Publicado por: mvmportugues | abril 29, 2014

COMO PODEMOS CRIAR FILHOS PIEDOSOS? – Deuteronômio 6:5-7

Deuteronomio 6 P

Em primeiro lugar, precisamos desenvolver um relacionamento dedicado a Deus, quando estudamos e lemos o Seu manual de instrução em como educar filhos: “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te.” (Deuteronômio 6:5-7)

Como pais, devem primeiro amar o Senhor com todo nosso coração e poder, portanto, mostrando aos nossos filhos o grande amor que temos por Ele. A razão para isso é que não podemos ensinar aos nossos filhos o que nós mesmos não possuímos. E a fundação tanto de um bom matrimônio como de cuidar de nossos filhos, é amar o Senhor supremamente acima de qualquer outro amor. 

Muitos pais não entendem que um casamento piedoso e solido adiciona estabilidade à vida de uma criança. Somente quando cada cônjuge ama sinceramente a Deus e O faz o Senhor absoluto de sua vida, eles podem construir uma base espiritual forte e duradoura que é vital para a paternidade bem sucedida. A Bíblia não fornece quaisquer desculpas para um único pai ou mãe não educar seus filhos no conhecimento de Jesus Cristo. (2 Timóteo 1:5) 

Noventa e quatro por cento (94%) de todos os cristãos fundamentais aceitaram a Jesus como seu Salvador, quando eles eram bem jovens; e sessenta e cinco por cento (65%) de todos os cristãos foram conduzidos ao Senhor por seus pais. 

Como pais, não podemos esperar para alguém levar nossos filhos ao conhecimento da salvação em Jesus, que garante que eles não passem a eternidade no inferno. Deus ordenou para que todos os pais conduzam seus filhos ao Salvador e nos caminhos da justiça, e nossos filhos são um dom precioso de Deus. Portanto, criando crianças piedosas, que honram a Cristo demonstra o nosso agradecimento por esses dons preciosos. 

A Bíblia é o manual de instruções de Deus que devemos usar para criar nossos filhos, uma vez que Ele é quem criou a unidade familiar. Eles precisam aprender quem Ele é, e como obedecer e respeitar o seu Criador. 

Compreender a maior necessidade dos nossos filhos começa com reconhecendo o seu maior problema. O problema principal é que eles nascem pecadores (Salmo 51:5). Crianças não entram neste mundo buscando a Deus e Sua justiça. Eles nasceram como pecadores, necessitando O Salvador! A tendência para o pecado leva seus corações e mentes até que eles venham a conhecer e ter um relacionamento com seu Senhor e Salvador Jesus Cristo. A necessidade mais urgente de todas as crianças é a regeneração. Os pais devem ensinar seus filhos o mais cedo na vida a ter um relação pessoal com Jesus Cristo. 

Para ser bem sucedido, os pais devem assumir o compromisso de examinar as Escrituras e ler livros baseados na Bíblia que os encaminha para estar em harmonia, quando ensinam os seus filhos. Se os pais não estiverem de acordo, os seus filhos vão habilmente manipulá-los para obter o que querem de sua maneira. 

As crianças devem freqüentar a igreja como bebês recém-nascidos e, em seguida receber ensino adequado de acordo com sua idade para o resto de sua vida. Eles devem ser encorajados a participar no coro infantil, peças de Natal e outras atividades que são oferecidas em sua igreja. 

Pais precisam educar e proteger seus filhos. Em uma cultura que é infiltrada com o pensamento humanista, a imoralidade sexual, a mídia ímpia, pedófilos, e falsos mestres, para citar apenas alguns, é absolutamente essencial que os pais assumem a responsabilidade pelo bem-estar espiritual de seus filhos. A maior parte da proteção é ensinar as crianças a verdade para eles rejeitarem as mentiras de Satanás que procura criar raízes em seus corações. Pais devem realizar que é sua responsabilidade de proteger sua mente, e de treinar seus filhos. Este é seu dever ordenado por Deus! 

O pai deve disciplinar-se e fazer devoções junto com sua família uma prioridade em sua casa. É vital que ele construa uma base bíblica para seus filhos porque a Bíblia nos diz: “que Cristo é a cabeça de todo homem, o homem a cabeça da mulher, e Deus a cabeça de Cristo.” (1 Coríntios 11:3) Deus deu aos homens a responsabilidade de ser o chefe da casa. Eles têm um trabalho a fazer, pelo qual eles vão responder a Deus no Dia do Julgamento. 

Sim, a mãe pode e deve ajudar com a instrução; mas se um pai não toma o papel principal, as crianças não vão levá-lo a sério. Se eles não vêem o pai lendo a Bíblia, eles provavelmente não vão lê-la também. Mesmo se a mãe estuda a Bíblia regularmente, se o pai se recusa a obedecer a Deus e ensinar a Bíblia, as crianças vão pensar que elas não têm que lê-la também. 

Como líderes, os homens são responsáveis ​​a Deus por tudo o que acontece em suas famílias. Provérbios 22:6 diz: “Instrui a criança no caminho em que deve andar. E até quando envelhecer não se desviará dele.”   

Precisamos realizar que Provérbios foi escrito para homens. Salomão, que era “o mais sábio do que todos os homens” (1 Reis 4:31), escreveu Provérbios como instrução para seus filhos. “Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, para que se multipliquem os anos da tua vida.” (Provérbios 4:10) e “Ouve tu, filho meu, e sê sábio; e dirige no caminho o teu coração,” (Provérbios 23:19). A formação espiritual das crianças é a responsabilidade do homem. Ele pode ter a ajuda de sua esposa, mas ele é o único responsável perante Deus. 

A Bíblia nos diz que pelos seus frutos os conhecereis (Mateus 7:20), e até a criança se dá a conhecer pelas suas ações, se a sua conduta é pura e reta.  (Provérbios 20:11)

O Senhor está conosco para guiar-nos e ajudar-nos pelo Seu Espírito Santo para criar crianças piedosas; por isso: “Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas.” (Provérbios 3:5-6)


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: