tiago 5:11) 

Tentar manipular circunstâncias drena a nossa energia, no entanto, ativamente esperando em Deus é edificante, porque quando permitimos que Ele nos fortalece para as tarefas que somos chamados, podemos experimentar o poder sobrenatural que Ele fornece. “Ele fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças…. mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.” (Isaías 40:29, 31) 

Quando apressamos os planos de Deus ou fazemos as coisas do nosso jeito, acabamos derrotados. Mas esperando Nele irá garantir a nossa vitória e nos impedirá de atos insensatos e precipitados. “Aqueles que esperam em mim não ficarão decepcionados.” (Isaías 49:23) 

No final, nós nunca seremos decepcionados, se optamos por esperar em Deus. Pois, é sempre a coisa sensata que devemos fazer. Quando outros exigem que corremos na frente de Deus, precisamos lembrar que os planos e o tempo do Senhor são sempre melhores. Ele conhece os nossos pontos fortes, nossos pontos fracos, e preferências melhor do que qualquer outra pessoa, e ainda melhor do que nós mesmos. 

Não devemos deixar que as circunstâncias nos tentem a tomar o assunto em nossas próprias mãos. Deus tem um propósito para tudo o que experimentamos. Isaías falou de um Deus “que age em nome da pessoa que esperam por Ele” (Isaías 64:4). Que promessa maravilhosa ! Enquanto esperamos ativamente, Ele trabalha ativamente. Pense nisso: A cada dia, temos o maior Mediador trabalhando por nós. Que bênção maravilhosa é esta. 

Apesar que espera pode ser uma das coisas mais difíceis na vida cristã, não é tempo perdido. Durante os períodos de espera, Deus nos ensina lições que de outro jeito não poderíamos aprender. Durante este tempo, Ele fortalece a nossa fé, e pode até mudar as nossas circunstâncias. Seu propósito é para nos manter em sintonia com Ele, enquanto Ele nos prepara para receber as respostas que precisamos ouvir. Efésios 1:11 diz que o Pai “faz todas as coisas segundo o propósito da Sua vontade.” 

Algumas pessoas religiosas lhe perguntarão: “Por que você está perdendo tanto tempo em oração, quando você poderia estar trabalhando ativamente na igreja?” Isso é uma impossibilidade divina – não há tal coisa como “desperdiçar” tempo em oração enquanto esperamos para que Deus nos oriente e revele a Sua perfeita e Santa vontade para nós. Perdendo tempo, as finanças de Deus e nossas vidas acontece quando nos recusamos a esperar em Deus e rebelamos contra as ordens de Sua Santa Palavra e da liderança do Espírito Santo. 

Esperar no Senhor leva tempo. Mesmo quando nada parece estar acontecendo; precisamos permitir que Deus defina o ritmo de nossa vida. Quando obedecemos, Ele nos honrará na devida época: “E foi assim que, depois de esperar pacientemente, Abraão alcançou a promessa.” (Hebreus 6:15)

Pedro nos advertiu: “Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.  Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos.  E o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou ã sua eterna glória, depois de haverdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, confirmar e fortalecer.” (1 Pedro 5:6-10)


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: