Publicado por: mvmportugues | março 17, 2014

O SENHOR É MEU PASTOR – Salmo 23

Salmo 23 P

O Salmo 23 retrata uma bela imagem de Cristo como Pastor. Este capítulo tem a sua exposição do Novo Testamento, em João 10:1-30, onde Cristo se identifica como “o bom pastor”, que “dá a sua vida pelas ovelhas.” (João 10:11) 

  • Versículo 1. O Senhor é meu pastor, nada me faltará. Que incrível relacionamento! 

“O Senhor é meu pastor.” Aqui David usa o termo do pastor para o Senhor. Como um pastor cuida de suas ovelhas assim o Senhor cuida daqueles que são Seus. David tinha sido ele próprio um pastor de ovelhas, e compreendeu tanto as necessidades das ovelhas como as muitas preocupações do pastor. 

“Nada me faltará.” Quando nós realmente fazemos o Senhor, nosso Pastor entendemos e sabemos que Ele é capaz de suprir todas as nossas necessidades, e Ele está certamente dispostos a fazê-lo, pois o Seu coração está cheio de amor. Portanto, “nada me faltará”, porque o crente tem tudo Nele! “Porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem.” (Mateus 6:8) 

  • Versículo 2. Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranqüilas. Aqui vemos que Deus procura confortar o Seu povo quando eles estão esgotados e lhes da descanso. 

Quando, pela fé nós encontramos descanso em Suas promessas, somos como a ovelha que se deita no meio do pasto; por isso, encontramos provisões e paz, descanso, serenidade e satisfação Nele. “Ele me conduz a águas tranqüilas.” Quais são essas “águas tranqüilas”? É as influência e graça do Seu bendito Espírito. Porque o Espírito Santo ama a paz. Nosso Senhor nos leva a estas “águas tranqüilas“; porque não podemos ir para lá por nós mesmos, precisamos da Sua orientação e como um pastor Ele caminha ao nosso lado e nos guia. 

A responsabilidade do pastor é de proteger e prover as necessidades de suas ovelhas; e a responsabilidade de cada uma das ovelhas é seguir e obedecer o pastor. 

  • Versículo 3. Ele restaura a minha alma, Ele me guia nas veredas da justiça por amor do Seu nome. Deus provê segurança e orientação para o seu povo em tempos muito difíceis e perigosos e Ele nos cura e restaura. 

“Ele restaura a minha alma.” Quando estamos cansados ​​e com falta de coragem com os problemas da vida, Ele nos restaura e refresca. “Ele me guia pelas veredas da justiça por amor do Seu nome.” Nós, como ovelhas, nem sempre estamos conscientes de onde estamos indo, por isso o Bom Pastor nos “guia pelas veredas” e Seu caminho nos leva a Sua justiça. Não somente por nossa causa, mas para a Sua glória e por “amor do Seu nome,” porque, uma das principais finalidades da humanidade é glorificar a Deus por amor do Seu nome. 

  • Versículo 4. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque Tu estás comigo: a tua vara e o Teu cajado me consolam. Através de testes e fé, Deus nos mostra como encontrar segurança e proteção Nele nos momentos difíceis. 

O Senhor nos guia através de vales escuros de angústia e problemas, assim como através de pastos verdejantes. Sua presença está conosco, através de vales escuros, onde nos encontramos na sombra da morte e nos ajuda a superar o medo. Nessas ocasiões, o Pastor serve como guia pessoal. David também reconheceu o conforto e a proteção de Deus. A vara do pastor foi usado contra animais que ameaçavam o bem-estar das ovelhas. O cajado foi usado para guiar as ovelhas no caminho certo. Estas ferramentas representam proteção e provisão. 

  • Versículo 5. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, e meu cálice transborda. Deus fornece graciosamente e provê as nossas necessidades em abundância. Ele nos protege, nos dá esperança e nos consagra. 

O povo do Senhor festejam e comem à Sua mesa, enquanto Satanás e homens ímpios não são capazes de destruir os seus confortos, enquanto eles são ungidos com o Espírito Santo, e bebem do cálice da salvação que está sempre cheio. 

  • Versículo 6. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias. Deus vê seu relacionamento conosco como um de um amigo íntimo, que vivem  juntos em sua casa, como parte de Sua família; nos abençoando e nos mantendo seguro para toda a eternidade. 

Com um senso de confiança, David entendeu que a misericórdia que apaga os pecados e a bondade que supre nossas necessidades iria segui-lo. Não apenas enquanto ele era o rei, mas todos os dias de sua vida, portanto, sabia que ele iria morar na casa do Senhor para sempre. Esta é uma revelação do Antigo Testamento sobre o que está por vir para aqueles que são Seus. É uma profecia que será cumprida por Cristo na morte física de todos os crentes. Nós habitaremos na casa do Senhor, que é o Reino de Deus, para sempre e sem fim. 

Este belo Salmo está repleto de promessas poderosas, provisões, e propósito. O Senhor é meu pastor. O que mais me faltará?


Responses

  1. DEUS abenoa por mim enviar estas mensegens mim alegra e faz eu ir a igreja


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: