Publicado por: mvmportugues | março 31, 2014

CONFIE NO SENHOR – Provérbios 3:5-6

Provérbios 3 vs 5-6

“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os Seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas.” (Provérbios 3:5-6 ) 

Devemos confiar no Senhor de todo o nosso coração, que significa ter confiança total Nele; é a confiança que nos faz dispostos a colocar toda a nossa vida nas mãos de Deus. É por isso que Tiago 1:5-7 diz que Deus vai dar sabedoria para aqueles que pedem com fé, e sem duvidar. Não podemos confiar em Deus com todo o nosso coração e, ao mesmo tempo duvidar que Ele nos dará a Sua sabedoria. 

Precisamos da sabedoria de Deus, para que possamos viver cada dia de uma maneira vibrante e santa; queremos que nossas vidas reflictam a Sua honra e glória em tudo o que dizemos, pensamos e fazemos. Deus dará a Sua sabedoria a todos que se humilham, e a recebem com fé. 

É fácil colocar a nossa confiança total em Deus quando as coisas estão indo bem. Quão firmes no entanto estamos em nossa confiança quando as circunstâncias se tornam difíceis ou se movem muito lentamente para o nosso gosto? E quando as situações não tomam a direção que esperávamos? Como é que confiamos quando as coisas não fazem sentido para nós? 1 Pedro 5:7 diz que devemos lançar toda a nossa ansiedade sobre Ele, porque Ele cuida de nós. 

Em segundo lugar, nos é dito: não se apóie em seu próprio entendimento. Devemos reconhecer nossa fraqueza e nossa dependência de Deus e olhar para Aquele que por si só é suficiente. A confiança deve ser transferida de nossas próprias capacidades humanas e intelecto para o poder e a sabedoria de Deus.

Haverá coisas que nós simplesmente não vamos entender porque não vamos ver o quadro inteiro como Deus o vê. “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos,” (Isaías 55:8-9). Deus vê toda a imagem, enquanto a gente só vê o que está acontecendo em nosso espaço, portanto, devemos confiar Nele.

Em terceiro lugar, reconheça o Senhor em todos os seus caminhos. Reconhecer a Deus não é somente dizer, “eu sei que Você está aí.” É buscar a Sua direção, pedindo Sua orientação, desejando Sua sabedoria, querendo saber a Sua instrução em todos os aspectos de nossas vidas. A fim de realmente reconhecer a Deus desta forma, precisamos ser humildes diante Dele e reconhecer que somente Ele tem perfeita compreensão. Precisamos admitir a nossa necessidade de Sua orientação. 

Como reconhecemos Deus em nossas decisões? Quão cientes estamos Dele em todas as circunstâncias? Antes de tomar decisões, oramos por direção? Durante o processo, continuamente buscamos a Sua orientação? Após o fato, Ele recebe o louvor e glória? 

Lembre-se que o Senhor disse: “Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você.” (Salmo 32:8) 

Quarto, Ele endireitará as tuas veredas. Isto significa que Deus estará conosco a cada passo do caminho sustentando-nos e dando-nos a graça de fazer o que Ele nos pede. Isso significa que Ele nos fará espiritualmente eficaz e eficiente em fazer a Sua obra enquanto Ele abre e fecha portas. Ao andarmos em Sua sabedoria, vamos ver para onde devemos ir e o que devemos fazer. 

Somos dependentes de Deus? Quão grande é a nossa necessidade por Ele? Precisamos de Sua orientação e proteção para manter o nosso caminho em linha reta? Alguma vez seguimos o nosso próprio caminho? Qual foi o resultado?

E disse o Senhor: “Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza, mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o Senhor e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado”, declara o Senhor. (Jeremias 9:23-24) 

Cada pessoa deve tomar uma decisão de viver a sua vida de acordo com a preferência pessoal ou de acordo com a imutável Palavra de Deus. Nós muitas vezes não vamos entender como Deus está fazendo com que “todas as coisas (aconteçam) para o bem daqueles que o amam (Romanos 8:28), mas quando nós confiamos Nele com todo o nosso coração, sabemos que Ele nunca nos faltará “pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade Dele.” (Filipenses 2:13)


Responses

  1. Amém….Sinto meu coração em paz depois da palavra…Senhor, nunca mais me deixe viver sem o Teu conhecimento.

    • Amém. Obrigada por compartilhar. Bênçãos do Senhor para você.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: